Gerenciar o estoque de modo eficiente é um processo essencial para o sucesso de uma loja. Essa tarefa se torna ainda mais desafiadora no caso de grandes empresas e e-commerces que, muitas vezes, precisam monitorar produtos que estão armazenados em diferentes cidades ou regiões. Por isso, o SKU se tornou tão necessário para esse tipo de negócio.
Essa ferramenta nada mais é do que uma forma bastante prática de identificar as mercadorias acomodadas em estoque. Se você possui uma loja virtual, precisa conhecê-la para tornar seu trabalho ágil e descomplicado.
Neste artigo, você entenderá o que é SKU e descobrirá algumas das vantagens que ele traz para um e-commerce. Siga em frente e boa leitura!
SKU: o que é e para que serve?
A sigla SKU significa Stock Keeping Unit – em português, Unidade de Manutenção de Estoque. Trata-se de um código de identificação único, usado para reconhecer um tipo de produto entre as diferentes mercadorias que são produzidas por uma empresa.
Apesar de parecer uma simples sequência numérica, o SKU ajuda a agilizar diversos processos relacionados à gestão de estoque, ao controle de vendas e aos processos de logística. Afinal, é mais fácil localizar um item no sistema usando um código simples do que digitando por extenso todas as características de um item.
É importante destacar que SKU não é a mesma coisa que código de barras. Enquanto o primeiro é usado internamente para organizar os produtos, o propósito do segundo é ser lido por scanners no processo de venda. Por isso, podemos dizer que o código de barras tem uma função externa à empresa.
Exemplos de SKU
O código da unidade de manutenção de estoque pode ser composto exclusivamente por números, combinar algarismos e letras, incluir siglas, entre outros inúmeros formatos. Para ficar mais fácil de entender, confira alguns exemplos de SKU a seguir.
Uma fabricante de eletrodomésticos, em sua loja virtual, pode identificar os itens que comercializa como:
- Liquidificador: LIQ123456;
- Batedeira: BAT123456;
- Fritadeira elétrica: FEL123456;
- Microondas: MIC123456;
- Geladeira: GEL123456.
Porém, esse tipo de empresa costuma lançar diversos modelos para cada linha de produtos. Eles podem variar em tamanho, capacidade, ano de lançamento, cor e muitos outros fatores. Por isso, usar SKUs que dão alguns detalhes sobre os itens é o mais indicado nesse caso.
Tomando a linha de geladeiras como exemplo, os códigos poderiam ser criados da seguinte maneira:
- Geladeira A 340 litros branca 110v: GELA340LBRC110;
- Geladeira B 380 litros inox 220v: GEL-B-340L-BRC-220;
- Geladeira C 420 litros branca 110v: GELC420LBRC-110;
- Geladeira C 420 litros branca 220v: GELC420LBRC-220;
Na hora de identificar as mercadorias que serão disponibilizadas no seu e-commerce, o importante é levar em consideração a quantidade e variedade de produtos que serão vendidos para criar SKUs assertivos e fáceis de entender.
Os benefícios do SKU para o seu e-commerce
Os benefícios do SKU estão ligados principalmente à gestão de estoque. No entanto, usá-los como uma forma mais eficiente de controlar o armazenamento de produtos traz impactos positivos para outras áreas da empresa.
Confira algumas vantagens para o seu e-commerce:
- Controle de estoque: o SKU permite localizar os produtos armazenados de modo simples e monitorá-los com mais atenção, já que possibilita uma visão mais precisa do estoque;
- Redução de erros: o uso desse código ajuda a diminuir erros ligados à identificação das mercadorias, como, por exemplo, enviar artigos diferentes dos que foram solicitados pelo cliente;
- Redução de desperdício: ao acompanhar o estoque de forma mais organizada, é possível evitar que a empresa produza mercadorias que já estão sendo armazenadas em excesso;
- Planejamento logístico: o planejamento do transporte se torna mais eficiente, o que deixa o custo das operações logísticas mais barato;
- Análise de resultados: atribuir SKUs aos produtos permite analisar o desempenho de cada item, o que possibilita entender tendências de venda, identificar artigos de baixa performance, distribuir melhor o orçamento de marketing etc;
- Tomada de decisão: com dados mais assertivos em mãos graças ao uso desses identificadores, os gestores podem tomar decisões para o negócio com mais segurança.
Como criar SKU?
Para começar a usar SKUs, mapeie todos os itens disponíveis na loja e as suas possíveis variações. Esse primeiro passo é uma etapa essencial, pois cada mercadoria comercializada precisa do seu próprio identificador.
Em seguida, é necessário criar um padrão lógico e de fácil compreensão. As características principais de cada produto pode ser usadas na composição do código, como:
- Fabricante;
- Modelo;
- Cor;
- Tamanho;
- Dimensões;
- Material;
- Textura;
- Quantidade;
- Voltagem;
- Componente principal;
- Entre outros.
Cada um desses atributos pode virar uma parte do SKU de um artigo. No caso de itens como celulares, tablets e computadores, por exemplo, “4GBRAM-128GB” pode indicar que o eletrônico conta com uma memória RAM de 4GB e capacidade de armazenamento de 128GB.
Aqui, um ponto de atenção importante é não inserir todas as características do produto na sua identificação. Isso deixa o código muito extenso e pode trazer mais problemas do que praticidade para a operação da loja virtual.
Após criar os SKUs e se certificar de que cada mercadoria possui um identificador único, você já pode colocar o uso deles em prática nos processos de venda, logística e controle de estoque.
Finalmente, você conseguirá monitorar os produtos com simplicidade e eficiência. Para isso, um ERP para gestão de estoque pode ajudar a automatizar o processo e torná-lo ainda mais ágil.
Turbine seu e-commerce com os SKUs
Ficou claro o quanto o uso de SKUs em lojas virtuais é fundamental para que o negócio funcione de maneira eficiente, não é? Com a praticidade para organizar o estoque que ele proporciona, os clientes ficarão cada vez mais satisfeitos.
Neste artigo, você descobriu o que é SKU, entendeu sua importância para os negócios e aprendeu como criar um código de identificação para cada artigo da sua linha de produtos. Agora, é hora de começar a colocar esse conhecimento em prática e simplificar o dia a dia da empresa.
Quer tornar o seu e-commerce ainda mais atrativo para os compradores, garantindo que seus principais produtos estejam sempre disponíveis no estoque? Conheça as soluções de gestão de estoque, compras e produção da Omie!