O que é SKU e por que é tão importante para um e-commerce?

Entenda o que é SKU, como funciona e saiba como criar um para seus produtos para gerenciar seu estoque de forma eficiente.
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Gerenciar um e-commerce com tantos produtos e modelos variados não é uma tarefa fácil. Dentre tantas atribuições, a gestão de estoque é certamente um dos mais desafiadores. Por isso, vale a pena conhecer o que é SKU e como esse recurso pode ajudar você a ter mais controle e organização.

O SKU é uma ferramenta que ajuda na hora de localizar itens em estoque, agilizando muito essa tarefa e minimizando erros. Saiba tudo sobre como ele funciona, suas vantagens e como usá-lo no seu negócio com o artigo a seguir!

O que é SKU?

SKU é um termo que significa Stock Keeping Unit — em português, Unidade de Manutenção de Estoque. Ele é um código de identificação único, usado para reconhecer um tipo de produto entre as diferentes mercadorias que são produzidas por uma empresa.

Na prática, ele funciona como um código com letras e números que ajuda a distinguir exatamente qual é o produto, considerando todas as suas características como cor, modelo, tamanho, etc.

Com o código SKU, o empreendedor consegue localizar o item desejado no sistema em segundos em vez de ter que fazer uma busca detalhada.

Os principais benefícios de trabalhar com SKU

Os benefícios do SKU estão ligados principalmente à gestão de estoque. Eles são especialmente úteis para empresas que lidam com um volume considerável de produtos e diferentes variações. Confira suas vantagens!

Controle de estoque

Se você trabalha em uma loja e vende blusas com modelagem, cores e tamanhos diferentes entre si, por exemplo, o SKU vai ser seu aliado para localizar o item armazenado que você precisa de modo simples, além de conseguir monitorar o fluxo de mercadorias e ter uma visão mais precisa do estoque.

Redução de erros

O uso do código SKU ajuda a diminuir erros ligados à identificação das mercadorias. Assim, por exemplo, você evita enviar a camiseta azul de manga curta tamanho G no lugar da de manga longa tamanho GG, que foi a solicitada pelo cliente.

Redução de desperdício

Um dos grandes desafios da gestão de estoque são as perdas e desperdícios associados à falta de organização e visibilidade.

Os SKUs permitem adotar um modo mais organizado de identificar itens, o que ajuda a evitar que a empresa produza mercadorias que já estão sendo armazenadas em excesso, por exemplo.

Planejamento logístico

Com os SKUs, toda a cadeia logística tende a funcionar de forma mais fluida. Embalagem, armazenamento, separação e inclusive o planejamento do transporte se tornam mais eficientes, o que deixa o custo das operações logísticas mais barato.

Análise de resultados e tomada de decisão

Atribuir SKUs aos produtos permite analisar o desempenho de cada item, o que possibilita entender tendências de venda, identificar artigos de baixa performance, distribuir melhor o orçamento de marketing e tomar outras decisões sobre o negócio de forma mais segura e baseada em indicadores e dados concretos.

Como criar um SKU?

Agora que você sabe o que é SKU e conhece suas vantagens, está na hora de entender como colocá-lo em prática na sua empresa. Confira o passo a passo a seguir para adotar essa abordagem.

  • Comece mapeando todos os itens disponíveis na loja e no seu portfólio;
  • Caso trabalhe com itens semelhantes, separe suas possíveis variações — cada uma receberá seu único código SKU;
  • Use as características essenciais do produto para criar o código SKU — por exemplo, cor, tamanho, material, fabricante, etc.;
  • Concentre-se nos atributos principais para não criar códigos muito longos que possam prejudicar a praticidade da operação;
  • Crie os SKUs e certifique-se que cada mercadoria possui um identificador único;
  • Lance esses códigos no seu sistema para gestão de estoque com as quantidades correspondentes para automatizar o controle.

Exemplos de SKU

Que tal entender definitivamente o que é SKU com um exemplo prático? Acompanhe a situação: imagine um fabricante de eletrodomésticos como micro-ondas, batedeira, geladeira e outros.

Esse empreendedor comercializa em seu e-commerce uma linha de geladeiras com diferentes características.

Um desses modelos é uma geladeira de 340 litros, branca e com 110v. Assim, é possível gerar um código SKU com essa combinação de letras e números: GEL-340-BRC-110.

Confira exemplos dos SKUs de outras variantes:

  • Geladeira 340 litros branca 220v: GEL-340-BRC-220;
  • Geladeira 340 litros inox 110v: GEL-340-INX-110;
  • Geladeira 420 litros inox 110v: GEL-420-INX-110;
  • Geladeira 420 litros branca 220v: GEL-420-BRC-220.

Como vimos, o SKU é um método flexível e fácil de adotar, pois basta você considerar os tipos e variedades de produtos que você tem para criar códigos simples em uma sequência lógica que faça sentido para sua operação.

Qual a diferença entre SKU e código de barras?

Ambos SKU e código de barras são recursos usados para otimizar a identificação de produtos e o estoque, mas eles funcionam de forma diferente.

Os SKUs são códigos criados e atribuídos a itens em estoque para facilitar o controle interno da empresa. Por serem elaborados via a combinação de números e letras conforme os atributos dos produtos, eles fazem sentido para a empresa e ajudam a equipe a se organizar.

O código de barras também é um código de identificação único representado graficamente por linhas pretas e espaços. Ele é gerado por um sistema e só pode ser lido por um scanner óptico específico para isso.

Cada item pode ter um código de barras exclusivo, o qual é geralmente atribuído pelo fabricante. O código de barras não contém informações sobre o produto em si, como o SKU, mas é associado a essas informações em um banco de dados.

Tenha maior controle do estoque com o código SKU

Saber mais sobre o que é SKU e outras tendências e boas práticas de gestão de estoque sempre vale a pena para quem gerencia uma loja ou e-commerce. Afinal, o estoque é o coração do varejo. Sem ele, as vendas não acontecem!

Logo, manter o controle de estoque é fundamental para evitar confusões e simplificar o dia a dia da empresa, ajudando sua equipe a separar e consolidar pedidos sem sufoco, além de planejar reposições com maior precisão.

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