Logística para e-commerce: o que é, importância e como fazer?

Software de gestão integrada: o segredo da logística para e-commerce.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A logística no e-commerce é um fator importante para a prosperidade de um negócio. É um fator que influencia na taxa de abandono de carrinhos e no volume de vendas. A organização administrativa permite cumprir as entregas no prazo, oferecer melhores serviços aos clientes, programar campanhas de frete grátis e tornar o atendimento mais rápido.

A tecnologia faz com que o consumidor dê preferência às empresas que melhor o atenda, suprindo suas necessidades com o melhor serviço e experiência. Veja como aplicar as melhores estratégias de logística para o sucesso do seu e-commerce.

O que é logística para e-commerce?

O processo de logística envolve, basicamente, todo o planejamento de transporte, considerado o start da etapa. Incluindo a execução assertiva e o controle da movimentação dos itens, seja fora ou na empresa, busca-se garantir a entrega em perfeito estado e sem danos do produto, no prazo.

Esse processo leva em conta: tempo, produtividade, qualidade de serviço e custo. Cada pilar complementa o outro para uma dinâmica de entrega assertiva e satisfatória.

O setor de e-commerce possui diversos desafios diários devido ao controle de estoque, que deve ser realizado rigorosamente, assim como o roteiro de saída dos produtos a serem entregues. Problemas com entrega de produtos é uma preocupação dos empreendedores que podem causar impacto no faturamento com baixa no volume de vendas. 

A importância da logística para o e-commerce 

Um processo de logística eficiente é um fator essencial para o sucesso de um e-commerce. Inclui etapas de armazenamento de mercadorias, recebimento do pedido, processamento de pagamentos, separação no estoque, transporte e entrega ao consumidor final.

Caso uma das etapas logísticas apresente falhas ou negligência, a experiência do cliente é prejudicada e a qualidade pode ser afetada negativamente. Para ilustrar, basta acessar o site Reclame Aqui e verificar a quantidade de reclamações contra diversas empresas devido a problemas logísticos: atraso na entrega, avarias pela falta de cuidado no transporte e outros.

Para uma gestão estratégica de um e-commerce, a logística deve ser planejada para reduzir custos e desperdícios, tornar o processo mais produtivo com preços atrativos e gerar mais satisfação aos clientes. Torna-se um diferencial frente à concorrência.

Como funciona a logística para e-commerce?

Ter uma estratégia logística é uma boa solução para enfrentar os desafios da gestão de um e-commerce para fidelização de clientes. A seguir, veja as etapas que garantem o bom resultado desse processo:

  • Recebimento de mercadorias: utilizar um bom software de logística para e-commerce a fim de ajudar no controle da chegada de novas mercadorias, bem como na organização das notas fiscais emitidas e outras funções que otimizam a rotina do estoque;
  • Gerenciamento de catálogo de produtos: organizar todas as informações necessárias que formam os descritivos dos itens, para facilitar o acesso ao catálogo das mercadorias comercializadas;
  • Controle de estoque: organizar os processos como: fluxo de estoque, entrada e saída dos itens, seu custo, comissões, valor de venda e demais funções que possam monitorar um determinado produto, além de acompanhar toda a etapa do pedido ao fornecedor até o envio ao cliente;
  • Movimentação de cargas: usar equipamentos especialmente projetados para o manuseio de mercadorias com segurança e cuidado, garantindo sua integridade para não serem avariadas, como na empilhadeira, por exemplo;
  • Armazenamento: organizar e catalogar cada item por ordem alfabética ou por categorias, para facilitar e agilizar a localização;
  • Separação e etiquetagem: fazer a estruturação das etapas de separação de cada produto e sua etiquetagem correta, preparando o item para a entrega conforme cada pedido que chega;
  • Envio da mercadoria e rastreamento: deve-se realizar a conferência dos veículos que irão transportar a carga até seu destinatário após a validação dos pedidos pelo departamento de expedição. Essa etapa garante que a mercadoria seja enviada ao cliente com segurança;
  • Diferencial na logística de entrega: quanto mais organizada a empresa se torna, em questão da logística e cuidados com a entrega ao seu cliente, mais ela se destaca no mercado. Há recompensa no esforço para atender com eficiência o cliente e superar as suas expectativas de envio.

banner cta empreendedor

Passo a passo de como fazer logística para o e-commerce

Para boas práticas de logística para e-commerce, acompanhe o passo a passo que preparamos:

  1. Mapeie o fluxo logístico com todas as etapas do processo. Pode ser usando a ferramenta 5W2H ou um diagrama de processos. Ambas ferramentas definirão responsáveis, etapas e descrição das atividades, com prazos correspondentes.
  2. Escolha um software de e-commerce de alto desempenho para aproveitar ao máximo a tecnologia. O software escolhido impacta no design, navegação pela loja virtual, tempo de processamento de pedidos, faturamento, emissão de nota fiscal, gestão de estoque, frete e entrega do produto. Não economize nessa etapa.
  3. Tenha um controle rígido de estoque para evitar falta de produtos e prejuízos por estoque parado. Auxilia no planejamento estratégico de compras e redução de despesas.
  4. Tenha as melhores opções de frete e entrega. Não fique refém só dos serviços dos Correios, estabeleça parcerias com transportadoras para uso de gateways de fretes. É um serviço em tempo real para auxiliar o cliente na pesquisa e escolha do melhor custo-benefício para uma entrega rápida e mais barata.
  5. Utilize um software ERP na gestão da sua loja virtual. Abreviação de Enterprise Resource Planning, e em português, Sistema de Gestão Empresarial — é um conjunto organizado de módulos ou aplicativos integrados para gerir as principais atividades de uma empresa. Nele estão seções voltadas às finanças, suprimentos, vendas, gestão de estoque, contabilidade, recursos humanos, marketing e outros. 
  6. Aumenta o desempenho da equipe e da qualidade do trabalho, facilitando a comunicação entre os departamentos e a organização dos documentos. Para a logística, o ERP é um recurso fundamental, pois permite uma entrega pontual e satisfatória.
  7. Analise o processo de separação de mercadoria e identifique pontos de melhorias para agilizar a entrega ao cliente.
  8. Tenha um pós-venda de excelência, com acompanhamento da entrega e da satisfação de seus clientes. Caso aconteça algum imprevisto ou acidente, tenha uma ação para resolver o problema e melhorar a experiência do cliente.
  9. Desenvolva uma política de troca e devolução para atender o direito de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor. É a chamada logística reversa e como cortesia, a empresa costuma arcar com os custos de devolução, mas não é regra. Deixe essa política em fácil visualização no site.
  10. Monitore os indicadores de resultado do seu e-commerce, como taxa de abandono de carrinho e volume de vendas. Eles irão apontar se a logística está sendo bem executada.
  11. Verifique a possibilidade de terceirização da logística para melhoria do processo. Seu e-commerce recebe os pedidos e, a partir daí, uma empresa de fulfillment se encarrega das próximas etapas até a entrega ao consumidor final.

O ERP Omie é a melhor solução para a logística do seu e-commerce

Por trás de todo e-commerce inteligente, que lucra e fideliza seus clientes, há um planejamento e gestão alinhados com seus colaboradores e perfil de consumidor. Por isso, a organização deve ser a premissa de todos e não somente da gestão do estoque. Os benefícios da logística para e-commerce são evidentes e mostram como uma gestão integrada pode facilitar o dia a dia do seu negócio.

Após conhecer as dicas para otimizar seu e-commerce, experimente o software ERP Omie e conte com um sistema integrado de gestão na logística. No Blog Omie você acessa artigos com diversos temas de gestão empresarial para sua loja virtual crescer ainda mais!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
o que é e-commerce
Entenda o que é e-commerce, para que serve, como montar um e suas vantagens neste artigo completo!
ideias de negócios lucrativos
Conheça algumas opções de negócios online para você investir e aumentar sua renda.
tendências de e-commerce: pessoa clicando em carrinho
Saiba quais são as 7 tendências de e-commerce em 2024 que vão te ajudar a conhecer mais o perfil do