O que é logística e como é importante para seu negócio?

Aprenda o que é logística e como otimizar esse processo para garantir clientes mais satisfeitos e aumentar as vendas em seu negócio.
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Saber o que é logística significa ganhar poder sobre uma área que está presente em praticamente todas as operações, independentemente do tipo de venda. 

Por isso, separamos aqui um verdadeiro manual para que você compreenda como a logística funciona, qual sua importância e como fazer uma boa gestão logística.

Tudo isso vai ajudar você, gestor ou gestora, a manter processos mais eficientes e focados no cliente – independentemente do ramo da sua empresa.

O que é logística?

A logística é uma área administrativa responsável pelos processos de planejamento, execução e distribuição dos produtos. 

Essa área atua principalmente no transporte e armazenamento das mercadorias, sempre com um único objetivo: garantir a entrega do produto da forma mais eficiente e econômica possível. 

Qual é a importância da logística para o seu negócio?

A boa gestão logística desempenha um papel fundamental nos negócios, impactando diretamente a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a competitividade. 

As vantagens de investir nessa área são diversas. Aqui, citamos algumas:

  • Redução de custos: já que otimiza o uso de recursos, minimizando desperdícios ao reduzir estoques excessivos e melhorar as rotas de transporte.
  • Melhoria na satisfação do cliente: pois uma gestão logística eficaz garante que os produtos cheguem no prazo e em boas condições, aumentando a confiança e a fidelidade dos clientes.
  • Agilidade e flexibilidade nas mudanças: afinal, com uma boa gestão logística, as empresas podem se adaptar rapidamente às alterações nas demandas do mercado, variações sazonais e possíveis interrupções na cadeia de suprimentos. 
  • Melhoria na qualidade do serviço: ao garantir uma menor incidência de erros, embalagens sempre adequadas e produtos entregues em condições ideais.
  • Vantagem competitiva: afinal, empresas que conseguem oferecer entregas mais rápidas, custos mais baixos e serviços de qualidade saem na frente da concorrência.

Além dessas vantagens, a boa gestão logística também:

  1. Promove a colaboração entre os diversos elos da cadeia de suprimentos
  2. Otimiza a utilização de ativos, como armazéns e veículos
  3. Contribui para a sustentabilidade ao reduzir a pegada de carbono das operações. 

Portanto, investir em uma gestão logística sólida é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa.

Como funciona a logística?

Para que a gestão logística cumpra o seu objetivo principal de agregar valor aos consumidores e funcione de maneira organizada e eficiente, ela é dividida em dois grandes grupos:

Atividades principais

  • Gestão de estoque: Essa área da logística visa organizar produtos na empresa para equilibrar entradas e saídas conforme as demandas de fornecedores e clientes.
  • Monitoramento de pedidos: Esse setor foca em destravar todas as ações necessárias para garantir que a entrega dos produtos seja feita dentro do prazo e nas condições ideais.
  • Transporte de mercadorias: É a área que avalia os custos logísticos para o transporte, produção e distribuição, considerando as diversas opções disponíveis e optando pela mais vantajosa.

Atividades secundárias

  • Armazenamento: É responsável pela elaboração de estratégias focadas no barateamento dos custos de armazenagem e estoque por meio de gestão estratégica de recursos.
  • Manuseio: Envolve o movimento físico de produtos dentro da cadeia de suprimentos, desde o recebimento até a distribuição. Ou seja: carregar, descarregar, empilhar e organizar itens de forma eficiente e segura.
  • Embalagens: Elas são cruciais para proteger produtos durante o transporte e armazenamento, prevenindo danos e garantindo sua integridade. 
  • Compras: Essas incluem negociações com fornecedores, assegurar estoque e obter condições ideais de custo e qualidade para a cadeia de suprimentos.
  • Prevenção de perdas: Também é papel do time logístico tentar minimizar ou evitar as perdas otimizando as opções de transporte e armazenamento das mercadorias.

Conheça os tipos de logística

Já deu pra perceber que a área da logística se desmembra em diversos setores para poder atender a todas as necessidades do mercado varejista e, principalmente, às expectativas dos consumidores. 

Por isso, não podemos dizer que existe um único tipo de logística. São vários:

Suprimentos

A logística de suprimentos (supply chain) é aquela voltada para os insumos, matérias-primas e suprimentos que a empresa precisa para manter os seus recursos e pleno funcionamento.

A área segue a demanda dos consumidores e está em constante contato com os fornecedores para controlar o fluxo de matérias e chegadas de novas remessas.

Produção

Setor que coordena todos os processos de fabricação e montagem do produto, desde a matéria-prima até a conversão ao produto final. É comum que a logística de produção tenha um planejamento específico para todas as etapas deste processo.

Distribuição

É aqui que acontece a elaboração do cronograma e planejamento de todas as entregas que serão realizadas, além do monitoramento do produto em todas as etapas do fluxo de entrega.

Reversa

Em alguns casos, algumas empresas são obrigadas a contar com o planejamento da logística reversa dos seus produtos, que é o planejamento do retorno daquele material que saiu da empresa. Como exemplo de embalagens específicas, agrotóxicos, pneus etc.

Ou ainda, a logística reversa também pode ser útil para o caso de trocas e devoluções, na qual o cliente deseje devolver o produto para a empresa.

Logística de terceira parte – 3PL

Representa as empresas que oferecem o serviço de gestão de logística que engloba os processos de pedidos, transporte, entrega e trocas. Ou seja, é a oferta de modelo terceirizado de gestão logística.

Logística de quarta parte – 4PL

Em tese, é o mesmo modelo de terceirização da gestão logística proposto pelo item anterior (3PL), mas com um grau maior de complexidade. Normalmente, é mais indicado para grandes empresas que tenham uma cadeia logística de suprimentos muito extensa.

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Como fazer planejamento logístico? 

O planejamento logístico é uma atividade crucial para garantir que todas as operações relacionadas à cadeia de suprimentos (incluindo transporte, armazenagem, distribuição e gerenciamento de estoques) sejam realizadas de maneira eficiente e eficaz. 

Nesse processo, algumas etapas são indispensáveis para o sucesso logístico da empresa. Veja quais são e como proceder em cada uma delas:

Compreender objetivos e requisitos

Entenda as demandas dos clientes e as características do seu setor. Isso ajudará a definir as metas e requisitos do planejamento logístico.

Coletar dados relevantes

Reúna informações sobre os produtos, padrões de compra dos clientes, histórico de vendas, fornecedores, estoques atuais e outras informações relevantes.

Segmentar os produtos

Classifique os produtos de acordo com suas características, como velocidade de venda, perecibilidade, valor, etc. Isso permitirá a adoção de estratégias de logística específicas para cada segmento.

Definir os níveis de estoque

Determine os níveis ideais de estoque para evitar excessos ou falta de produtos. Uma dica é usar técnicas como o “estoque de segurança” e a “análise de estoque”.

Fazer uma boa seleção de fornecedores

Essa etapa é uma das mais importantes. Você precisa escolher fornecedores confiáveis que possam atender às demandas de forma consistente e pontual. Não se esqueça de avaliar os custos, a qualidade dos produtos e a capacidade de entrega.

Escolher os modos de transporte

Decida qual modo de transporte (rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo) é mais adequado para diferentes tipos de produtos e destinos. Na hora de escolher, considere os custos e o tempo de trânsito.

Desenvolver uma rede de distribuição

Crie um plano para a distribuição eficiente dos produtos, considerando a localização dos armazéns, centros de distribuição e pontos de venda. Adicionar esta etapa ao seu planejamento logístico vai facilitar a resolução de muitos problemas.

Definir rotas

É necessário planejar as rotas de transporte de maneira otimizada, levando em consideração fatores como distância, tempo de trânsito e restrições de tráfego. Tudo isso vai impactar no frete e, consequentemente, nos custos e percentual de lucro.

Avaliar riscos

Antes de ativar sua operação logística, identifique possíveis riscos e interrupções na cadeia de suprimentos, como atrasos no transporte, problemas com fornecedores ou eventos climáticos. Após esse mapeamento, desenvolva planos de contingência para evitar dificuldades e agilizar a tomada de decisão.

Estabelecer métricas de desempenho

Defina indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o sucesso das operações logísticas, como tempo de entrega, taxa de preenchimento de pedidos, custos de transporte, etc.

O planejamento logístico, assim como qualquer outro plano estratégico, deve ser flexível para se adaptar. Mas isso não significa dizer que o planejamento será modificado a todo o momento, ou que não é importante realizá-lo. 

Pelo contrário: ao investir tempo na criação de um planejamento sólido, você estará melhor preparado para enfrentar os desafios da cadeia de suprimentos de forma eficaz.

Ainda assim, é preciso monitorar constantemente e fazer os ajustes necessários. Dessa forma, você consegue melhorar a eficiência e atender às mudanças nas demandas do mercado.

Ainda com dúvidas sobre logística? 

Separamos aqui algumas das perguntas mais comuns sobre a área. Confira:

Quais os 4 principais pilares da logística?

Os 4 principais pilares da logística, que garantem uma boa gestão de todos os processos, são: responsividade (atender às demandas com agilidade e eficiência), confiabilidade (para que se possa sempre gerar mais confiança), resiliência (já que o mercado é tem alta volatilidade) e relacionamentos (para garantir uma operação funcionando bem no longo prazo).

O que é o conceito de logística 4.0?

A logística 4.0 é uma evolução da gestão logística que incorpora tecnologias avançadas da Indústria 4.0 (como Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial) para otimizar ainda mais as operações da cadeia de suprimentos e melhorar a eficiência.

O que é frete na logística?

Frete, na logística, é o valor pago pela movimentação e transporte de produtos ao longo da cadeia de suprimentos, desde o ponto de origem até o destino final. 

Como calcular frete logística? 

A gestão de fretes passa pelo cálculo do valor a ser pago pelo transporte, que costuma variar de acordo com diversos fatores, como: distância, peso e volume do pacote, tipo de transporte, urgência, rotas e outros custos adicionais. Por isso, não existe uma fórmula específica para cálculo: tudo vai depender das condições de cada entrega e da empresa responsável.

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