Conheça os 6 tipos de logística

Navegação Rápida
Navegação Rápida

As operações de qualquer empresa envolve diversos tipos de logística. Ela está presente na produção, armazenamento e, principalmente, na entrega de produtos. Os anos recentes tem mostrado como o consumo em e-commerces e segmentos online tem crescido. Clientes buscam entregas rápidas, com qualidade e benefícios.

A logística é a central operacional que pode garantir isso e muito mais. Quando bem feita, aumenta o lucro, reduz erros operacionais e faz com que o produto chegue até o cliente no prazo e condições ideais. 

Ainda, os diferentes tipos de logísticas atendem a fluxos de produção e segmentos de mercado distintos. É possível combiná-los para aproveitar datas de maior venda ou diversificar a atuação. Neste artigo, vamos ajudar a entender mais sobre o assunto e detalhar 6 diferentes tipos de logística essenciais para suas operações.

Por que a logística é tão importante?

Logística é o processo de planejar, executar e controlar da maneira mais eficiente possível o armazenamento, a movimentação e a entrega de mercadorias. É muito importante, pois garante que o produto seja entregue nas condições corretas e dentro do prazo estipulado.

Para funcionar corretamente, é necessário ter um bom planejamento e uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos, o que envolve desde o armazenamento até a entrega da mercadoria ao cliente final. 

Uma boa gestão de logística traz inúmeros benefícios para a empresa, como:

  • Redução de custos operacionais;
  • Redução de desperdícios;
  • Aumento da produtividade;
  • Agilidade nas entregas (cumprimento de prazos);
  • Vantagem competitiva significativa.

6 tipos de logística

A cadeia de suprimentos envolve várias etapas, desde a matéria-prima até a distribuição do produto ao cliente final. Cada mercadoria possui a sua própria cadeia de suprimentos e a logística pode ser simples ou complexa.  Por isso, existem vários tipos de logística, vamos detalhar aqui os principais:

1. Logística de suprimentos

É a logística que trata de toda a matéria-prima e os suprimentos necessários para a produção da empresa. Ela envolve a estocagem, controle, preservação e transporte dessas mercadorias.

A função desse tipo de logística é planejar e gerenciar essa matéria-prima, mantê-la disponível conforme a demanda, contatando fornecedores qualificados e controlando o fluxo entrada e saída de materiais. Essa fiscalização faz com que não haja subutilização ou desperdício na produção.

2. Logística de produção

Esse tipo de logística é responsável pela gestão do processo de conversão da matéria-prima em produto final. Ela precisa avaliar a demanda do mercado para, com isso,  produzir somente o necessário para consumo e evitar desperdício ou escassez de mercadorias.

A logística de produção é responsável por coordenar todas as etapas da fabricação e montagem, garantindo que os postos de trabalho estejam sempre abastecidos. Sua função também inclui garantir que as mercadorias sejam transportadas e armazenadas do jeito certo. 

3. Logística de distribuição

Também chamada de logística outbound, a logística de distribuição é responsável pelo planejamento e gestão da distribuição dos produtos até os centros de distribuição ou consumidor final. 

Ela envolve funções como criação de rotas de entrega, gestão de transportadoras, contratação de motoristas e rastreamento de entregas. É responsável também pela reposição de estoque, controle da validade dos produtos e supervisão de carga e descarga.

Uma logística de distribuição bem planejada e executada é capaz de reduzir custos, garantir a integridade da carga e a rapidez da entrega.

4. Logística reversa

A logística reversa tem como função principal o retorno de produtos e materiais à empresa, visando a sustentabilidade ambiental. É ela que planeja esse recolhimento, que pode ser pós-consumo de produtos descarte correto de embalagens e resíduos ou uma troca e devolução de mercadorias.

A gestão desse tipo de logística, no caso de troca ou devoluções de produtos, se dá principalmente em empresas que trabalham com e-commerce. São geralmente clientes que desistem da compra ou recebem um item com defeito. Nesse caso, a empresa possui parceria com os Correios, facilitando esse processo.

Outra maneira de implementar a logística reversa é no descarte correto de produtos após se tornarem obsoletos. Pode ser feito em pontos de coleta espalhados, nos quais os clientes conseguem descartar ou devolver as embalagens que serão reutilizadas na produção de novas mercadorias. 

Além dos benefícios financeiros para a empresa, o processo ainda contribui com o empreendedorismo sustentável, prática que tem ganhado muitos clientes através do fator de identificação com a marca e seus valores.

5. Logística de terceira parte (3PL)

É um modelo terceirizado de gestão de logística muito utilizado no e-commerce. É esse terceirizado que cuida de todo o processo, desde o pedido, transporte, entrega até a troca e devolução.

O provedor 3PL já possui uma infraestrutura logística automatizada; a empresa contratante fica apenas com a supervisão dos processos. 

6. Logística de quarta parte (4PL)

Nesse tipo de logística, a empresa também terceiriza o processo logístico, mas há um grau superior de otimização. Oferecem um serviço de alto nível que inclui a gestão de outros 3PLs com um único ponto de contato. 

A logística de quarta parte é mais indicada para grandes empresas que cuidam de uma cadeia de suprimentos complexa.

Diferenças entre logística convencional e logística empresarial  

A logística empresarial é integrada à empresa; é a parte da administração que se dedica a organizar os processos de produção. Engloba a aquisição, movimentação, armazenamento e transporte dos produtos. 

A logística empresarial promove lucro e agrega valor. Produtos e serviços não tem valor a menos que estejam na mão do cliente, no lugar e na hora certa.

Já a logística convencional é geralmente usada por empresas familiares. Servem basicamente para entregar os produtos, sem a preocupação com a eficácia do serviço. Não são automatizadas e recorrem a meios manuais para controle de processos, por exemplo, planilhas e telefone.  

A logística convencional tem cada vez mais perdido espaço no mercado, não por sua ineficácia, mas pela aceleração dos processos de compra e venda, bem como o aumento dos fluxos de informação. Para entender melhor, veja algumas das principais diferenças entre a logística empresarial e a convencional

Logística convencional:

  • Entrega da mercadoria sem controle em tempo real
  • Uso de planilhas e papel
  • Foco em processos de menor escala
  • Maior tempo para obtenção de resultados
Logística empresarial:

  • Integrada à empresa; 
  • Foco em lucros e métricas
  • Auxílio de ferramentas de automação
  • Maior qualidade e rapidez nas entregas
  • Capacidade de suprir necessidades de pequenas, médias e grandes empresas

Uma percepção errada sobre a logística empresarial é aquela que entende que essa estratégia é apenas para grandes empresas. Como observamos no quadro acima, a digitalização e automação de processos proporcionada por essa técnica pode ser aproveitada tanto em empresas grandes como em negócios menores. 

Uma gestão de logística mais eficaz 

Agora que já se familiarizou com os 6 tipos de logística existentes, é hora de investir em processos automatizados na sua empresa. Não só a entrega de seus produtos se tornará mais eficiente, mas todo o controle de estoque e vendas ficará mais simples e trará grandes resultados.

Gerencie os seus processos mantendo uma logística integrada a todas as áreas através da tecnologia. A Omie oferece soluções personalizadas para sua gestão de estoque, atuando como parceira para o sucesso de empresários dos mais diversos ramos e tamanhos.

Use a tecnologia a seu favor e abandone as planilhas. Comece hoje mesmo a construir seu diferencial no mercado, com entregas ágeis e que agregam qualidade aos seus serviços. Mantenha-se informado sobre este e outros assuntos do mundo empresarial no Blog Omie! 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Conheça mais detalhes sobre o Sistema de Informação Gerencial e como ele pode impulsionar o sucesso do seu negócio.
DASN Simei: homem com celular e notas

MEI

Aprenda como declarar e evite multas e juros pelo não envio das informações corretas.
Salário Mínimo: nota de cem reais e moedas de 1 real
Entenda como funciona a lógica por trás do reajuste do salário mínimo, os valores de 2023 e as perspectivas para