A vantagem competitiva é o que vai destacar a sua empresa das outras, gerando mais valor para o seu público e fazendo com que se torne a melhor opção no mercado. Assim, podemos dizer que diferencial é aquilo que só você oferece.
Mas como usar isso a seu favor e ser competitivo? Não basta somente um bom planejamento, é preciso estratégia competitiva, fazer com que o seu diferencial seja valorizado e notado.
Continue a leitura deste post e descubra qual a importância da vantagem competitiva e como colocar em prática na sua empresa.
O que é vantagem competitiva?
Trata-se do diferencial que uma empresa oferece aos seus clientes e que faz com que ela se destaque da concorrência. Estamos falando da capacidade de oferecer serviços e produtos de forma única, agregando valor e oferecendo inovação.
Nesse caso, a vantagem competitiva pode ser o preço do produto, sua qualidade, condições especiais de pagamento ou até algum bônus.
Assim, além da competitividade empresarial impulsionar a melhoria constante das empresas, também faz com que elas busquem diferenciais que as destaquem no mercado.
Por que a vantagem competitiva é importante para um negócio?
É uma maneira de oferecer um produto mais atraente para seus clientes, impulsionando o negócio mesmo em momentos de crise. Vantagens no preço, no pagamento e no atendimento são características que influenciam muito na hora que o público precisa escolher em qual empresa vai comprar o produto ou serviço.
Ademais, vantagem competitiva também pode estar presente no processo operacional. Nesse sentido, otimização de etapas por meio do investimento em tecnologia pode contribuir e agregar mais valor ao negócio.
Conheça os 4 tipos de vantagem competitiva
Existem algumas características importantes para aumentar o diferencial competitivo da sua empresa. Quando bem desenvolvido, ele pode trazer benefícios às operações e resultados ao seu negócio.
Confira 4 vantagens que precisam ser desenvolvidas!
1. Atendimento
Por ser uma das principais portas de entrada de seu cliente ou futuro cliente, o atendimento exige muita atenção. Ainda, a qualidade com que é feito pode definir todo o processo de fidelização e satisfação.
Logo, é preciso ter capacidade e rapidez para atender e resolver as dores e dúvidas dos clientes. A estratégia de integrar canais de comunicação e venda é muito indicada para que a empresa consiga ter um atendimento mais abrangente, rápido e satisfatório.
Além disso, é ideal contratar profissionais qualificados e é essencial treiná-los para fazerem um atendimento de qualidade.
2. Preço ou baixo custo
Oferecer o melhor valor ao cliente, mas com o menor custo do mercado, é uma vantagem competitiva fundamental para empresas que buscam liderança. Assim, você deve buscar ofertar produtos e serviços com preços mais convidativos, porém sem perder a qualidade.
Isso é possível aumentando a eficiência operacional, investindo em canais de distribuição mais dinâmicos e tendo uma gestão de fornecedores capacitada.
3. Diferenciação
Essa vantagem competitiva se trata de empresas que oferecem produtos reconhecidamente de melhor qualidade que outros. Nesse sentido, podemos incluir produtos que têm funcionalidades adicionais, mais benefícios, são mais responsivos e até mais bonitos.
Geralmente, por trás desses produtos existe um investimento grande em branding. Isso significa que é feito toda uma estratégia de marketing para tentar transmitir uma imagem única e diferenciada do produto.
Um exemplo claro é a marca esportiva Nike. Quando você pensa em um tênis, é a primeira marca que vem à cabeça da maioria das pessoas. Ali, existe um investimento alto em qualidade, branding e tecnologia.
4. Foco
Reduzir seu público-alvo e focar especialmente em um grupo ou consumidor com determinada característica é uma estratégia para obter vantagem competitiva. Entenda que quanto mais abrangente for o seu negócio, mais difícil será para agradar públicos variados.
Focar em um mercado específico é um diferencial que agrega mais valor. Posteriormente, é possível criar projetos adicionais à marca e dominar outros segmentos de mercado. Um exemplo é a Kopenhagen, empresa de doces e chocolates. Após dominar um segmento de mercado mais sofisticado e de alto custo, foram criadas filiais populares e com menores preços, chamadas Brasil Cacau.
Como obter vantagem competitiva?
Para obter vantagem competitiva no mercado, é aconselhável seguir alguns passos. Veja quais são.
Entenda o mercado em que atua
É indispensável conhecer o mercado em que a sua empresa atua ou deseja entrar. Ainda, saber quais são as necessidades dos clientes e se existem brechas ou carências que seu negócio possa suprir.
Entender bem como funcionam as operações e a gestão das empresas concorrentes vai ajudar a encontrar o diferencial necessário para se destacar.
Estude o seu público-alvo
Você sabe quem é o seu público-alvo, quem é seu comprador e o que ele precisa? Comece respondendo a essas perguntas. Conhecendo bem o seu cliente, sua empresa vai poder oferecer exatamente o que ele necessita e o que precisa fazer para melhorar a vida dele.
Desenvolva sua equipe
Invista na sua equipe por meio de treinamento e qualificação, sua empresa só tem a ganhar com funcionários bem preparados e mais produtivos. Ainda, inclua a tecnologia na sua gestão automatizando processos. Dessa maneira, rotinas administrativas e operacionais do dia a dia se tornarão mais eficientes.
Analise a concorrência
Não deixe de ver o que está em voga no mercado por meio de uma análise da concorrência. Essa é uma maneira de saber quais são as tendências do mercado, ter novos insights e buscar inovações.
Promova uma boa experiência para o seu cliente
A maneira como a empresa interage com o cliente, em cada etapa da jornada até a compra do seu produto/serviço, ou seja, desde o primeiro contato com o atendimento até o pós-venda, faz parte da experiência do cliente. Preocupar-se com cada uma dessas etapas (vendas, marketing, atendimento ao cliente, entre outras) é o que faz o seu negócio se destacar.
Portanto, não menospreze nenhuma área da empresa e invista para que todos fiquem no mesmo canal, com a mesma mentalidade e trabalhando para que a empresa tenha sucesso.
Utilize tecnologia
Atualmente, sem tecnologia não há vantagem competitiva. Para ter competitividade no mercado é essencial adotar soluções inovadoras. Com o uso de sistemas de gestão, é possível otimizar processos e rotinas, tornando a empresa mais ágil e o levantamento e armazenamento de dados mais seguro.
Nesse sentido, o sistema ERP, software de gestão empresarial, permite ao empresário gerenciar todas as áreas da sua empresa de forma integrada. O objetivo do sistema é automatizar os processos e informações de cada área de modo sincronizado e em tempo real.
Competitividade e tecnologia
Ficou bem claro que para ter vantagem competitiva no mercado é necessário que seu produto se diferencie dos outros de alguma maneira. Para isso, é preciso investir em todas as áreas de uma empresa, além de se preocupar com cada etapa da jornada do seu cliente e investir em tecnologia.
Ainda, é possível se destacar observando o que está sendo feito, analisando a concorrência e tentando suprir as carências de seu público-alvo de forma efetiva. Com o uso da tecnologia, sua empresa pode se destacar e ter mais agilidade para alcançar seus objetivos. A inovação está a favor de quem empreende, basta saber usá-la.
Para ter mais informações de como destacar a sua empresa no mercado, leia também Como montar uma estratégia competitiva para o seu negócio? e siga no Blog Omie!