9 áreas da logística para você conhecer e implementar na sua empresa!

Eficiência e melhores resultados: entenda como as áreas da logística podem ser positivas para a sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Em um mundo sem fronteiras e globalmente conectado, as áreas da logística tornaram-se uma necessidade para empresas de todos os portes e segmentos. Quando bem estruturada, a logística é um importante ponto de apoio para o crescimento do negócio.

Essa estruturação da área, sem dúvidas, passa pelo processo de digitalização da empresa como um todo e, é claro, da área em si. Sistemas e processos podem ser implementados para ampliar os resultados.

Como a sua empresa pode se beneficiar dos setores da logística? Aqui, vamos te explicar mais sobre esse tema. Fique conosco e boa leitura!

Quais são as áreas da logística?

De maneira geral, as áreas da logística abrangem atividades que se relacionam com outros setores do negócio. Por isso, sua gestão com o máximo de excelência impacta toda a empresa.

Armazenagem

É a área da logística relacionada diretamente à gestão de recursos. Ela busca baratear os custos de armazenagem de produtos e unificar depósitos através do aproveitamento de espaços.

Por meio de decisões estratégicas, essa área considera a localização do espaço, dimensões e até mesmo a climatização do local para considerar as melhores opções. De posse dessas informações, a armazenagem consegue otimizar a entrega sem comprometer os ganhos.

Estoque

Aqui é priorizada a organização dos produtos para facilitar o atendimento às demandas dos clientes, equilibrando a entrada e saída rotineira dos produtos. Essa área da logística busca alternativas que otimizem o contato com os fornecedores e o sistema de distribuição dos produtos para outras redes.

As empresas precisam garantir que tenham produtos suficientes para atender à demanda dos clientes. Por outro lado, também precisam evitar ter muito estoque, pois isso pode ocupar muito espaço e custar dinheiro.

Manutenção de informação

Das áreas da logística, essa busca organizar todos os dados e informações importantes e relevantes para a empresa. Além disso, procura-se deixá-los sempre disponíveis para que o negócio possa conquistar novos espaços.

O fácil acesso aos dados permite que decisões mais acertadas sejam tomadas ao decorrer do tempo. Lembre-se que decisões orientadas por dados são mais assertivas e muito mais ágeis.

Processamento de pedidos

Entregar os pedidos dentro do prazo é essencial para que o seu cliente tenha uma boa experiência de compra. O setor de processamento de pedidos da logística certifica que a empresa está fazendo todos os esforços necessários para garantir que os pedidos sejam entregues conforme o prazo estipulado.

Isso requer uma organização cuidadosa e comunicação eficaz entre as diferentes partes envolvidas, desde o momento em que o pedido é feito até a entrega final. Por isso, essa área é um componente de altíssima importância, principalmente para empresas que operam com vendas de produtos online.

Transporte

Esse setor é encarregado de avaliar as diferentes opções de custos logísticos de transporte, produção, distribuição e comercialização, garantindo que a melhor alternativa sempre seja utilizada. Dessa forma, espera-se que sejam reduzidos custos desnecessários na cadeia de transporte.

Essa organização traz vários benefícios, incluindo escolher a rota mais eficiente, garantir que os veículos estejam em boas condições e acompanhar o progresso da entrega para que tudo chegue no prazo certo. É a orquestra de parceiros em perfeita sintonia!

Supply Chain Management

Entre os setores da logística, este é o responsável por aumentar o alcance dos negócios da empresa, buscando parcerias externas com fornecedores e transportadoras. O gerenciamento da cadeia de suprimentos objetiva a integração de diversos processos internos e externos, garantindo a eficiência da empresa.

A tradução do inglês para o português dessa área da logística é Gestão da Cadeia de Suprimentos. Portanto, é como uma grande rede de conexões que coordena todo o processo de produção e entrega de produtos.

Podemos dizer que o Supply Chain Management tem como objetivo garantir que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo, no lugar certo e pelo preço certo. Isso ajuda a minimizar custos, reduzir desperdícios e garantir a satisfação do cliente.

Planejamento e demanda de estoque

Planejar as estratégias através de estatísticas apuradas, ferramentas tecnológicas e recursos digitais: essa é a função dessa área da logística. Assim, busca-se a redução de custos e aumento da competitividade com a melhora dos serviços prestados.

A área de Planejamento e demanda de estoque na logística é como uma equipe de previsão do tempo para produtos. Para fazer isso, essa área olha para muitas coisas, como histórico de vendas, tendências de mercado, promoções futuras e, até mesmo, o clima!

Controller Logístico

Essa área é responsável por acompanhar e controlar todos os números e informações relacionados aos produtos que a empresa tem em estoque e à demanda dos clientes por esses produtos. É a “visão de helicóptero” da logística.

Essa equipe mantém um olhar atento sobre quantos produtos estão disponíveis, quanto está sendo vendido e quais são as previsões de vendas para o futuro. Eles usam ferramentas e softwares especiais para ajudá-los a fazer isso.

Prevenção de perdas

A área de Prevenção de Perdas na logística é como um time de guardiões que trabalha para proteger os produtos da empresa contra danos, furtos e desperdícios. Essa equipe está sempre atenta a possíveis problemas que possam ocorrer.

Eles também monitoram de perto as operações para identificar quaisquer áreas de risco e desenvolvem estratégias para mitigar esses riscos. Isso pode envolver treinamento de funcionários, revisão de processos e implementação de tecnologias de segurança. 

Banner conheça o sistema - gestão online

A importância da logística nas empresas

O fato de os empreendimentos serem pequenos ou médios não os impede de utilizar conhecimentos da logística em seu cotidiano. É importante deixar claro que essa ferramenta é essencial para qualquer empresa que busca aumentar a produtividade e tornar-se mais competitiva no mercado. De fato, a logística acompanha as evoluções tecnológicas, como é possível notar com a logística 4.0, por exemplo.

Dentre os diversos impactos da logística nas empresas, podemos destacar:

  • Redução de custos: a logística eficiente ajuda a reduzir custos operacionais, como transporte, armazenamento e manuseio de produtos, impactando na lucratividade da empresa.
  • Melhoria da eficiência: uma boa gestão logística otimiza os processos, tornando-os mais rápidos e eficientes, o que resulta em melhorias na produtividade e na qualidade do serviço.
  • Aumento da satisfação do cliente: a entrega rápida e precisa de produtos, além de uma boa gestão de estoque, aumenta a satisfação dos clientes, fortalecendo a fidelidade e melhorando a reputação da empresa.
  • Expansão de mercado: uma logística eficiente permite que as empresas alcancem novos mercados, seja expandindo a área de entrega ou reduzindo os custos de distribuição em novas regiões.
  • Melhoria na tomada de decisões: com sistemas de gestão logística adequados, as empresas podem acessar dados em tempo real sobre suas operações, facilitando a tomada de decisões informadas e estratégicas.
  • Redução de riscos: uma boa logística inclui medidas para mitigar riscos, como perdas, danos ou atrasos nos produtos, ajudando a empresa a se proteger contra eventos imprevistos.
  • Sustentabilidade: as áreas de logísticas podem contribuir para a sustentabilidade ambiental, reduzindo o consumo de recursos, otimizando rotas de transporte e minimizando o desperdício.
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

3 perguntas mais comuns sobre logística

Algumas dúvidas são bastante comuns quando o assunto é logística nas empresas. Selecionamos as principais para que você aprenda mais sobre esse tema.

Quais são as três áreas da logística?

Das áreas que citamos, essencialmente elas podem ser segmentadas em suprimentos, produção e distribuição.

Quais áreas da logística são mais importantes?

Não há como definir somente algumas. Tudo depende da empresa, da sua área de atuação e de seus processos internos. Somente por meio de um diagnóstico é possível dizer quais áreas melhor se adaptam ao negócio.

O que se faz na logística?

Na logística, organiza-se o transporte, armazenamento e distribuição de produtos. O objetivo é garantir que os produtos cheguem aos clientes no momento certo, no lugar certo e na quantidade certa, de forma eficiente e econômica.

Logística e inovação: crescimento para a empresa

Sem dúvidas, as áreas da logística são um parceiro de grande importância para empresas que buscam crescimento sólido e, é claro, melhores resultados. A parceria dessas áreas com outros setores internos fortalece o posicionamento de mercado do negócio.

E quando isso é automatizado, as vantagens são ainda maiores. Por isso, contar com um sistema de gestão completo e adaptável à sua realidade é essencial.

A Omie tem as soluções ideais para o perfil da sua empresa: integração na nuvem que se adequa aos desafios e necessidades do seu negócio. Acesse, saiba mais e entre em contato!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Sociedade Anônima: sócios conversando ao redor de mesa
Entenda como se organiza uma Sociedade Anônima e saiba quais as características desse tipo de empresa. Tire suas dúvidas com
nome fantasia: casal em frente a notebook
Saiba o que é e como escolher o nome fantasia adequado para sua empresa.
como manter os clientes engajados
Entenda a importância de durante o processo de implementação de um novo produto ou serviço manter os clientes engajados e