Contabilidade e gestão financeira​: o que é e como aplicar na sua empresa

Contabilidade e gestão financeira são a base do funcionamento de qualquer empresa. Saiba como funciona cada uma e como aplicar no seu negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Contabilidade e gestão financeira são dois pilares fundamentais ao adequado funcionamento de um negócio. No entanto, não é algo incomum os gestores confundirem esses dois conceitos no dia a dia empresarial.

De toda forma, trata-se de duas áreas que, apesar de distintas, se integram e se complementam, cumprindo papel importante para que a empresa se mantenha no azul e com todas suas obrigações fiscais em dia.

Portanto, se você quer entender qual é a diferença entre gestão financeira e contabilidade, continue a leitura. Vamos explorar o que é a responsabilidade de cada uma e como atuam juntas para assegurar o sucesso do negócio, entre outros detalhes. Acompanhe!

Banner IODE-PMES top

O que é gestão financeira?

A gestão financeira consiste em administrar os recursos financeiros de uma empresa de maneira eficaz e estratégica. Dessa forma, seu principal objetivo é garantir a sustentabilidade financeira e o crescimento contínuo do negócio. 

Para conseguir isso, os gestores devem lançar mão de práticas como a construção de planejamentos orçamentários detalhados, a análise de fluxo de caixa, avaliação e aplicação de investimentos, entre outras medidas.

Quando a gestão financeira é feita da forma correta e com auxílio de ferramentas tecnológicas, como um sistema de gestão, a tomada de decisões se torna mais informada e assertiva. Isso faz com que a empresa possa aproveitar melhor as oportunidades do mercado, reduzindo riscos nas operações e aumentando a competitividade e a lucratividade.

O que é contabilidade?

A contabilidade, por sua vez, é a área responsável por registrar, analisar e interpretar as transações financeiras da empresa, encarregando-se de suas obrigações fiscais. 

Seu objetivo, portanto, é dispor de relatórios contábeis do negócio, como balanços e demonstrativos de resultados, de modo a auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas sem que se comprometa a conformidade com regulamentações e o fisco.

Assim, pode-se dizer que a contabilidade é um complemento à boa gestão financeira empresarial, pois também tem papel relevante na manutenção da saúde financeira do negócio ao cuidar das burocracias fiscais e evitar que a empresa sofra penalidades.

Qual é a diferença entre gestão financeira e contabilidade?

Embora sejam complementares, gestão financeira e contabilidade têm funções distintas. 

De maneira simples, enquanto a gestão financeira é responsável por manter as contas da empresa sempre “no azul”, a contabilidade se encarrega da interpretação dos dados financeiros e do cumprimento de suas obrigações fiscais.

Para entender a relação de complementaridade entre as áreas, imagine que a contabilidade pode fornecer relatórios precisos para que a gestão financeira do MEI, por exemplo, elabore um planejamento bem estruturado e possa gradualmente expandir suas atividades e sua lucratividade.

Como contabilidade e gestão financeira podem ser integradas na sua empresa?

Até o momento, você entendeu que a contabilidade e a gestão financeira têm finalidades distintas, mas atuam em conjunto para otimizar o negócio, garantindo seu funcionamento adequado. 

Agora, vamos detalhar como isso funciona na prática, ou seja, como essas duas áreas podem ser aproveitadas de forma estratégica na sua empresa. Confira!

Controle do fluxo de caixa

A contabilidade e a gestão financeira podem trabalhar juntas ao controle do fluxo de caixa. Esse processo é indispensável à gestão das finanças, pois é responsável por registrar as entradas e saídas de dinheiro em um tempo determinado de funcionamento. 

Esses dados, por sua vez, devem ser aproveitados para a confecção dos relatórios contábeis, que auxiliam os gestores a controlar melhor as despesas e traçar estratégias.

Elaboração do orçamento empresarial

A gestão financeira é a encarregada de elaborar o orçamento da empresa, um documento que detalha as receitas e despesas ao longo de determinado período. Por exemplo, o orçamento pode ser trimestral, semestral ou anual.

Nas mãos da contabilidade, esse documento pode ajudar a fazer previsões de gastos do negócio, de modo a respaldar decisões financeiras e fiscais importantes.

Análise de resultados

As duas áreas também conversam ao analisar os resultados do negócio. A gestão financeira apura detalhadamente os ganhos que a empresa teve em um período, relatando lucros, retorno sobre investimento (ROI), margem de contribuição, entre outras informações.

A contabilidade então se vale dessa análise para poder ajustar suas práticas contábeis à realidade concreta da empresa, com foco na transparência e mantendo a conformidade com regulações e o Fisco.

Qual é o papel da tecnologia para integrar contabilidade e gestão financeira?

A tecnologia é uma grande aliada quando se trata de integrar contabilidade e gestão financeira. Inclusive, automatizar esses processos com um sistema integrado de gestão possibilita que os gestores dediquem mais tempo a áreas estratégicas da empresa, pois elimina burocracias desnecessárias com eficácia e segurança.

A adoção da tecnologia faz com que todas as informações financeiras e contábeis sejam centralizadas em uma única ferramenta. Assim, o sistema ERP na gestão financeira consegue automatizar operações repetitivas que demandam tempo e que, muitas vezes, resultam em erros quando feitas manualmente.

Eles também geram relatórios completos e em tempo real, capazes de embasar as decisões do negócio de forma ágil e prática. E de quebra ainda melhora a comunicação interna, pois todos os departamentos podem ter acesso direto à ferramenta, o que mantém os times mais alinhados.

A Omie é a parceira ideal na contabilidade e gestão financeira!

Como você pôde perceber, a contabilidade e gestão financeira são cruciais para o pleno funcionamento de qualquer empresa, tanto no que diz respeito à saúde das finanças quanto à manutenção da legalidade das operações. 

No entanto, essas são tarefas árduas de serem realizadas manualmente, além de tomarem muito tempo, que poderia ser aproveitado de forma estratégica para manter o negócio em constante crescimento.

É aí que a Omie entra em cena para te ajudar. Você conhece nosso sistema ERP de gestão empresarial? Trata-se de uma ferramenta simples, completa e 100% online, com implementação fácil e segura. 

Com o sistema Omie, você consegue centralizar as operações administrativas, financeiras e contábeis, ganhando mais tempo para você e resultados para sua empresa.

Conheça o sistema ERP Omie de gestão online e descomplique a gestão do seu negócio!

Banner Teste grátis agora end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Descubra a importância da gestão financeira nas micro e pequenas empresas e como ela pode trazer estabilidade e crescimento sustentável
Confira como fazer a gestão financeira de uma pequena empresa com o passo a passo da Omie!
Confira 10 tendências de e-commerce para 2025 e aprenda como usá-las para transformar seu negócio e se destacar no mercado