Contabilidade tributária: entenda como funciona e quais os diferenciais para contadores

A contabilidade tributária consegue otimizar a carga tributária de uma empresa, e o contador deve se munir de ferramentas adequadas para conseguir realizá-la. Saiba mais!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Fundamental para a gestão financeira de qualquer empresa, a contabilidade tributária é o ramo da contabilidade que faz a gerência das obrigações fiscais de um negócio. Ela assegura que todas as atividades e operações da empresa estejam conforme as leis vigentes e demais normas tributárias, evitando penalidades e encontrando meios legais de reduzir os tributos.

Nesse sentido, é também uma área de conhecimento indispensável para o contador, que é o profissional capacitado para elaborar e executar um planejamento tributário eficaz para a empresa. Com o auxílio das ferramentas certas, ele pode otimizar a carga tributária e encontrar oportunidades de economia fiscal para o negócio.

Neste artigo, vamos explorar os detalhes sobre a contabilidade tributária e sua importância para os negócios. Você vai descobrir como ela pode ser benéfica tanto para as empresas quanto para a atuação de contadores nesse mercado. Continue a leitura e confira!

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Como funciona a contabilidade tributária?

A contabilidade tributária, também chamada contabilidade fiscal, é uma área da contabilidade que lida com os tributos de uma empresa, fazendo a mediação de sua relação com o fisco.

Ela abrange atividades como a organização e a análise dos tributos, atuando inclusive antes mesmo que o negócio esteja funcionando, gerindo as burocracias envolvidas na abertura, como a escolha do melhor regime tributário.

Seu papel, portanto, é muito importante para possibilitar a elisão fiscal, isto é, a redução na carga tributária da empresa de forma legal, garantindo a conformidade com suas atividades e evitando que se pague mais tributos do que o necessário. Isso se torna possível por meio de um bom planejamento tributário e sua execução pelo contador.

O contador é o responsável pela contabilidade e gestão tributária, fazendo cálculos, declarações e toda a gerência dos tributos da empresa.

Assim, a contabilidade tributária, na prática, exige excelente conhecimento das leis tributárias do país por parte do contador, em todas as suas esferas (nacional, estadual e municipal), para poder aplicá-las ao negócio, assegurando o máximo de benefícios fiscais e evitando penalidades.

Qual a importância da contabilidade tributária?

A importância da contabilidade tributária está principalmente no fato de que pode fazer com que objetivos como economia de recursos e cumprimento das obrigações legais da empresa sejam atingidos. Também desempenha uma função essencial ao evitar que o negócio sofra penalidades e autuações. A seguir, confira os principais objetivos da contabilidade tributária.

Assegurar a conformidade fiscal

Sem dúvidas, esse é o principal objetivo da contabilidade tributária. Ao fazer todos os registros das transações fiscais da empresa, cuidar das obrigações perante o fisco e atentar aos prazos para apresentar informações requisitadas pelos órgãos fiscais, o contador se certifica de que o negócio está alinhado com as leis e demais regulamentações.

Diminuir a carga tributária

Outro objetivo fundamental é a identificação de oportunidades para redução da carga tributária, sempre com amparo legal. Com o conhecimento adequado e as ferramentas necessárias, o contador consegue aproveitar incentivos fiscais, créditos tributários, deduções e regimes especiais para a empresa.

Fazer um bom planejamento tributário

A elaboração e a execução de um bom planejamento tributário também são indispensáveis à contabilidade tributária, uma vez que otimizam a análise das atividades da empresa. A partir de tal planejamento, o contador consegue compreender melhor os impactos fiscais na organização, traçando estratégias que contribuam para a redução dos tributos.

Gerir os riscos fiscais

Gerir um negócio envolve uma série de ações por parte dos gestores. São tantas preocupações que não é incomum deixar passar questões referentes aos tributos. Portanto, a contabilidade tributária também tem como finalidade ajudar na identificação de possíveis riscos fiscais, informando os gestores e fazendo as correções para evitar problemas com o fisco.

Fazer o atendimento às fiscalizações

No caso de possíveis auditorias fiscais, é função da contabilidade tributária se certificar de que a empresa esteja com a documentação em dia e organizada para comprovação. Ao apresentar todas as informações de forma consistente e objetiva durante a fiscalização, elimina-se o risco de penalidades.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Quais são os principais diferenciais da contabilidade tributária?

Um dos principais diferenciais da contabilidade e gestão tributária é garantir a proteção do negócio quanto às obrigações tributárias, limitando as ações do fisco. Para isso, ela se ancora em alguns princípios que norteiam sua atuação, indo além de questões meramente administrativas.

Assim, o contador especializado, munido das ferramentas certas para atuar, pode oferecer um leque de diferenciais aos seus clientes. Conheça os principais:

  • Otimização dos tributos: o conhecimento da contabilidade tributária permite ao contador identificar oportunidades de reduzir os tributos da empresa do cliente por meio de incentivos fiscais, deduções, entre outras estratégias que resultem em economia;
  • Redução de riscos: ao garantir a conformidade com as leis, o contador pode prever e reduzir erros, minimizando consideravelmente as chances de a empresa ser penalizada, o que se reflete em mais segurança para o negócio;
  • Maior competitividade: um diferencial que não se restringe a questões administrativas é a capacidade de favorecer a competitividade da empresa, uma vez que se vale de oportunidades legais possivelmente deixadas de lado pela concorrência;
  • Mais transparência e credibilidade: valores como transparência e credibilidade são indispensáveis para os negócios da atualidade, independentemente do seu porte, e a contabilidade tributária é essencial para transmitir isso para clientes, fornecedores e investidores de qualquer negócio.

Quais são os benefícios da contabilidade tributária para o contador?

Ter conhecimentos em contabilidade tributária é muito benéfico para contadores. Dominar esse tipo de demanda demonstra capacidade e experiência nessa área fundamental para toda e qualquer empresa, o que estabelece a reputação do contador e agrega valor à sua clientela.

Confira os principais benefícios da contabilidade tributária para contadores.

Crescimento profissional

A área de contabilidade tributária oferece oportunidades de crescimento profissional para contadores que se especializam nela. O cenário econômico costuma passar por oscilações frequentes, gerando a necessidade de se ter profissionais capacitados para lidar com estratégias orçamentárias e legislação tributária.

Com seu conhecimento e as ferramentas adequadas, esse tipo de profissional pode ser altamente valorizado.

Múltiplas possibilidades de atuação

Dentre os diversos tipos de contabilidade, a tributária se destaca como um ramo que oferece múltiplas frentes de atuação para o contador. São muitas funções requisitadas, como:

  • Aplicar a legislação adequada aos mais diversos cenários de uma empresa;
  • Manter-se atualizado sobre as constantes atualizações nas leis e regulamentações que podem interferir na contabilidade tributária;
  • Apurar os impostos devidos, elaborar declarações fiscais exigidas para o pagamento de tributos, identificar a necessidade de recuperação tributária, entre outras.

Auxílio de ferramentas tecnológicas

Outra vantagem da contabilidade tributária é poder contar com o auxílio da tecnologia para otimizar suas atividades e oferecer diferenciais. Afinal, no cotidiano da profissão, é preciso lidar com uma série de informações das quais papéis e planilhas jamais conseguirão dar conta.

Ao contar com um sistema ERP de qualidade e demais soluções tecnológicas, fica muito mais fácil gerir a rotina de entregas, documentos, extratos e oferecer uma contabilidade digital automatizada para seus clientes.

Quais são os desafios da contabilidade tributária?

Como dito até agora, a contabilidade tributária lida com uma série de questões importantes ao bom funcionamento de um negócio. Ao se responsabilizar pelo planejamento tributário e sua execução, auxiliando gestores a otimizar a carga tributária, o contador deve ser capaz de traçar estratégias com base em muito estudo e labor.

Além disso, sabemos o quanto a legislação tributária brasileira pode ser complicada e levar empresas a ter prejuízos por puro desconhecimento. Dessa forma, a atuação do contador é indispensável para garantir que todos os tributos sejam geridos de forma inteligente e, para isso, é essencial que ele esteja munido de ferramentas pensadas para facilitar o seu trabalho.

Felizmente, a tecnologia é capaz de fornecer o que é necessário para driblar os desafios colocados pela contabilidade tributária. Contar com um bom sistema de gestão contábil, por exemplo, pode ser fundamental para superar tais desafios e alçar o trabalho do contador ao patamar de um verdadeiro expert em sua área.

Faça contabilidade tributária com as ferramentas certas

A contabilidade tributária é uma área com grande peso sobre o sucesso de uma empresa. É com ela que se pode traçar caminhos vantajosos no que se refere aos tributos do negócio, com o poder de reduzir significativamente a carga tributária.

Isso, evidentemente, não se faz sozinho, mas depende da bagagem de conhecimentos do contador e de suas ferramentas para descomplicar a gestão das inúmeras tarefas do seu escritório.

A Omie oferece soluções desenvolvidas para facilitar a rotina de suas operações, revolucionando seu jeito de trabalhar com contabilidade tributária. Ao se tornar um contador parceiro com a plataforma Omie, você encontrará tudo para oferecer uma contabilidade 100% digital, automatizada e em tempo real para seus clientes. 

Conheça o sistema Omie para contadores e junte seus conhecimentos à tecnologia para transformar sua forma de fazer contabilidade!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
PIS: homem com mão no queixo
Conheça o que é PIS, seu funcionamento, benefícios e como garantir os direitos dos colaboradores da sua empresa.
SPED fiscal
Aprenda o que é o SPED Fiscal, como ele simplifica sua contabilidade e evita multas. Descubra como cumprir obrigações fiscais.
como saber se tenho que declarar imposto de renda
Confira o que é necessário para declarar o imposto de renda e quem é obrigado a fazer a declaração.