O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizados hoje em dia, e um dos principais motivos de sua popularidade é a possibilidade de parcelar as compras. Essa facilidade também oferece boas oportunidades para empresas, que podem oferecer serviços via crédito recorrente para seus clientes.
Se você já ouviu falar sobre o crédito corrente, mas ainda não faz ideia de como funciona, continue lendo este artigo para entender o conceito em detalhes, conhecer suas principais vantagens e saber como implementar essa estratégia no seu negócio.
O que é crédito recorrente?
O crédito recorrente é uma forma de cobrança periódica e automática que é debitada diretamente na fatura do cartão de crédito de uma pessoa pelo pagamento de um serviço ou assinatura.
Isso garante que determinada compra seja paga à empresa, mas sem que o cliente precise se preocupar com datas de vencimento ou que tenha que pagar um boleto manualmente.
Essencialmente, o crédito recorrente é a possibilidade do cliente poder pagar por uma conta fixa com o cartão de crédito, onde o valor é descontado automaticamente. Por isso, essa é uma das formas de pagamento mais usadas pelas empresas que buscam oferecer uma transação segura e mais acessível ao público.
Como funciona o crédito recorrente?
O crédito recorrente funciona como um pagamento mensal contínuo para que uma pessoa tenha acesso a um serviço. Exemplos comuns são os pagamentos por plataformas de streaming, mensalidades de academia ou cursos, e muito mais.
Ao contratar um serviço que oferece esse meio de pagamento, o cliente fornece os dados do seu cartão de crédito no cadastro e a empresa agenda uma cobrança mensal pelo valor do produto contratado.
De forma prática, após receber esses dados, a operadora de crédito faz uma cobrança automática para o cartão, que é agendada na data estipulada entre cliente e a loja. Toda vez que esse valor for pago — quando o cliente paga sua fatura —, a empresa recebe da operadora o dinheiro em sua conta.
Vale notar que a cobrança será feita pelo tempo que durar o contrato entre empresa e cliente. Ou seja, se o cliente decidir cancelar o serviço, ele pode solicitar a suspensão do contrato, cancelando a cobrança automática na conta.
Uma inovação que torna esse serviço ainda mais atraente para ambas as partes é que a contratação de um pagamento por crédito recorrente não compromete todo o limite do cartão.
Isto é, apenas o valor referente à cobrança mensal do serviço é cobrado na fatura do mês correspondente.
Benefícios de usar essa estratégia
Conheça as principais vantagens que você pode ganhar ao implementar o crédito recorrente como uma forma de pagamento para os seus clientes.
Fidelização dos clientes
Implementar o sistema de crédito recorrente facilita o processo de pagamento do cliente, o que gera mais satisfação e comodidade.
Hoje em dia, muitos clubes de assinatura ou serviços semelhantes oferecem essa facilidade, resultando em uma atração cada vez maior de assinantes, fazendo com que a fidelização de clientes aconteça de uma forma natural.
Automação das cobranças
Uma grande vantagem do crédito recorrente para a sua empresa é que você não precisará fazer a cobrança de forma manual para o cliente, pois tudo estará automatizado em um sistema, que vai digitalizar o controle dos pagamentos.
Proporciona uma melhor experiência para o cliente
A opção de crédito recorrente proporciona ao cliente otimização de tempo, pois ele não precisará cadastrar manualmente o pagamento em sua conta ou ter que se lembrar de pagar manualmente o boleto.
Essa é uma alternativa que não envolve burocracias e é uma ótima solução para pessoas que buscam mais praticidade.
Redução da inadimplência
As cobranças recorrentes oferecem uma camada de segurança adicional a um negócio, ajudando a reduzir os índices de inadimplência, ou seja, minimiza os riscos do cliente não pagar os boletos.
O valor é lançado diretamente na fatura do cartão, evitando que a pessoa se esqueça ou deixe de pagar.
Mais previsibilidade financeira para a empresa
Por fim, um dos maiores benefícios do crédito recorrente é ter mais previsibilidade em relação aos ganhos. Com essa estratégia, fica mais fácil saber quanto de receita será gerada a cada mês, evitando a dor de cabeça de pensar se os clientes vão pagar seus boletos.
Assim, você ganha uma maior segurança nos contratos e pode, até mesmo, planejar em como investir em melhorias e otimizações em seu negócio.
Como implementar o crédito recorrente na sua empresa?
Para implementar o crédito recorrente no seu negócio, a empresa precisa contar com uma tecnologia que permita automatizar cobranças e emissão de notas, como um sistema de gestão ERP.
Esse tipo de plataforma, além de possuir várias funcionalidades que otimizam o gerenciamento de um negócio, funciona de forma completamente integrada, se comunicando com bancos ao mesmo tempo em que atualiza todos os controles internos como a gestão financeira, estoque e mais.
Além do suporte tecnológico, é fundamental elaborar um plano para divulgar e alinhar a comunicação com o cliente ao oferecer pagamentos via crédito recorrente. Por isso, você precisa detalhar:
- Como será contratado o serviço;
- Em que datas os pagamentos serão compensados na fatura;
- Quais são as regras de cancelamento;
- Qual canal de comunicação que o cliente deve recorrer para cancelar ou tirar dúvidas;
- Entre outros.
Diferença entre crédito, débito e boleto recorrente
Crédito, débito e boleto recorrente são todos meios de pagamento que podem ser utilizados para realizar cobranças recorrentes. Basicamente, as diferenças são:
- Crédito: permite realizar uma cobrança usando o limite do cartão de crédito e o pagamento é feito junto com a fatura;
- Débito: o pagamento é debitado automaticamente na conta corrente em determinada data, ou seja, um débito automático;
- Boleto recorrente: é um boleto que é emitido pelo banco periodicamente durante o tempo de contrato e enviado ao cliente, que precisa pagar de forma manual.
Outras perguntas sobre crédito recorrente
Confira as perguntas a seguir para tirar mais dúvidas sobre o tema.
Precisa ter limite para crédito recorrente?
Sim, o cliente precisa ter limite apenas para que a cobrança referente ao mês seja compensada no cartão — não o custo total do serviço. No crédito recorrente, apenas o valor correspondente ao pagamento mensal é debitado do limite.
O que é parcelamento recorrente?
O parcelamento recorrente é aquele em que o valor de um produto ou serviço é dividido em parcelas e cobrado mensalmente no cartão de crédito até que o valor total seja pago.
Qual a diferença entre o crédito recorrente e o parcelamento?
O parcelamento acontece até o momento em que o cliente termina de pagar pelo valor total de um produto. Além disso, é o comprador quem decide em quantas parcelas ele vai dividir o custo total.
No crédito recorrente, o valor de um determinado serviço ou assinatura é debitado do cartão mês a mês enquanto a pessoa tiver um contrato ativo, como se estivesse pagando uma mensalidade, só que com o cartão de crédito.
Implemente o crédito recorrente e amplie oportunidades
O crédito recorrente é uma ótima opção para fidelizar os seus clientes, oferecendo uma experiência positiva e satisfatória para seus clientes, ao mesmo tempo em que beneficia sua empresa com previsibilidade e mais segurança.
Implementar a cobrança recorrente é um passo para otimizar sua estratégia e aumentar as vendas, melhorando os resultados da sua empresa.
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