O que é crédito recorrente e como funciona? Conheça os benefícios e como implementar na sua empresa

Descubra o que é crédito recorrente e entenda porque essa estratégia é vantajosa para impulsionar seu negócio e ampliar resultados.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizados hoje em dia, e um dos principais motivos de sua popularidade é a possibilidade de parcelar as compras. Essa facilidade também oferece boas oportunidades para empresas, que podem oferecer serviços via crédito recorrente para seus clientes.

Se você já ouviu falar sobre o crédito corrente, mas ainda não faz ideia de como funciona, continue lendo este artigo para entender o conceito em detalhes, conhecer suas principais vantagens e saber como implementar essa estratégia no seu negócio.

IODE-PMES

O que é crédito recorrente?

O crédito recorrente é uma forma de cobrança periódica e automática que é debitada diretamente na fatura do cartão de crédito de uma pessoa pelo pagamento de um serviço ou assinatura.

Isso garante que determinada compra seja paga à empresa, mas sem que o cliente precise se preocupar com datas de vencimento ou que tenha que pagar um boleto manualmente.

Essencialmente, o crédito recorrente é a possibilidade do cliente poder pagar por uma conta fixa com o cartão de crédito, onde o valor é descontado automaticamente. Por isso, essa é uma das formas de pagamento mais usadas pelas empresas que buscam oferecer uma transação segura e mais acessível ao público.

Como funciona o crédito recorrente?

O crédito recorrente funciona como um pagamento mensal contínuo para que uma pessoa tenha acesso a um serviço. Exemplos comuns são os pagamentos por plataformas de streaming, mensalidades de academia ou cursos, e muito mais.

Ao contratar um serviço que oferece esse meio de pagamento, o cliente fornece os dados do seu cartão de crédito no cadastro e a empresa agenda uma cobrança mensal pelo valor do produto contratado.

De forma prática, após receber esses dados, a operadora de crédito faz uma cobrança automática para o cartão, que é agendada na data estipulada entre cliente e a loja. Toda vez que esse valor for pago — quando o cliente paga sua fatura —, a empresa recebe da operadora o dinheiro em sua conta.

Vale notar que a cobrança será feita pelo tempo que durar o contrato entre empresa e cliente. Ou seja, se o cliente decidir cancelar o serviço, ele pode solicitar a suspensão do contrato, cancelando a cobrança automática na conta.

Uma inovação que torna esse serviço ainda mais atraente para ambas as partes é que a contratação de um pagamento por crédito recorrente não compromete todo o limite do cartão.

Isto é, apenas o valor referente à cobrança mensal do serviço é cobrado na fatura do mês correspondente.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Benefícios de usar essa estratégia

Conheça as principais vantagens que você pode ganhar ao implementar o crédito recorrente como uma forma de pagamento para os seus clientes.

Fidelização dos clientes

Implementar o sistema de crédito recorrente facilita o processo de pagamento do cliente, o que gera mais satisfação e comodidade.

Hoje em dia, muitos clubes de assinatura ou serviços semelhantes oferecem essa facilidade, resultando em uma atração cada vez maior de assinantes, fazendo com que a  fidelização de clientes aconteça de uma forma natural.

Automação das cobranças

Uma grande vantagem do crédito recorrente para a sua empresa é que você não precisará fazer a cobrança de forma manual para o cliente, pois tudo estará automatizado em um sistema, que vai digitalizar o controle dos pagamentos.

Proporciona uma melhor experiência para o cliente

A opção de crédito recorrente proporciona ao cliente otimização de tempo, pois ele não precisará cadastrar manualmente o pagamento em sua conta ou ter que se lembrar de pagar manualmente o boleto.

Essa é uma alternativa que não envolve burocracias e é uma ótima solução para pessoas que buscam mais praticidade.

Redução da inadimplência

As cobranças recorrentes oferecem uma camada de segurança adicional a um negócio, ajudando a reduzir os índices de inadimplência, ou seja, minimiza os riscos do cliente não pagar os boletos.

O valor é lançado diretamente na fatura do cartão, evitando que a pessoa se esqueça ou deixe de pagar.

Mais previsibilidade financeira para a empresa

Por fim, um dos maiores benefícios do crédito recorrente é ter mais previsibilidade em relação aos ganhos. Com essa estratégia, fica mais fácil saber quanto de receita será gerada a cada mês, evitando a dor de cabeça de pensar se os clientes vão pagar seus boletos.

Assim, você ganha uma maior segurança nos contratos e pode, até mesmo, planejar em como investir em melhorias e otimizações em seu negócio.

Como implementar o crédito recorrente na sua empresa?

Para implementar o crédito recorrente no seu negócio, a empresa precisa contar com uma tecnologia que permita automatizar cobranças e emissão de notas, como um sistema de gestão ERP.

Esse tipo de plataforma, além de possuir várias funcionalidades que otimizam o gerenciamento de um negócio, funciona de forma completamente integrada, se comunicando com bancos ao mesmo tempo em que atualiza todos os controles internos como a gestão financeira, estoque e mais.

Além do suporte tecnológico, é fundamental elaborar um plano para divulgar e alinhar a comunicação com o cliente ao oferecer pagamentos via crédito recorrente. Por isso, você precisa detalhar:

  • Como será contratado o serviço;
  • Em que datas os pagamentos serão compensados na fatura;
  • Quais são as regras de cancelamento;
  • Qual canal de comunicação que o cliente deve recorrer para cancelar ou tirar dúvidas;
  • Entre outros.

Diferença entre crédito, débito e boleto recorrente

Crédito, débito e boleto recorrente são todos meios de pagamento que podem ser utilizados para realizar cobranças recorrentes. Basicamente, as diferenças são:

  • Crédito: permite realizar uma cobrança usando o limite do cartão de crédito e o pagamento é feito junto com a fatura;
  • Débito: o pagamento é debitado automaticamente na conta corrente em determinada data, ou seja, um débito automático;
  • Boleto recorrente: é um boleto que é emitido pelo banco periodicamente durante o tempo de contrato e enviado ao cliente, que precisa pagar de forma manual.

Outras perguntas sobre crédito recorrente

Confira as perguntas a seguir para tirar mais dúvidas sobre o tema.

Precisa ter limite para crédito recorrente?

Sim, o cliente precisa ter limite apenas para que a cobrança referente ao mês seja compensada no cartão — não o custo total do serviço. No crédito recorrente, apenas o valor correspondente ao pagamento mensal é debitado do limite.

O que é parcelamento recorrente?

O parcelamento recorrente é aquele em que o valor de um produto ou serviço é dividido em parcelas e cobrado mensalmente no cartão de crédito até que o valor total seja pago.

Qual a diferença entre o crédito recorrente e o parcelamento?

O parcelamento acontece até o momento em que o cliente termina de pagar pelo valor total de um produto. Além disso, é o comprador quem decide em quantas parcelas ele vai dividir o custo total.

No crédito recorrente, o valor de um determinado serviço ou assinatura é debitado do cartão mês a mês enquanto a pessoa tiver um contrato ativo, como se estivesse pagando uma mensalidade, só que com o cartão de crédito.

Implemente o crédito recorrente e amplie oportunidades

O crédito recorrente é uma ótima opção para fidelizar os seus clientes, oferecendo uma experiência positiva e satisfatória para seus clientes, ao mesmo tempo em que beneficia sua empresa com previsibilidade e mais segurança.

Implementar a cobrança recorrente é um passo para otimizar sua estratégia e aumentar as vendas, melhorando os resultados da sua empresa.

Para isso, conte com a tecnologia e a automação para digitalizar pagamentos e ter mais controle do seu negócio. Conheça as soluções financeiras do sistema Omie e tenha tudo o que você precisa a poucos cliques de distância.

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
mulheres em sofá olhando oportunidades em notebook
Descubra como identificar uma oportunidade de negócio com dicas e um passo a passo essencial para empreendedores.
melhoria contínua
Conheça o conceito de melhoria contínua, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa para alcançar melhores resultados de gestão
Franquia de tecnologia
Confira tudo o que você precisa saber sobre franquia de tecnologia e quais são os benefícios de investir neste setor