De acordo com uma pesquisa do CNDL, o cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizados por oferecer um maior prazo de pagamento e por oferecer possibilidade de parcelar as compras. Mas você sabia que existem outras novidades no mercado que você pode oferecer ao seu cliente, como o crédito recorrente?
O crédito recorrente é uma cobrança automática e recorrente feita no cartão de crédito do cliente. O seu diferencial é que a cobrança acontece durante todo o período do contrato, sendo uma ótima solução de pagamento para negócios que precisam cobrar periodicamente o cliente.
Portanto, se você já ouviu falar sobre o crédito corrente, mas ainda não faz ideia de como funciona, continue lendo este artigo. Nós iremos te explicar também como implementar em seu negócio e quais as principais vantagens que ele pode trazer para a sua empresa. Boa leitura!
O que é crédito recorrente?
O crédito recorrente é uma forma de cobrança periódica e automática que é debitada diretamente na fatura do cartão de crédito. Isso garante que determinada compra realizada será paga à empresa, mas sem precisar que o cliente se preocupe com datas ou não ter o valor completo da compra na hora.
Além disso, por usar o cartão de crédito, o valor já vem na fatura comum do banco do cliente, o que garante que o pagamento será feito também na mesma data de vencimento deste documento. Assim, não é preciso se preocupar com os prazos impostos pela empresa que está vendendo o serviço/produto.
Portanto, o crédito recorrente nada mais é que a possibilidade do cliente de pagar uma conta fixa com o cartão de crédito, onde o valor é descontado automaticamente. Desde que assegurado com um contrato aceito por ambas as partes, essa é uma das formas de pagamento mais usadas pelas empresas que buscam oferecer uma transação segura e mais acessível ao público.
Exemplos de crédito recorrente
Nos dias de hoje, quase tudo possui assinaturas, e a facilidade e comodidade desse tipo de serviço muitas vezes acontece através do crédito recorrente.
Alguns exemplos de crédito recorrente muito conhecidos nos dias atuais são:
- Assinatura de TV;
- Planos de internet;
- Streamings de música ou filme;
- Assinatura de caixas de beleza;
- Academia;
- Escolas profissionalizantes;
- Entre outros.
Como funciona o crédito recorrente?
A modalidade de crédito recorrente acontece quando um cliente contrata uma assinatura, seja de algum produto ou serviço, e permite que a empresa faça a cobrança de forma recorrente, diretamente em sua fatura do cartão de crédito do assinante. É uma forma de pagamento segura para os clientes e lojistas.
O cliente, portanto, adquire o serviço, mas não recebe um boleto por e-mail, por exemplo, para ficar pagando de forma manual. O valor correspondente será descontado na fatura do cartão de crédito que o cliente realizou a compra.
A cobrança será feita pelo tempo que durar o contrato entre empresa e cliente. Agora, caso o cliente decida parar o consumo, ele pode solicitar a suspensão dos serviços, cancelando a cobrança automática na conta.
Já para a empresa, se você possui algum serviço ou oferece assinaturas de produtos, ao contratar uma operadora para o crédito recorrente, toda a questão de repasse e pagamentos será responsabilizada por ela, evitando estresse e dor de cabeça para controlar todas as cobranças.
O funcionamento do crédito recorrente tem alguns passos principais, como:
- No ato da compra, o cliente fornece os dados de seu cartão de crédito, como nome do titular, número do cartão, código de segurança, entre outros dados;
- Após receber esses dados, a operadora de crédito fará uma cobrança automática para o cartão, que será agendada na data estipulada entre cliente e a loja;
- Toda vez que esse valor for pago, a empresa receberá da operadora o dinheiro em sua conta.
5 vantagens do crédito recorrente para o seu negócio
Conheça as principais vantagens que você pode ganhar ao implementar o crédito recorrente como uma forma de pagamento para os seus clientes.
1. Fidelização dos clientes
Implementar um crédito recorrente facilita o processo de pagamento do cliente. Hoje em dia, praticamente tudo possui um clube de assinatura e a facilidade e comodidade desse tipo de pagamento acaba atraindo cada vez mais assinantes, fazendo com que a fidelização de clientes aconteça de uma forma natural.
2. Automação das cobranças
Outra vantagem do crédito recorrente para a sua empresa é que você não precisará fazer a cobrança de forma manual para o cliente, pois tudo estará automatizado em um sistema, realizando todo o controle dos pagamentos.
3. Proporciona uma melhor experiência para o cliente
A opção de crédito recorrente proporciona ao cliente otimização de tempo, pois ele não precisará cadastrar manualmente o pagamento em sua conta ou ter que se lembrar de pagar manualmente o boleto, oferecendo uma ótima experiência de compra em sua loja.
4. Redução da inadimplência
As cobranças recorrentes são soluções para ajudar o seu negócio a reduzir a inadimplência, ou seja, reduz os riscos do cliente não pagar os boletos. O valor é lançado diretamente na fatura do cartão, evitando que o mesmo possa se esquecer ou deixar de pagar.
5. Mais previsibilidade financeira para a empresa
Ao trabalhar com crédito recorrente, sua empresa ganha o benefício de saber quanto de receita será gerada a cada mês, sem precisar com a preocupação de cobrar manualmente de cada cliente.
Portanto, você ganha uma maior segurança nos contratos e pode, até mesmo, planejar em como investir em melhorias e otimizações em seu negócio.
Entenda como implementar o crédito recorrente no seu negócio
Para implementar o crédito recorrente no seu negócio, você precisa escolher um ERP pelo qual irá trabalhar esta forma de pagamento. O Sistema ERP da Omie é uma ótima escolha nesse momento, pois ele pode te ajudar por meio da automatização de notas e cobranças, com um sistema completamente integrado.
Ademais, é preciso elaborar uma comunicação clara com o cliente e dispor os detalhes referentes à contratação do serviço em um contrato claro e objetivo. Por isso, após ter um sistema adequado, o cliente deve estar ciente e concordar com esse modo de pagamento.
Por fim, é muito importante ter um bom controle dos pagamentos recorrentes. Além de ajudar sua empresa a manter uma boa saúde financeira, esse tipo de controle pode contribuir para uma adequada gestão de estoque.
Tenha sempre a máxima eficiência na sua empresa
O crédito recorrente é uma ótima opção para fidelizar os seus clientes, oferecendo a melhor experiência em sua loja, bem como é essencial para que os lojistas garantam receitas regulares e possam ter uma previsão de como será o final do mês.
Além disso, implementar a cobrança recorrente é um passo para otimizar sua estratégia e aumentar as vendas, melhorando os resultados gerais da sua empresa. Ou seja, sua empresa só tem a ganhar com essa tecnologia de pagamento.
Contudo, é importante prestar atenção no reflexo dessa modalidade na gestão financeira da empresa, e para isso a melhor saída é contar com a tecnologia mais uma vez. Conheça o sistema ilimitado de gestão para empresas da Omie e tenha tudo o que você precisa a alguns cliques de distância. Aproveite o teste grátis!