As datas comemorativas são ótimas para impulsionar as vendas de qualquer negócio, não é mesmo? Isso vale principalmente para as pequenas e médias empresas, afinal, são nas datas sazonais que eles veem as vendas e lucro aumentarem.
Mas, para que isso aconteça, boa parte dos empreendedores sabe que é necessário utilizar algumas técnicas e estratégias com antecedência. Algumas delas, especificamente, estão ligadas a área de vendas e marketing do negócio.
Essas duas áreas, quando trabalham juntas, são as responsáveis por atrair maiores oportunidades de venda e, claro, garantir novos clientes. Por isso, trouxemos hoje para você algumas informações e dicas para preparar a sua área de vendas para essas datas especiais. Continue acompanhando até o final!
Por que se preparar para datas comemorativas?
É fato que uma boa oportunidade de venda vem depois de muita estratégia. Para isso, todas as áreas precisam estar organizadas e cientes das metas que precisam ser batidas para garantir os melhores resultados.
São nessas datas sazonais que o número de vendas dispara e não é por menos. Grande parte dos brasileiros enxergam essas datas como momentos importantes e especiais para celebrar e provar o seu amor e carinho por alguém.
Por isso, eles fazem questão de ir atrás de presentes ou lembranças que demonstrem o seu afeto aos entes queridos.
O que não falta hoje em dia são datas comerciais para comemorar, dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados, dia do profissional x, dia dos avós, entre outros! Todas elas são aproveitadas, sejam pelas empresas ou pelas pessoas de forma individual.
Além de garantir o sucesso e bons resultados nas vendas, se preparar para datas comemorativas pode tornar suas equipes mais produtivas, alinhadas e otimizadas com os objetivos do negócio.
Por isso, manter as equipes alinhadas e organizadas vai fazer toda a diferença na hora de se preparar e vender nas datas comerciais e, também, melhorar a experiência do cliente, o que é muito importante para que os clientes e consumidores voltem a comprar na loja, seja ela um e-commerce ou loja física.
Resumindo, são as datas comemorativas as responsáveis por grande parte dos lucros e sobrevivência de um negócio, isso vale principalmente para os pequenos e médios negócios presentes no varejo.
Fazer um bom planejamento de vendas, bem como, capacitar as equipes, se torna essencial para esses negócios.
Como preparar a área de vendas para datas comerciais?
A área de vendas, assim como a de marketing, é fundamental nas datas comemorativas. É ela que atrai e fideliza os clientes, além de garantir que a compra seja realizada. Mas para que as datas comerciais realmente tragam bons resultados é necessário seguir algumas práticas. Entre as principais podemos citar:
- Planejamento: criar um calendário com datas comemorativas do ano todo, assim os colaboradores podem ter uma visão mais ampla das comemorações e saber quais irão participar.
- Dar treinamentos: os treinamentos são importantes para guiar e preparar os colaboradores para as vendas. Por isso, prepare um tutorial com regras que serão utilizadas nas promoções, treine com eles as principais perguntas e respostas que os clientes costumam ter. Isso vai ajudar a ter mais agilidade nas vendas, além de demonstrar disponibilidade para o cliente se sentir à vontade para tirar dúvidas.
- Instrua a equipe para casos de devoluções: é importante a sua área comercial saber como agir em casos de devolução, principalmente no e-commerce. Garanta que eles conheçam todos os processos, como solicitação, envio, reembolso, além é claro de fazer a nota de devolução.
Se você conta com a Omie, por exemplo, não precisa se preocupar com esse último ponto! Por aqui você encontra um passo a passo completo para criar uma nota fiscal de devolução.
Um outro detalhe muito importante é saber quais os descontos que serão oferecidos nas datas comemorativas. Por exemplo:
- Desconto em porcentagem: muitos negócios costumam utilizar esse tipo de desconto em suas promoções para datas comemorativas. Ele consiste em mostrar para o cliente a porcentagem do desconto, e não o valor do desconto em si. Por exemplo, ao invés de falar R$10 de desconto, você diz 10% em tal peça/produto. As pessoas tendem a considerar mais a porcentagem do que o valor em si.
- Brindes: bem conhecido, nesse tipo de desconto, a pessoa ganha um brinde por um valor x de compras ou por determinado produto. Por exemplo, comprando x reais você leva mais uma peça de graça.
- Progressivo: o mais comum nas lojas de roupas e acessórios. É o desconto aplicado por quantidade de itens, ou seja, quanto mais levar, maior o desconto.
- Teste: é o desconto mais aplicado por empresas que prestam algum tipo de serviço. É comum que elas ofereçam um período de teste para que o cliente adquira seu serviço. Por exemplo, teste grátis por 15 dias.
- Indica e ganha: neste caso, a pessoa é beneficiada pela quantidade de indicações que ela faz. Mas, não basta apenas indicar, é necessário que o indicado feche o contrato ou adquira um produto.
Opções não faltam! Por isso, na hora de oferecer descontos tente analisar o que a concorrência está fazendo, as tendências de comportamento dos clientes e como esse benefício pode te ajudar. Lembre-se que ele precisa ser um aliado e não prejudicar suas vendas.
Use um sistema para descomplicar o fluxo de vendas
Com esse conteúdo deu para ter uma boa ideia da importância das estratégias de venda para conseguir bons resultados com as datas comemorativas, certo? São elas que vão te ajudar a impulsionar e conseguir boas oportunidades de vender seu produto ou serviço.
Para otimizar ainda mais os seus processos de venda, aumentar a produtividade do seu time e conseguir os resultados que tanto procura, você pode contar com um sistema ERP que vai descomplicar todo o seu fluxo de vendas.
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