A Black Friday é um evento importante para o varejo no Brasil. Todos os anos, são movimentados bilhões de reais em compras online nesta data, e mesmo as lojas físicas registram um aumento significativo de clientes devido às promoções oferecidas no período.
Nos últimos anos, a pandemia provocou uma revolução no formato e nas estratégias utilizadas na data, e 2023 promete trazer mais mudanças, além de mais foco na experiência do consumidor. Para conseguir atender às expectativas, os empreendedores devem ficar mais atentos a questões que vão além dos preços e das boas ofertas e ao atendimento que oferecem.
Como vender na Black Friday melhorando a experiência de compra do cliente?
As tendências para esse ano indicam que os consumidores priorizam ter opções de pagamento, bem como facilidade de compra e de suporte. Até o valor do frete pode ser um fator muito importante para a decisão final do cliente de adquirir ou não determinado produto. Confira sete dicas que você pode utilizar para implementar sua estratégia e conseguir ser bem-sucedido nesse período.
7 dicas para aumentar suas vendas na Black Friday
1. Foque a experiência do cliente
O diferencial da Black Friday é o conjunto de benefícios que o cliente ganha na compra. É garantir ao consumidor que, ao acessar seu site ou aplicativo ou ao visitar a loja física, ele será bem atendido, algo que é essencial para a conclusão da compra.
Quem trabalha com vendas online deve estar atento a três pontos importantes: atendimento, velocidade e usabilidade do site. Lembre-se de que o fluxo de usuários será maior que de costume; então, certifique-se de que não aconteçam erros de carregamento de páginas e problemas que possam prejudicar a venda de seus produtos e serviços.
Já quando falamos das lojas físicas, os empreendedores precisam atentar-se para conseguir atender a uma alta demanda de clientes e evitar filas gigantes em seus caixas. Facilite o trabalho de seus funcionários e, se for necessário, reforce seu pessoal.
Contar com um sistema PDV, também conhecido como frente de caixa, é uma maneira de realizar vendas de maneira automatizada e, assim, ganhar agilidade. Afinal, com a tecnologia, é possível consultar preços, produtos e descontos, além de enviar cupons fiscais por e-mail, gerar pedidos de venda e verificar disponibilidade de estoque. Basicamente, um sistema PDV ajuda a agilizar todo o fluxo do negócio.
2. Esteja presente em mais de um canal de comunicação
O omnichannel é uma tendência que vem conquistando cada vez mais força nos últimos anos. Certificar-se de que sua loja esteja presente em vários canais de comunicação e de que ela pode oferecer uma experiência integrada para seus clientes é muito importante. Um estudo realizado pela PwC levantou que o número de empresas que aderiu à experiência omnichannel aumentou de 20% para mais de 80%.
Organize-se para que seu negócio consiga realizar atendimentos por e-mail, ligações, chat no site e/ou redes sociais e tenha um sistema integrado à loja física. Quanto mais formas seus clientes tiverem para conseguir tirar dúvidas e solucionar problemas, maiores serão as chances de conclusão da compra. Portanto, amplie a cobertura de sua empresa.
3. Ofereça várias formas de pagamento aos consumidores
O cartão de crédito e os boletos bancários sempre foram as formas mais populares de pagamento no mercado de vendas online, mas a chegada do Pix trouxe uma terceira possibilidade muito simples e prática aos clientes, que foi rapidamente adotada pelos brasileiros. Contar com o Pix e várias outras opções de pagamento para facilitar a vida de seus consumidores é algo fundamental hoje em dia.
4. Use o poder dos influenciadores e das redes sociais a seu favor
Segundo uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais na hora de fechar uma compra online. Por isso, a criação de conteúdos criativos e de qualidade alinhados à sua estratégia pode contribuir muito para suas vendas.
O papel dos influenciadores digitais no consumo tem crescido ao redor do mundo. Como são figuras que conquistaram a confiança de seu público, uma recomendação deles sobre a sua marca, seu produto ou serviço pode ser bem recebida por seus seguidores e ter um efeito positivo nas vendas do seu negócio.
Defina o público-alvo que você quer alcançar durante esse período, planeje-se com antecedência de pelo menos 30 dias e trace uma estratégia bem definida para conseguir resultados expressivos nessa ação.
5. Faça da sua entrega um diferencial
Uma boa prática que pode aumentar suas vendas é oferecer frete gratuito ou por um valor mais acessível aos consumidores. O valor da entrega pode ser um fator decisivo para a hora da compra, mas é necessário ser cauteloso com a prática e calcular seus riscos.
As principais reclamações registradas durante esse período são relacionadas com a demora e os atrasos nas entregas dos produtos. O frete grátis, que pode atrair mais clientes, e a alta demanda, aliada a opções de entregas muito rápidas, podem surtir um efeito negativo para a empresa que não tenha estrutura suficiente para executar essa estratégia de modo eficiente e adequado.
Atrair consumidores devido ao preço baixo da entrega pode ser sim um diferencial para seus negócios, mas certifique-se de que consegue colocar essa estratégia em prática. Considerando a experiência do cliente, a entrega também é muito importante para a construção da imagem de uma empresa. Então é necessário ser cuidadoso com isso!
6. Esteja preparado para surpreender o consumidor
Com a popularização da Black Friday, muitos consumidores adotaram práticas de pesquisa minuciosa com mais de 30 dias de antecedência da data, com o intuito de conseguirem de fato entender se estão conseguindo bons preços no produto ou no serviço que procuram e se as ofertas são mesmo vantajosas. Por esse motivo, as empresas precisam estar prontas para surpreender o cliente.
Ofertas especiais, descontos, experiências de compra e de atendimento personalizadas, facilidade e segurança na hora do pagamento: tudo que você conseguir trazer de diferenciais para seu cliente nesse período contará pontos a seu favor, ainda mais em meio a tanta concorrência.
7. Use o live commerce para se aproximar dos clientes
A tecnologia possibilita dispor de novas formas de negócio todos os dias. O live commerce tem sido muito utilizado nos últimos anos, ganhando muita força em 2022, e deve vir para ficar em 2023.
Organizar lives e eventos ao vivo possibilita uma aproximação do seu consumidor e pode gerar aumento na busca por seus serviços. É uma ótima oportunidade para expor produtos, falar de seus benefícios e oferecer brindes, descontos e cupons aos clientes.
Benefícios ao contar com um sistema ERP na Black Friday
Gestão de estoque
Todas as informações sobre entrada e saída de produtos e operações realizadas ficam armazenadas no ERP, o que possibilita ao empreendedor ter um controle melhor de seu estoque, analisar o comportamento de seus clientes ao longo do ano e da Black Friday e desenvolver planejamentos bem direcionados, favorecendo seu fluxo de trabalho e ainda dando rodagem para produtos parados no estoque.
Facilidade na emissão de notas fiscais
Com um sistema ERP, todo o procedimento de emissão de notas fiscais é automatizado, o que elimina a possibilidade de erros e de inconsistência de dados, além, é claro, de otimizar um processo que, recebendo um grande número de vendas, pode se tornar bem estressante.
Gestão logística
Por meio do software, o empreendedor vai gerenciar a sua equipe e conseguir boa gestão na parte de separação dos produtos, empacotamento, despacho, transporte e entrega para o destino final, evitando atrasos e facilitando o atendimento ao cliente.
Ter um sistema ERP hoje é essencial para manter o fluxo de negócios otimizado e organizado. Por isso, não perca mais tempo: contrate o Omie ERP, planeje-se para uma das maiores datas comerciais do ano e impulsione as vendas de sua empresa!
No Fala, Omie! você encontra ainda mais dicas sobre como se planejar para a Black Friday
No dia 23 de agosto, aconteceu o Fala, Omie!, um bate-papo mensal que tem como principal objetivo apresentar ao seu público todas as novas funcionalidades e atualizações do sistema Omie, além de promover uma conversa sobre inovações do mercado, projetos futuros e tecnologia.
Essa edição teve como principal tema a Black Friday, e essa conversa muito produtiva ajudará você a ficar por dentro de todas as tendências da data mais importante do varejo no Brasil e no mundo. Assista: