Dicas de plataformas para prestação de serviços

Conte com auxílio das plataformas de prestação de serviços para apoiar as rotinas da empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Empresas que fazem prestação de serviços são diferenciadas e enfrentam desafios próprios, relacionados à performance, entrega e relacionamento com o cliente. Em meio a um dia a dia de trabalho, é preciso balancear a qualidade com a agilidade e para isso, a tecnologia é um grande diferencial.

Não importa o ramo de atuação da empresa, sempre é preciso administrar recursos e atividades. Quanto mais estruturados forem os processos, melhor será a entrega dos serviços, pois a organização se reflete em todos os setores da empresa e impede que pequenos problemas cotidianos se tornem grandes crises.

Contar com plataformas na hora de prestar serviços traz inúmeros benefícios para a gestão e é exatamente sobre isso que você aprenderá neste artigo. Acompanhe até o final e veja, além das vantagens, algumas dicas de plataformas para utilizar no seu negócio. Boa leitura!

A importância das plataformas para a prestação de serviços

Primeiro, vamos definir o que são plataformas: são ambientes que oferecem uma solução para determinada situação, tanto no câmbio pessoal quanto profissional. As plataformas podem atender diversas necessidades como gerenciamento de tarefas, gestão de clientes, de estoque e vendas.

Falando de empresas, as plataformas para prestação de serviço ajudam na otimização do tempo das atividades, trazendo clareza para o que deve ser feito, automatizando alguns processos, ou mesmo ligando a companhia com clientes ou fornecedores.

Algo importante a ressaltar é que essas plataformas vêm para agregar ao serviço do empreendedor, não para tirar suas atividades ou diminuir suas habilidades. A tecnologia deve ser vista como uma forma de aprimorar o trabalho do profissional e ajudá-lo nas suas atividades cotidianas.

Então, procure analisar sua empresa e identificar quais processos podem ser otimizados, automatizados ou que oportunidades podem surgir ao utilizar plataformas, em especial digitais.

Por exemplo, é interessante centralizar todas as atividades suas e do seu time em um único lugar. Existem plataformas que são próprias para a gestão de tarefas e que oferecem diversas funcionalidades para que você consiga analisar tudo o que precisa ser feito, qual é o prazo, quem é o responsável e o status da tarefa.

Outro caso é a gestão de estoque. Afinal, é muito importante vender, mas a empresa precisa saber quantos produtos possui em estoque, as mercadorias têm maior saída, qual o volume de vendas em determinado período etc.

Esses são casos simples, mas existem diversas plataformas para empresas de prestação de serviços que ajudam a rotina com eficiência e agilidade.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 100

Benefícios de usar plataformas para prestação de serviços

Se houver alguma dúvida quanto às vantagens em utilizar plataformas para prestação de serviços, veja mais detalhes sobre os benefícios e busque opções para sua empresa.

Automatização de processos

Algumas atividades possuem diversas etapas, são recorrentes e envolvem várias pessoas. As plataformas ajudam a tornar os processos mais fáceis de serem realizados.

Por exemplo, existem sistemas que automatizam o envio de e-mail marketing para os contatos da empresa. Imagine que você possua uma base de contatos de 5.000 pessoas e deseja enviar alguma mensagem por e-mail, seja informando uma promoção, disparando algum conteúdo relevante ou mesmo contando uma notícia.

Uma plataforma específica para e-mail marketing consegue registrar as informações necessárias sobre seus clientes e envia os comunicados para todos (ou para listas segmentadas) de uma vez, oferecendo, ainda, métricas para análise.

Realizar essa atividade de forma manual seria praticamente impossível, levando muito tempo, consumindo os esforços da sua equipe e gerando um resultado pequeno frente a toda dedicação empregada.

Redução de custos

Contar com uma plataforma para apoiar as atividades ajuda a diminuir custos desnecessários. Isso porque permite que a empresa tenha uma operação mais enxuta, sem perder qualidade nos serviços oferecidos.

Assim, é possível ter menos pessoas trabalhando nos negócios realizando a mesma quantidade de entregas – ou até mais. É o caso da área financeira, que pode operar com menos colaboradores para planejar as finanças e acompanhar os resultados sem perder informações relevantes.

Facilidade na comunicação entre cliente e empresa

Se existe uma opção de centralizar as informações dos clientes, evitando que algum dado importante se perca, isso facilitará a hora que o consumidor e a empresa se comuniquem. Um exemplo é o CRM, que registra as tarefas de relacionamento com o cliente e ajudam no momento de entrar em contato, pois já se sabe o que e quando deve ser feito.

Aumento de produtividade

A tecnologia facilita a execução das atividades, gerando mais produtividade e ajuda os colaboradores a ficarem em ações mais estratégicas, que tragam melhores resultados para a empresa. É o caso de um sistema de gestão empresarial, que automatiza o controle financeiro dos negócios e diminui o tempo que as equipes precisam dedicar para preencher planilhas e fazer controles de forma manual.

Conheça 5 plataformas para prestação de serviço

Independentemente da sua área de atuação, sua empresa possui atividades que podem ser beneficiadas com o uso de uma plataforma. Assim, sua prestação de serviço ficará mais eficiente e você terá mais tempo e energia para focar em novas ideias e projetos para crescer seu negócio.

Confira mais alguns exemplos para que você avalie a necessidade de uso na sua empresa e possa aplicá-los, gerando os benefícios mencionados:

1. Trello

Essa plataforma auxilia no gerenciamento de projetos e tarefas, sendo possível visualizar as ações em boards (quadros), com cards para cada atividade, tudo no formato kanban. Assim, é possível ter uma visão clara do que precisa ser feito, em qual etapa cada tarefa está e quem é o responsável pelas ações. É um aliado e tanto para a produtividade das equipes.

2. Evernote 

É uma plataforma de anotações, de forma bem resumida, que permite a criação de notas de texto e imagens. Dessa forma, você consegue centralizar seus registros em um sistema e depois encontrar rapidamente o que precisar, através de etiquetas e um fácil sistema de busca.

3. CamScanner 

Cada vez mais os arquivos estão no formato digital, mas, eventualmente, algum documento é físico e precisa ser transformado digitalmente. É o caso de um contrato que foi impresso para assinatura e precisa ser enviado para algum fornecedor ou cliente. É o momento que o CamScanner atua, com o escaneamento do documento, ajuste para PDF e envio para a pessoa interessada – tudo pelo celular.

4. WeTransfer

Se precisar enviar arquivos grandes, como vídeos, essa plataforma é um excelente recurso, pois não ocupa espaço de armazenamento para a empresa, mas envia rapidamente os materiais necessários. Em pouco tempo o link dos arquivos fica indisponível, aumentando a segurança das informações compartilhadas.

5. Sistema Omie ERP

É uma plataforma online para gerenciamento empresarial. Isso quer dizer que vários processos da empresa são centralizados no sistema ERP, como despesas das unidades e centros de custo, gestão de estoque e de pessoal, contas a pagar e receber etc.

Pensando em facilitar a gestão das atividades cotidianas da empresa, a Omie desenvolveu um ERP diferenciado, que funciona online (sem demanda de infraestrutura), oferece segurança das informações sensíveis do negócio, além de atender às demandas de negócios em diversos segmentos.

Para ter uma gestão empresarial mais estruturada, eficiente e automatizada, conheça o sistema Omie. Além disso, você consegue unir suas finanças com o trabalho do contador, facilitando o pagamento de impostos e a gestão dos recursos da empresa.

Facilite sua rotina de trabalho

Utilizar plataformas para prestação de serviços ajuda a rotina dos empreendedores, porque traz mais agilidade e automação para as atividades desenvolvidas. Cada empresa possui determinadas necessidades e deve buscar soluções que atendam a cada questão.

Neste conteúdo você aprendeu mais sobre as plataformas de serviços, como a tecnologia pode auxiliar nas tarefas do dia a dia e quais as opções mais vantajosas, atualmente, para cada tipo de atividade. Além disso, aprendeu mais sobre o sistema ERP e como integrar as etapas e as equipes em um só lugar.

Investir em inovação é garantia de sucesso. Empreendimentos que saem da zona de conforto e se adaptam às dinâmicas modernas do mercado garantem maior proximidade com clientes cada vez mais exigentes. Experimente essa transformação agora mesmo com o Omie.Fit, uma solução gratuita para seu negócio crescer e se desenvolver.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A gestão de projetos pode ser a ponte para entregas de qualidade, com controle orçamentário e eficiência. Entenda como colocar
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
o que é packing: mulher segurando caixa em esteira
Packing eficiente é a chave para melhorar suas entregas. Entenda como ele funciona na logística e veja como otimizar suas