Empreendedor serial: o que é, exemplos e características

No mundo dos negócios, tem alguém sempre de olho em abrir novas empresas. Saiba mais sobre o empreendedor serial.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O empreendedor serial pode ser um termo pouco falado no mercado mas que existe há um bom tempo. Esse termo, se refere a pessoas que investem de forma “seriada” em novos negócios, quase que sem interrupções. 

Em outras palavras, é como se o negócio desses empreendedores fosse, de fato, abrir negócios. Ficou confuso? Confira na sequência algumas características e exemplos para deixar esse conceito mais claro. 

O que é o empreendedor serial? 

O empreendedor serial é quem direciona sua carreira para a criação de novos negócios. Então, é alguém que fica de olho no mercado, identifica oportunidades e abre uma empresa, desenvolvendo esse empreendimento, e depois parte para a abertura de um novo negócio.

É um tipo de empreendedorismo para pessoas que buscam novos desafios, pois lançam um negócio e, quando a empresa cresce, elas são vendidas ou repassadas para que um sócio faça a gestão. 

Alguns empreendedores com esse perfil participam da direção de múltiplos negócios.

Logo, é diferente do empreendedor tradicional que trabalha pelo crescimento de sua empresa e tem como objetivo ser o gestor e líder permanente do negócio que ele criou.

Exemplos de empreendedor serial 

Como foi dito, o empreendedor serial tem como objetivo abrir empresas em série, porém, depois que desenvolve o negócio, passa o empreendimento para outra pessoa gerir. Então, estamos falando de alguém que fica de olho nas tendências e gosta de se arriscar.

Quer saber quem tem o perfil de empreendedor serial? Temos exemplos de figuras do Brasil e do mundo que trabalham com o lançamento de diferentes negócios de sucesso. Entre eles, podemos citar:

  • Elon Musk — empreendedor sul-africano que fundou diferentes empresas, como SpaceX, Tesla, Hyperloop, Neuralink, Startlink, The Boring Company e SolarCity;
  • Richard Branson — empresário norte-americano que fundou o Grupo Virgin, mas que também participa de negócios de aviação, vestuário, viagens espaciais e outros segmentos;
  • André Street — empreendedor brasileiro que fundou e atua como CEO da Stone Co. (negócio de tecnologia financeira) e criador da 99 (app de transporte).

O que caracteriza o empreendedor serial? 

O empreendedor serial diferente do empreendedor tradicional pois tem um radar voltado para a abertura de novos negócios. Logo, é alguém que tem características específicas. 

Dentre essas características, podemos citar: 

Visão de mercado

Esse tipo de empreendedor tem visão de mercado, conseguindo identificar tendências e oportunidades. Afinal, mais do que a paixão para lançar um novo negócio, são pessoas que têm talento para perceber que uma ideia pode se tornar uma empresa de sucesso.

Elas entendem a conjuntura econômica e se mantêm atualizadas e informados sobre política, questões sociais, cultura, marketing e outros aspectos. 

Foco na inovação

O empreendedor serial está ligado em tendências e, desse modo, é uma pessoa criativa e que tem como foco a inovação. Então, está sempre pensando “fora da caixa”, buscando ideias diferenciadas, que possam se transformar em um negócio de sucesso.

Nesse sentido, pode trazer soluções que supram uma necessidade dos consumidores, lançando novos produtos ou serviços no mercado.

Rede de contatos

Apesar de ter um olhar apurado para perceber uma brecha no mercado para um novo produto ou serviço, esse tipo de empreendedor conta com uma vasta rede de contatos. 

Assim está cercado de profissionais de diferentes áreas e pessoas influentes que podem impulsionar a concretização das suas ideias.

Na verdade, os empreendedores seriais fazem networking constantemente, participando de eventos importantes para se aproximar de gestores e investidores de destaque.

Facilidade para captar recursos

Devido a sua valiosa rede de contatos, o empreendedor serial tem facilidade para conseguir recursos, podendo financiar suas ideias e dar início a várias empresas sem dificuldade.

Adaptabilidade

Vale ressaltar que o empreendedor que trabalha para abrir novos negócios não se fecha em um segmento de mercado. 

Pelo contrário: ele tem uma postura flexível e lança um projeto em setores que estão em alta, sem contar que podem mudar rapidamente de estratégia sempre que for necessário.

Dinamismo

A vida do empreendedor serial é marcada por um projeto atrás do outro, então são pessoas que estão sempre se desafiando, ou seja, não ficam em uma zona de conforto ou buscam um cenário de estabilidade. 

Elas sabem que empreender envolve riscos, mas são determinadas e persistentes.

E, investidor serial, você sabe o que é?

No universo dos negócios, além do empreendedor serial que lança a empresa, trabalha para o seu desenvolvimento e depois parte para um novo projeto, há também o investidor serial, que investe em várias empresas ao mesmo tempo.

O mais comum é serem pessoas que são investidores-anjo, ou seja, investem em startups que mostram potencial para se tornarem grandes negócios. 

Um exemplo de investidor serial é o empreendedor brasileiro Romero Rodrigues, fundador do site Buscapé e que investe em diferentes startups.

banner cta empreendedor

Afinal, como se tornar um empreendedor serial? 

Direcionar a carreira para identificar oportunidades e abrir empresas pode ser o sonho de muita gente. Mas como ser um empreendedor de sucesso nesse modelo? 

Entre as dicas para alcançar o prestígio nesse tipo de empreendedorismo está:

  • Identificar tendências e comportamento dos consumidores para novos produtos/serviços.
  • Buscar aprimorar serviços existentes, encontrando lacunas no mercado.
  • Aprender constantemente sobre o mercado, ser comunicativo e construir networking.
  • Participar de eventos para conhecer pessoas influentes e obter financiamento.
  • Persistência, resiliência e autoconfiança para não desistir nunca!

Quais os maiores obstáculos para ser um empreendedor serial?

Abrir uma empresa exige recursos e é um passo cercado de riscos, por isso quem dedica a vida a começar negócios do zero pela emoção e dinamismo de tirar uma ideia do papel, ou seja, do ato de empreender, precisa estar consciente dessas dificuldades.

Além disso, quem é empreendedor serial precisa aprender a equilibrar vida pessoal e profissional, pois lidar com múltiplos projetos exige um grande comprometimento.

No mundo do empreendedorismo, há espaço para diferentes perfis de empresários. Contudo, nenhum deles tem futuro sem uma gestão estratégica. Saiba mais!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
gestão financeira para MEI
Descubra a importância de uma gestão financeira para MEI para aumentar a eficiência do seu empreendimento. Aprenda como fazer e
Lean office
O Lean Office é uma metodologia que visa a aplicação dos princípios do Lean Manufacturing para reduzir o desperdício e
o que é qa e o que faz a área do quality
Revolucione a forma de gerenciar a qualidade na sua empresa. Descobrir o que é QA e como implementar pode ser