Payback descontado: o que é, diferenças e vantagens

Veja como usar o payback descontado para avaliar investimentos e otimizar os resultados do seu negócio
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ao considerar investimentos, o payback descontado se revela uma ferramenta valiosa, pois leva em conta a valorização do dinheiro ao longo do tempo. Neste artigo, vamos explorar o conceito e apresentar um guia passo a passo para o cálculo.

Se você busca otimizar seus resultados financeiros, continue a leitura e compreenda tudo sobre essa técnica, como aplicá-la de maneira eficaz em seus investimentos, quando usar, além das vantagens e limitações.

Banner IODE-PMES top

O que é payback descontado?

Primeiramente, o payback é um indicador financeiro que mostra quanto tempo leva para recuperar o dinheiro investido em um projeto ou negócio. Ele calcula o tempo necessário para que os lucros acumulados sejam iguais ao valor inicialmente investido.

Então, o payback descontado é uma técnica de análise de investimentos que ajuda você a entender o período necessário para recuperar o investimento inicial feito em alguma área da sua empresa.

Por exemplo: você investiu 30 mil reais para trazer uma nova equipe que vai te trazer um retorno de 4 mil reais por mês. Ao calcular o payback descontado, você descobre em quantos meses esse investimento será “pago”, considerando a inflação e a desvalorização da moeda.

Diferenças entre payback simples e payback descontado

O payback simples e o payback descontado são duas maneiras de analisar se um investimento vale a pena, mas funcionam de maneiras diferentes. Veja:

Payback simples

Trata-se de um método básico que calcula em quanto tempo você vai recuperar o dinheiro investido somando as entradas de dinheiro até atingir o valor inicial do investimento. Por ser simples, muitas empresas usam esse método, mas ele tem uma falha importante: não considera que o dinheiro muda de valor com o passar do tempo.

Payback descontado

Já o payback descontado é mais completo. Ele faz um ajuste nas entradas de dinheiro futuras, considerando que elas valem menos que o dinheiro atual. Isso acontece porque o dinheiro perde valor ao longo do tempo devido à inflação e porque poderia estar rendendo em outros investimentos. 

Por isso, o payback descontado costuma mostrar um tempo maior para recuperar o investimento do que o payback simples.

Por exemplo, se você investe R$ 1.000 hoje, receber R$ 1.000 daqui a um ano não significa que você recuperou todo seu investimento, pois esse valor não tem mais o mesmo poder de compra. O payback descontado faz esse cálculo mais preciso, ajudando você a tomar decisões melhores sobre investimentos, especialmente os de longo prazo.

Como calcular o payback descontado

Antes de entender como calcular o payback descontado, é preciso saber que existem dois valores usados em conjunto. São eles: 

  • taxa mínima de atratividade (TMA), que representa o custo de oportunidade do dinheiro. Geralmente, utiliza-se como base a taxa SELIC (taxa básica de juros)
  • valor presente líquido (VPL), uma métrica que avalia a atratividade de um investimento e é usado para descobrir o fluxo de caixa, com o desconto da TMA, em um determinado período.

Veja como calcular o VPL:

VPL = Fluxo de Caixa (FC) ÷ (1+TMA)¹

Ponto importante: o ¹ deve ser substituído pelo período de fluxo de caixa que está sendo considerado. 

Por exemplo: pense que você investiu em um sistema de 20 mil reais que irá trazer um retorno mensal de 1 mil reais. Então, o cálculo fica da seguinte forma:

VPL = 1.000 ÷ (1+0,10)¹

VPL = 909,09 reais

Depois de ter esse número em mãos, é preciso substituir os valores na fórmula de payback descontado:

Payback descontado = Investimento inicial ÷ VPL

PD = 20.000 ÷ 909,09

PD = 22 meses

Aqui, você descobriu que o investimento de 20 mil reais, que te dá um retorno de 1 mil reais por mês, vai ser pago em 22 meses.

Quando usar o payback descontado?

Use o payback descontado quando for fazer um investimento grande no seu negócio. Ele te ajuda a entender se esse investimento vai dar um bom retorno com o passar do tempo e também te auxilia a escolher entre diferentes formas de investir seu dinheiro.

Se você quer abrir uma nova loja ou lançar um produto novo, ele te ajuda a ver se isso vai dar certo no futuro. Também é bom para saber se vale a pena comprar outra empresa ou investir em projetos grandes, como construir uma fábrica. Além disso, o payback descontado te ajuda a decidir se comprar máquinas ou equipamentos caros é um bom negócio para sua empresa.

Nesses casos, uma das vantagens do payback descontado é que ele considera que o dinheiro perde valor ao longo do tempo. Assim, você não toma decisões ruins, que parecem boas agora, mas podem te dar prejuízo no futuro.

Vantagens e limitações do payback descontado

Quando você precisa decidir onde investir o dinheiro da sua empresa, é muito importante saber se esse investimento vai dar certo. O payback descontado te permite ver se um investimento é uma boa ideia a longo prazo, porque ele considera o valor do dinheiro agora e no futuro. 

Mas, para usar essa ferramenta corretamente, você precisa entender tanto os benefícios quanto as limitações dela.

Vantagens do payback descontado

  • Mostra de forma realista quanto tempo vai levar para recuperar o dinheiro investido, considerando que o dinheiro perde valor com o tempo;
  • Ajuda a entender melhor os riscos do investimento;
  • É fácil de explicar para outras pessoas envolvidas no negócio;
  • Você descobre rapidamente quais projetos vão dar retorno mais rápido;
  • Ajuda a decidir se vale a pena fazer investimentos que demoram para dar retorno.

Limitações do payback descontado

  • Não foca no que acontece depois que você recupera o investimento inicial;
  • O cálculo pode dar errado se você não escolher bem a taxa de juros que vai usar;
  • Não mostra se o dinheiro que vai entrar no futuro é garantido ou arriscado;
  • Pode dar resultados diferentes do esperado, principalmente em projetos longos;
  • Não considera o que acontece se você reinvestir o dinheiro que receber;
  • O dinheiro que você realmente vai ganhar pode ser bem diferente do que foi calculado.

Por essas razões, é recomendado utilizar o payback descontado em conjunto com outras formas de análise, como o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), para ter certeza se o investimento é bom.

Assim, fica mais fácil obter uma imagem completa da viabilidade de um investimento e facilitar o controle financeiro.

Use a tecnologia a favor da sua produtividade

Se você busca mais eficiência na operação do payback descontado, você pode descomplicar esse processo com o apoio da tecnologia.

A gestão financeira integrada do sistema ERP monitora automaticamente seu fluxo de caixa, taxas e projeções futuras. Você terá todos os dados necessários para tomar decisões de investimento mais precisas, sem esforço manual.

Chega de perder tempo com planilhas. Automatize todos os cálculos complexos do payback descontado com o ERP para empreendedores e saiba o retorno dos seus investimentos sem complicações.

Banner Teste grátis agora end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados

MEI, Sou empreendedor

Saber como emitir nota fiscal MEI é indispensável para manter a regularidade e garantir mais credibilidade do seu negócio. Este

Gestão de pessoas, Sou empreendedor

Entenda as regras atualizadas para aposentadoria por tempo de contribuição em 2025, seus tipos e como calcular o benefício corretamente.

MEI, Sou empreendedor

Saiba como conseguir um empréstimo MEI, os tipos de crédito disponíveis e os pré-requisitos para obter as melhores condições para