Descubra como fazer um relatório contábil em 8 passos

Para conhecer a saúde financeira de uma empresa, é imprescindível entender como fazer um relatório contábil bem detalhado. Saiba mais aqui!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Para conhecer a saúde financeira de uma empresa e dar os próximos passos com segurança, é imprescindível entender como fazer um relatório contábil bem detalhado. Afinal, esse documento apresenta todas as informações de contabilidade sobre um determinado período, servindo de suporte para tomadas de decisão.

Ele é importante não apenas para grandes empresas, mas também para os micros e pequenos negócios, trazendo ciência da situação financeira da empresa. Aqui, vamos explicar melhor e mostrar, de forma prática, como fazer o relatório contábil.

Como elaborar um relatório contábil em 8 passos

1. Colete todos os dados financeiros

Para começar, é importante ter todas as informações financeiras da organização, de preferência digitalizadas. Assim, é possível padronizar os dados e acessá-los de forma rápida para fazer as análises necessárias.

2. Classifique as transações

Organize e classifique as transações financeiras conforme as contas apropriadas do plano de contas da empresa, como ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas.

3. Elabore um plano de contas detalhado

O plano de contas é a lista de todos os registros existentes na empresa. Por isso, não deixe que seja genérico: detalhe bem a estrutura dos balanços e demonstrações para que não gere dúvidas.

4. Provisione todos os valores

Se a empresa tem recursos a receber ou a pagar (em curto, médio e longo prazo), coloque esses valores como provisionados, para que o relatório entregue uma fotografia real do negócio e não um resultado que possa ser modificado em um curto espaço de tempo.

Apesar de ser uma prática importante, muitos profissionais não fazem o provisionamento, que afeta a informação demonstrada no documento. Sendo assim, é mais um motivo para que você possa se destacar junto ao cliente, oferecendo uma entrega ainda mais completa.

5. Atue junto ao cliente

Para que o contador receba todos os dados financeiros para elaborar os demonstrativos contábeis, é necessário ter uma relação de parceria com o seu cliente. Dessa forma, você ganha agilidade, recebe as informações completas e deixa claro a importância dos relatórios para a tomada de decisão do gestor.

Essa, inclusive, é uma das tendências da contabilidade: garantir que a atuação do contador seja cada vez mais estratégica.

6. Use um centro de custos

No relatório contábil, é recomendado que as informações financeiras estejam separadas por centro de custos, como setores, departamentos, projetos ou filiais da empresa.

Isso é importante porque vai mostrar as receitas e despesas conforme a mercadoria ou solução responsável, além de cada valor gasto ou ganho.

7. Adote uma linguagem acessível

Na hora de elaborar o relatório, lembre-se de utilizar uma linguagem acessível, menos técnica e mais focada no negócio do seu cliente. Afinal, o relatório contábil só será eficiente se o gestor ou empresário conseguir entendê-lo e tomar decisões baseadas nele.

Sendo assim, elabore análises para os números apresentados, explique os gráficos de forma breve e seja didático na hora de expor as conclusões.

8. Tenha um sistema contábil para auxiliar

Por último, para ter praticidade ao elaborar os registros contábeis, a solução é utilizar um software de contabilidade, que apresenta variações conforme o demonstrativo a ser produzido, permitindo a importação dos dados e evitando erros de digitação.

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Como o relatório contábil ajuda nas estratégias da empresa

É comum que o empreendedor apenas acompanhe a movimentação do seu negócio. Por exemplo: pode notar que as vendas estão altas e, com isso, supor que sua empresa está sendo lucrativa. Porém, se as despesas também estiverem elevadas, pode ser que sua impressão esteja errada.

Sendo assim, cabe ao contador se posicionar de forma consultiva junto aos empresários e gestores, para garantir análises mais precisas, confiáveis e que realmente façam a diferença nas tomadas de decisão.

Quem tem um escritório de contabilidade, também não pode deixar de lado o relatório contábil da própria empresa. Afinal, esse documento apoia em diversos aspectos gerenciais, como:

  • Avaliação do desempenho financeiro: os relatórios contábeis fornecem uma visão clara do desempenho financeiro da empresa ao longo do tempo. Isso permite que os tomadores de decisão avaliem a eficácia das estratégias financeiras existentes e identifiquem áreas que precisam de melhorias ou ajustes;
  • Avaliação da viabilidade de projetos e investimentos: ao analisar os relatórios contábeis, a empresa pode avaliar a viabilidade financeira de projetos futuros, investimentos em expansão ou mudanças estratégicas. Isso inclui a estimativa do retorno sobre o investimento (ROI) e a avaliação dos riscos financeiros;
  • Conformidade regulatória e fiscal: manter registros contábeis precisos e produzir relatórios contábeis conforme os padrões contábeis e regulatórios é fundamental para cumprir as obrigações fiscais e regulatórias da empresa.

Perguntas frequentes sobre como fazer um relatório contábil

Como elaborar o relatório contábil?

Elaborar um relatório contábil envolve: coletar dados financeiros, classificar transações, registrar em livros contábeis, preparar demonstrações financeiras, analisar dados, revisar e comunicar resultados.

Quais informações o relatório contábil fornece?

O relatório contábil fornece informações sobre a saúde financeira da empresa, incluindo seu patrimônio líquido, receitas, despesas, lucros ou prejuízos, fluxo de caixa e outras métricas financeiras relevantes.

Quais são os relatórios contábeis exigidos por lei?

Os principais relatórios contábeis exigidos por lei incluem o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício (DRE), a demonstração dos fluxos de caixa e as notas explicativas às demonstrações financeiras.

Use o relatório contábil e a tecnologia para crescer seu escritório de contabilidade

Como vimos, entender como fazer um relatório contábil é essencial para avaliar a saúde financeira de uma empresa e orientar suas estratégias futuras. No entanto, para os contadores que desejam expandir seus negócios, é importante ir além, e usar a tecnologia no setor contábil.

Com a Omie, você encontra um ecossistema completo para contadores, com uma gama de recursos que podem impulsionar o crescimento do escritório de contabilidade. Por isso, esteja aberto a explorar e adotar novas ferramentas. Assim, é mais fácil oferecer um serviço de alta qualidade, ganhar eficiência na rotina e também agregar mais valor aos seus clientes.

e-book 1

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
desafios das empresas de contabilidade
Contador, veja como manter a competitividade apesar dos desafios da contabilidade, que vão desde a globalização dos mercados e mudanças
homem e mulher discutindo sobre abrir um escritório de contabilidade
Confira um passo a passo completo sobre como abrir um escritório de contabilidade.
A contabilidade consultiva oferece serviços estratégicos além da contabilidade tradicional, agregando valor aos clientes através de orientações personalizadas. Explore a