Formas de fazer cobranças de forma eficaz

Cobrança: Veja 6 dicas de como sua equipe deve agir para ter resultados satisfatórios.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A inadimplência é uma realidade para empresas de diferentes portes e setores no Brasil. O número de brasileiros com restrição no nome é alto, sendo que, em maio de 2022, chegou a 66,6 milhões de pessoas, de acordo com dados da Serasa – o maior patamar de cobrança desde 2016.

Nesse contexto, acaba sendo comum fazer a cobrança de clientes. Mas, como agir nessa situação tão delicada, de modo ético e eficiente? Aprenda mais sobre como treinar sua equipe e se preparar para enfrentar um problema que faz parte do dia a dia do empreendedor.

Apesar da necessidade de receber para não comprometer as contas da empresa, é preciso ter cautela nesse processo, para não desrespeitar o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, claro, para não perder o cliente. Se você busca técnicas de cobrança inovadoras, não deixe de acompanhar as 6 dicas que trouxemos neste artigo! Boa leitura.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Por que é importante estudar formas de cobrança?

A falta de pagamento é um desafio para as empresas, afinal, é preciso pagar os funcionários, fornecedores, matérias-primas e honrar outros compromissos. Ou seja, é necessário fazer a cobrança de clientes para não desequilibrar as contas do negócio.

No entanto, não dá para enviar a carta de cobrança ou entrar em contato com a pessoa devedora de qualquer jeito: é importante conhecer as diferentes formas de cobrar, tendo o cuidado de sempre ser cordial e de seguir a Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, ou Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Dessa maneira, você faz a cobrança com mais segurança, evitando que essa situação seja motivo de alguma penalidade administrativa ou legal para a empresa.

Coisas para não fazer ao cobrar o cliente

Quando você ou sua equipe precisarem entrar em contato com os inadimplentes, o primeiro ponto é ter em mente o que não pode ser feito nessa abordagem. Acompanhe a seguir!

Desrespeitar os direitos do cliente

Como dissemos, é importante fazer a cobrança sem desrespeitar o cliente, ou seja, sem ofensas, qualquer tipo de exposição, ameaças ou constrangimentos; essa atitude fere o que diz o CDC.

Dessa maneira, você não correrá o risco de causar qualquer problema de ordem legal para a empresa. Outra questão é não encaminhar as mensagens de cobrança fora do horário comercial. No Estado de São Paulo, por exemplo, existe a Lei Nº 15.426/2014, que estabelece horários para os telefonemas de cobrança.

Não conhecer a pessoa devedora

A inadimplência atinge um número grande de pessoas e os motivos podem ser os mais diversificados.

Por isso, na hora da cobrança, é importante ter uma abordagem mais humanizada e próxima do cliente para conhecer melhor sua história e as razões que o levaram a não realizar o pagamento em dia.

Portanto, não utilize robôs para se relacionar com esse tipo de cliente, assim você consegue criar uma relação de confiança, o que facilita no momento de propor um acordo, por exemplo.

Ter falta de opções de pagamento

Um aspecto importante para sua empresa não ter problemas com as cobranças é diversificar as formas de pagamento.

Muitas vezes, o consumidor não consegue pagar a cobrança recorrente naquele momento via débito automático, mas pode se programar para quitar o débito alguns dias depois ou utilizando o cartão de crédito.

Logo, o ideal é ter flexibilidade e abrir opções para os clientes, especialmente se você notar que eles estão interessados em acertar a dívida.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 116
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

6 Formas de fazer cobranças de forma eficaz

Quer descobrir como realizar a cobrança com uma abordagem amigável e eficaz? Veja as dicas a seguir e aplique-as hoje mesmo!

1. Tenha respeito e empatia

É preciso ter segurança e firmeza ao fazer a cobrança, mas é importante ter uma comunicação pautada no respeito e na empatia, ou seja, procurando se colocar no lugar do outro.

A dica é agir de modo natural e ter uma conversa leve, indicando, assim, a necessidade que a empresa tem para receber o valor devido, ao mesmo tempo que reconhece as dificuldades da pessoa devedora.

2. Entenda o caso

A pessoa que está em débito não necessariamente está agindo de má-fé, afinal, ela pode estar passando por dificuldades e dando prioridade para o pagamento de outras contas. Nesse sentido, procure se aproximar do cliente, chamando-o pelo nome. Se mostre disposto a entender os motivos que o levaram a ficar inadimplente.

Tenha uma escuta ativa, ouvindo com atenção suas justificativas para que vocês possam chegar a um acordo que fique bom para as duas partes.

3. Desenvolva uma estratégia

Para que a cobrança não se torne um processo desgastante, o ideal é implementar estratégias após concretizar uma venda.

Tenha uma comunicação frequente com o cliente, enviando mensagens de WhatsApp ou e-mail com ofertas, descontos, perguntando sua opinião sobre o produto ou serviço, com a indicação da data de vencimento do pagamento e lembretes de que ele está em débito. Com isso, a cobrança fará parte do contato recorrente que você tem com ele.

4. Tenha controle emocional

Conforme o cliente, a abordagem pode ser difícil, mas, independentemente do teor da conversa, é recomendado sempre agir com inteligência emocional. A ideia é não fazer uma cobrança incisiva, se antecipar às reações dos clientes e não responder nada por impulso.

Mantenha a calma, respire fundo e organize seus pensamentos antes de rebater alguma questão, mesmo que o cliente seja desrespeitoso.

5. Ofereça soluções

A situação econômica do Brasil afeta muitas famílias, por isso, demonstre que a empresa é parceira e ofereça soluções.

Proponha um acordo, parcelando a dívida com juros mais baixos ou dando um prazo maior para ele quitar o débito. Aqui o ideal é já ter uma proposta de negociação em mãos, para saber o que falar com a pessoa devedora.

Assim, além de conseguir o pagamento, você aumenta as chances de conseguir a fidelização do cliente, gerando vendas futuras.

6. Não pressione

A paciência deve ser sua grande aliada ao abordar o cliente sobre um débito. Então, ao perceber que ele não está disposto a conversar ou que está na defensiva, proponha outro horário para que vocês possam falar, já sugerindo alternativas como um acordo.

Ficar pressionando pode deixar a comunicação mais tensa, o que não vai trazer resultados

satisfatórios para nenhum dos lados.

Régua de cobrança: como ela pode ajudar a reduzir a inadimplência?

A régua de cobrança é um recurso que permite sistematizar a cobrança dos clientes, enviando notificações programadas segundo o perfil da pessoa devedora.  Trata-se de um software que cria uma linha do tempo e avisa os inadimplentes sobre a situação, como lembretes por mensagem após 1 dia útil (ou uma semana) do vencimento da fatura ou telefonema após um mês do débito para propor a renegociação da dívida, por exemplo.

A régua de cobrança pode ser personalizada de acordo com o perfil do cliente e do tipo de serviço que a empresa oferece, facilitando todo o processo.

Transforme cobranças em bom relacionamento

É comum que as empresas tenham dificuldade na hora da cobrança, mas é importante preparar a equipe para que essa abordagem seja efetiva, a fim de não perder o cliente e prejudicar o planejamento financeiro do negócio.

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre como se portar no momento da cobrança, uma situação desafiadora tanto para os setores de cobrança quanto para a saúde financeira do negócio como um todo. Desenvolva estratégias e aproveite essa oportunidade, aprofundando ainda mais o relacionamento com o cliente.

Gostou do nosso artigo? Acompanhe outros conteúdos para aprimorar ainda mais a gestão e alavancar sua empresa. Aplique as melhores práticas e invista em tecnologia hoje mesmo, visando se diferenciar da concorrência. Siga aprendendo sobre este e outros assuntos no Blog Omie!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
mulheres em sofá olhando oportunidades em notebook
Descubra como identificar uma oportunidade de negócio com dicas e um passo a passo essencial para empreendedores.
melhoria contínua
Conheça o conceito de melhoria contínua, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa para alcançar melhores resultados de gestão
Franquia de tecnologia
Confira tudo o que você precisa saber sobre franquia de tecnologia e quais são os benefícios de investir neste setor