Formas de fazer cobranças de forma eficaz

Cobrança: Veja 6 dicas de como sua equipe deve agir para ter resultados satisfatórios.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A inadimplência é uma realidade para empresas de diferentes portes e setores no Brasil. O número de brasileiros com restrição no nome é alto, sendo que, em maio de 2022, chegou a 66,6 milhões de pessoas, de acordo com dados da Serasa – o maior patamar de cobrança desde 2016.

Nesse contexto, acaba sendo comum fazer a cobrança de clientes. Mas, como agir nessa situação tão delicada, de modo ético e eficiente? Aprenda mais sobre como treinar sua equipe e se preparar para enfrentar um problema que faz parte do dia a dia do empreendedor.

Apesar da necessidade de receber para não comprometer as contas da empresa, é preciso ter cautela nesse processo, para não desrespeitar o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, claro, para não perder o cliente. Se você busca técnicas de cobrança inovadoras, não deixe de acompanhar as 6 dicas que trouxemos neste artigo! Boa leitura.

Por que é importante estudar formas de cobrança?

A falta de pagamento é um desafio para as empresas, afinal, é preciso pagar os funcionários, fornecedores, matérias-primas e honrar outros compromissos. Ou seja, é necessário fazer a cobrança de clientes para não desequilibrar as contas do negócio.

No entanto, não dá para enviar a carta de cobrança ou entrar em contato com a pessoa devedora de qualquer jeito: é importante conhecer as diferentes formas de cobrar, tendo o cuidado de sempre ser cordial e de seguir a Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, ou Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Dessa maneira, você faz a cobrança com mais segurança, evitando que essa situação seja motivo de alguma penalidade administrativa ou legal para a empresa.

Coisas para não fazer ao cobrar o cliente

Quando você ou sua equipe precisarem entrar em contato com os inadimplentes, o primeiro ponto é ter em mente o que não pode ser feito nessa abordagem. Acompanhe a seguir!

Desrespeitar os direitos do cliente

Como dissemos, é importante fazer a cobrança sem desrespeitar o cliente, ou seja, sem ofensas, qualquer tipo de exposição, ameaças ou constrangimentos; essa atitude fere o que diz o CDC.

Dessa maneira, você não correrá o risco de causar qualquer problema de ordem legal para a empresa. Outra questão é não encaminhar as mensagens de cobrança fora do horário comercial. No Estado de São Paulo, por exemplo, existe a Lei Nº 15.426/2014, que estabelece horários para os telefonemas de cobrança.

Não conhecer a pessoa devedora

A inadimplência atinge um número grande de pessoas e os motivos podem ser os mais diversificados.

Por isso, na hora da cobrança, é importante ter uma abordagem mais humanizada e próxima do cliente para conhecer melhor sua história e as razões que o levaram a não realizar o pagamento em dia.

Portanto, não utilize robôs para se relacionar com esse tipo de cliente, assim você consegue criar uma relação de confiança, o que facilita no momento de propor um acordo, por exemplo.

Ter falta de opções de pagamento

Um aspecto importante para sua empresa não ter problemas com as cobranças é diversificar as formas de pagamento.

Muitas vezes, o consumidor não consegue pagar a cobrança recorrente naquele momento via débito automático, mas pode se programar para quitar o débito alguns dias depois ou utilizando o cartão de crédito.

Logo, o ideal é ter flexibilidade e abrir opções para os clientes, especialmente se você notar que eles estão interessados em acertar a dívida.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 116

6 Formas de fazer cobranças de forma eficaz

Quer descobrir como realizar a cobrança com uma abordagem amigável e eficaz? Veja as dicas a seguir e aplique-as hoje mesmo!

1. Tenha respeito e empatia

É preciso ter segurança e firmeza ao fazer a cobrança, mas é importante ter uma comunicação pautada no respeito e na empatia, ou seja, procurando se colocar no lugar do outro.

A dica é agir de modo natural e ter uma conversa leve, indicando, assim, a necessidade que a empresa tem para receber o valor devido, ao mesmo tempo que reconhece as dificuldades da pessoa devedora.

2. Entenda o caso

A pessoa que está em débito não necessariamente está agindo de má-fé, afinal, ela pode estar passando por dificuldades e dando prioridade para o pagamento de outras contas. Nesse sentido, procure se aproximar do cliente, chamando-o pelo nome. Se mostre disposto a entender os motivos que o levaram a ficar inadimplente.

Tenha uma escuta ativa, ouvindo com atenção suas justificativas para que vocês possam chegar a um acordo que fique bom para as duas partes.

3. Desenvolva uma estratégia

Para que a cobrança não se torne um processo desgastante, o ideal é implementar estratégias após concretizar uma venda.

Tenha uma comunicação frequente com o cliente, enviando mensagens de WhatsApp ou e-mail com ofertas, descontos, perguntando sua opinião sobre o produto ou serviço, com a indicação da data de vencimento do pagamento e lembretes de que ele está em débito. Com isso, a cobrança fará parte do contato recorrente que você tem com ele.

4. Tenha controle emocional

Conforme o cliente, a abordagem pode ser difícil, mas, independentemente do teor da conversa, é recomendado sempre agir com inteligência emocional. A ideia é não fazer uma cobrança incisiva, se antecipar às reações dos clientes e não responder nada por impulso.

Mantenha a calma, respire fundo e organize seus pensamentos antes de rebater alguma questão, mesmo que o cliente seja desrespeitoso.

5. Ofereça soluções

A situação econômica do Brasil afeta muitas famílias, por isso, demonstre que a empresa é parceira e ofereça soluções.

Proponha um acordo, parcelando a dívida com juros mais baixos ou dando um prazo maior para ele quitar o débito. Aqui o ideal é já ter uma proposta de negociação em mãos, para saber o que falar com a pessoa devedora.

Assim, além de conseguir o pagamento, você aumenta as chances de conseguir a fidelização do cliente, gerando vendas futuras.

6. Não pressione

A paciência deve ser sua grande aliada ao abordar o cliente sobre um débito. Então, ao perceber que ele não está disposto a conversar ou que está na defensiva, proponha outro horário para que vocês possam falar, já sugerindo alternativas como um acordo.

Ficar pressionando pode deixar a comunicação mais tensa, o que não vai trazer resultados

satisfatórios para nenhum dos lados.

Régua de cobrança: como ela pode ajudar a reduzir a inadimplência?

A régua de cobrança é um recurso que permite sistematizar a cobrança dos clientes, enviando notificações programadas segundo o perfil da pessoa devedora.  Trata-se de um software que cria uma linha do tempo e avisa os inadimplentes sobre a situação, como lembretes por mensagem após 1 dia útil (ou uma semana) do vencimento da fatura ou telefonema após um mês do débito para propor a renegociação da dívida, por exemplo.

A régua de cobrança pode ser personalizada de acordo com o perfil do cliente e do tipo de serviço que a empresa oferece, facilitando todo o processo.

Transforme cobranças em bom relacionamento

É comum que as empresas tenham dificuldade na hora da cobrança, mas é importante preparar a equipe para que essa abordagem seja efetiva, a fim de não perder o cliente e prejudicar o planejamento financeiro do negócio.

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre como se portar no momento da cobrança, uma situação desafiadora tanto para os setores de cobrança quanto para a saúde financeira do negócio como um todo. Desenvolva estratégias e aproveite essa oportunidade, aprofundando ainda mais o relacionamento com o cliente.

Gostou do nosso artigo? Acompanhe outros conteúdos para aprimorar ainda mais a gestão e alavancar sua empresa. Aplique as melhores práticas e invista em tecnologia hoje mesmo, visando se diferenciar da concorrência. Siga aprendendo sobre este e outros assuntos no Blog Omie!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.