O fulfillment é um dos pontos mais importantes para um e-commerce e engloba o fluxo de processos de venda, desde a compra até a entrega do produto. O foco é oferecer uma visão integrada, tornando cada etapa mais simples e eficaz.
Ter um processo assertivo, que ofereça o que o consumidor deseja de forma ágil e com qualidade pode fazer toda a diferença entre os concorrentes. Para ajudar você a desenvolver um fulfillment que contribua com sua gestão empresarial, preparamos este artigo com as principais informações.
O que é fulfillment?
De forma mais detalhada, o fulfillment é um conjunto de operações que acontecem na empresa do momento em que o cliente realiza a compra no e-commerce até o recebimento da mercadoria.
Ter um processo bem detalhado das ações a serem feitas é essencial para garantir a satisfação do cliente, afinal todo mundo quer receber suas compras rápido e com qualidade.
Assim, a empresa precisa desenvolver um fluxo de atividades que otimize seu tempo, o esforço dos seus colaboradores e garanta a assertividade de informações para acompanhar tanto a parte financeira quanto a logística e as vendas do e-commerce.
Ao ter um processo alinhado, os dados passam a ser mais confiáveis e tudo pode ser realizado em menos tempo, com mais qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Vantagens do fulfillment
Como já percebemos, o fulfillment é muito importante para e-commerces, ajudando a empresa em diversos processos internos, para o cliente receber o melhor em seus contatos com a companhia. Dentro disso, podemos contar algumas vantagens:
Redução de custos
As empresas que trabalham com o fulfillment otimizam as ações logísticas e podem trabalhar melhor seu espaço, a forma de armazenar e despachar os pedidos, além de organizar as entregas com mais assertividade.
Isso permite um maior controle de custos, que podem ser repassados para os clientes através de fretes mais baratos, aumentando a competitividade da empresa.
Agilidade
O fulfillment permite que os colaboradores envolvidos na parte logística executem suas atividades com mais rapidez, pois os processos são bem definidos e otimizados. Assim, é possível que esses trabalhadores dediquem mais tempo para ações estratégicas.
Dessa forma, o cliente recebe seus produtos rapidamente e os colaboradores têm tempo de fazer suas funções e ainda ajudar a gerar mais valor para a empresa através de atividades estratégicas.
Outra vantagem é que o fulfillment ajuda na redução de erros, o que gera economia para a companhia ao evitar refazer as atividades para corrigir as falhas.
Crescimento do negócio
Para que um e-commerce possa crescer, é preciso otimizar seus processos, atendendo mais clientes sem comprometer o tempo de entrega. Um negócio escalável deve contar com o fulfillment para ajudar nas etapas logísticas, gerando os benefícios que já comentamos.
O ideal é investir nesta estratégia mesmo antes de crescer, para que a empresa esteja preparada quando o aumento nas vendas chegar. Assim, é possível escalar os negócios sem precisar contratar mais pessoas ou aumentar o espaço de armazenamento dos produtos.
Como o fulfillment funciona
Já definimos o que é fulfillment e falamos dos seus benefícios. Estamos comentando sobre essa metodologia, mas ainda não explicamos as etapas envolvidas – e é o que faremos agora.
Estoque
O primeiro passo do fulfillment envolve a gestão de estoque, pois é preciso armazenar bem os produtos para poderem ser entregues corretamente aos consumidores. O espaço para estoque pode ser próprio ou alugado, mas o importante é conseguir organizar bem os produtos.
Isso facilitará a localização dos itens após a venda e evitará danos para as peças guardadas, o que diminuiria a satisfação dos clientes, que não receberiam seus produtos.
Packing
A etapa seguinte ocorre logo após a compra pelo consumidor, com a separação das mercadorias. Esse passo é chamado de packing; ter um processo otimizado facilitará a montagem dos pedidos.
Geralmente, o e-commerce lida com vários pedidos ao mesmo tempo e é preciso atenção para não separar nenhum produto incorretamente e enviar ao cliente com erro.
Quanto maior o volume de pedidos para trabalhar, maior deve ser o cuidado da empresa e o packing é fundamental para ajudar os colaboradores a separar tudo de forma adequada e no menor tempo possível.
Embalagem
Se um produto não estiver bem embalado, pode danificar o item e o cliente se sentirá lesado, por pagar por algo e não receber o prometido.
Assim, a etapa de embalagem é fundamental, garantindo que o consumidor terá suas peças recebidas em segurança e com qualidade. Para isso, é interessante que a empresa invista em materiais adequados e conte com um maquinário apropriado.
Afinal, é possível realizar o processo de embalagem manualmente, mas a chance de erros e de aumentar o tempo de envio da peça é grande – e já vimos que a agilidade é um dos focos do fulfillment.
Transporte
Cada empresa deve avaliar quais tipos de logística mais fazem sentido para suas operações, de modo a tornar o processo econômico e prático. Para isso, vale a pena avaliar o volume de itens enviados, o tamanho das embalagens e a forma de rastrear os pedidos.
Também é preciso considerar um meio de transporte que entregue as mercadorias sem causar danos, prejudicando tanto o cliente quanto a empresa – lembrando que a logística pode ser própria ou terceirizada.
Pós-venda
O fulfillment não termina só com a entrega dos produtos. Nesse momento, vale fazer um bom pós-venda e entender se os itens atenderam à necessidade do cliente, se ele está satisfeito, além de manter um relacionamento com o consumidor.
A soma de todas essas etapas facilitará (e muito!) a fidelização do cliente, permitindo que novas compras sejam feitas com a empresa, pois o consumidor já sabe da qualidade dos serviços prestados.
Impulsione seus negócios
Um dos principais objetivos de uma empresa é expandir sua área de atuação e atingir mais clientes no mercado. Para isso, é preciso ter estratégias coerentes com o segmento, que ajudem a impulsionar os negócios.
No caso do e-commerce, o fulfillment ajuda a gestão a otimizar as ações desde a compra dos produtos pelo cliente até a entrega das peças. A prática traz diversos benefícios para a empresa, como vimos neste artigo.
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