Gestão estratégica de custos: as 7 principais práticas

Neste artigo você aprenderá como fazer a gestão estratégica de custos para melhorar o desempenho de uma empresa. Confira.
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A gestão estratégica de custos (GEC) é algo fundamental para gerir melhor os recursos de uma empresa e aumentar o lucro. Por meio dela, busca-se identificar os processos onde é possível economizar para reduzir o valor de produção.

Dessa forma é possível oferecer o mesmo produto por um valor menor, fazendo com que a empresa torne-se mais competitiva no mercado. Consequentemente, vende-se mais e o retorno sobre o investimento é maior

Para isso, entretanto, é necessário conhecer todos os custos envolvidos na produção, estudar cada etapa. A gestão estratégica visa reduzir os gastos, mas sem afetar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Saiba mais.

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Qual a importância da gestão estratégica de custos?

A gestão estratégica de custos auxilia na conquista dos objetivos de um negócio ao indicar as melhores formas de aproveitar os recursos de uma empresa.

Ela previne o desperdício e o gasto desnecessário, possibilitando que o consumidor tenha acesso a produtos e serviços de qualidade, sem que isso atrapalhe a margem de lucro. Pelo contrário, o planejamento estratégico permite a economia de gastos. 

O que também tem um grande impacto quando o assunto é implementar boas práticas para garantir o funcionamento estável de uma empresa. 

Ao entender como economizar na produção, a empresa também fica mais preparada para enfrentar crises e se manter funcionando, o que é um grande desafio. 

7 Principais práticas da gestão estratégica de custos

Implementar a gestão estratégica de custos pode ser mais simples do que você imagina, a começar por colocar em ação suas principais práticas que vão ajudar a direcionar o planejamento financeiro. 

1. Custeio ABC (Activity Based Costing)

Activity Based Costing, também conhecido pela sigla ABC, é o termo em inglês que pode ser traduzido como custeio baseado em atividades. Isso significa determinar os custos de cada atividade exercida na empresa. 

A partir disso, o gestor terá um entendimento detalhado dos gastos que envolvem cada processo até chegar no consumidor final. O que possibilita identificar as etapas que custam mais caro e no que é possível economizar. 

Por exemplo, existem etapas que podem ser automatizadas ou simplificadas? Se sim, isso já é uma forma de reduzir custos. 

2. Benchmarking

Benchmarking consiste em analisar o mercado onde a sua empresa está inserida e estudar os concorrentes. 

É necessário conhecer o que as empresas competidoras têm feito para estar atualizadas nas principais tendências do setor e descobrir formas de melhorar o seu negócio. Além de aprender como fazer benchmarking e aprimorar o seu negócio

3. Estimativa do custo da concorrência

Quando você faz uma estimativa do custo da concorrência, fica mais fácil ter uma ideia de quanto outras empresas gastam para entregar o mesmo serviço ou produto. Dessa forma, você consegue entender onde a sua empresa se encontra em comparação às outras. 

É possível determinar se o custo de produção do seu negócio é similar, menor ou maior do que o delas. Se houver uma grande discrepância, onde os seus valores são muito elevados, é um indicador de que é hora de repensar os gastos. 

4. Monitoramento da posição competitiva

Para entender melhor as diferenças de custos de produção entre uma empresa e suas concorrentes, é preciso entender a forma como cada uma se posiciona no mercado e buscar conhecer os custos envolvidos em cada uma delas. 

Assim, você consegue determinar práticas de gestão estratégica de custos que você pode implementar na sua empresa. Além de identificar falhas e ter novos insights por meio da análise destes dados. 

5. Custeio do Ciclo de Vida

O Custeio do Ciclo de Vida (CCV) diz respeito a analisar os custos envolvidos na aquisição e manutenção de um determinado equipamento até ele precisar ser substituído. Por meio disso, você é capaz de saber se o investimento vale a pena ou se é melhor buscar outras soluções. 

6. Custeio da qualidade

O custeio de qualidade é o valor gasto para garantir que um produto ou serviço seja oferecido com excelência. Com isso, você pode mensurar onde é possível economizar sem reduzir a qualidade. 

7. Mensuração integrada de desempenho

A mensuração integrada de desempenho é uma análise de todos os processos realizados na empresa e dos resultados gerados por ele. 

O objetivo é entender quais processos são efetivos e geram bons resultados, identificar os pontos fracos que precisam ser modificados e os custos de cada etapa. O que permite fazer um planejamento estratégico para melhorar a performance e reduzir gastos. 

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Implementação da gestão estratégica de custos

Para implementar a gestão estratégica de custos, é necessário primeiramente conhecer em detalhes cada etapa do processo de produção da empresa. Sem isso, é impossível compreender onde você pode diminuir os gastos sem afetar a qualidade. 

Uma boa comunicação também faz toda a diferença. Estabeleça um diálogo aberto e incentive sua equipe a compartilhar ideias e apontar possíveis melhorias onde eles enxergam necessário. 

Desenvolver pensamento estratégico e não perder de vista os objetivos a longo e curto prazo, também são fatores importantes. Estruture cada etapa contabilizando os gastos envolvidos, isso te auxiliará a visualizá-las melhor. 

Além disso, vale a pena contar com a tecnologia nesse processo. Você pode automatizar a gestão empresarial e reunir todos os dados e ferramentas necessárias em uma única plataforma com o Sistema ERP

Se você ainda não conhece o que é o sistema ERP, vale a pena conhecer. Você vai se impressionar com as soluções oferecidas, que permitem aumentar a produtividade, diminuir o tempo gasto em tarefas repetitivas e focar no planejamento.  

Benefícios da gestão estratégica de custos

A gestão estratégica de custos apresenta diversos benefícios, entre os principais está:

  • aumento do lucro;
  • diminuição dos gastos;
  • maior competitividade no mercado;
  • crescimento do retorno sobre o investimento;
  • gestão responsável dos recursos;
  • crescimento estável.

Gestão estratégica de custos: crescimento e estabilidade

Você já deve ter ouvido a frase de que o grande desafio não é abrir uma empresa, mas mantê-la aberta, não é? De fato, fazer com que um negócio prospere e consiga se manter por muitos anos é um grande desafio. 

Isso porque é necessário focar não somente no maior lucro a curto prazo, mas também em como as práticas implementadas se sustentarão no futuro. A gestão estratégica de custos pode ajudar exatamente nisso.

Com ela, você tem a oportunidade de desenvolver um planejamento estratégico e buscar o crescimento estável. Aprenda como ter uma gestão administrativa de sucesso com resultados vistos por muito tempo.  

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