Mapa de processo: o que é, quais são os tipos e benefícios

Saiba o que é o mapa de processo, como utilizar essa técnica e conheça quais são os benefícios que a ferramenta pode trazer para o seu negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O mapa de processo é uma ferramenta que utiliza critérios de planejamento e gestão, descrevendo visualmente todo o fluxo de uma tarefa ou trabalho. É uma forma de cadenciar e descrever todos os possíveis eventos que resultarão em um resultado final, identificando, assim, diferentes estágios do fluxo.

Por ser uma ferramenta de gestão muito ampla e estratégica, pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, desde que o gestor saiba aplicá-la de maneira correta. A partir dessa estratégia é possível verificar quais são os setores da empresa que mais ocorrem falhas e quais são as ações necessárias para solucioná-las.

Aqui, você vai entender o que é um mapa de processo, como a estratégia pode ajudar na gestão empresarial do seu negócio, quais são os diferentes tipos e as vantagens de utilizar esta estratégia e mais. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 60

O que é mapa de processos?

O mapeamento de processos é uma técnica muito utilizada em diversos setores empresariais. Objetiva a descrição detalhada e visual dos diversos processos e fluxos de trabalho que envolvem o objetivo final. Ele também pode ser chamado de fluxograma, fluxograma de processos ou diagrama do fluxo de trabalho.

O objetivo principal dessa estratégia é comunicar de forma direta e concisa como será o funcionamento e as diversas etapas de um processo específico. Desta forma, qualquer membro da equipe consegue compreender e realizar tarefas pontuais, mesmo se não tiver feito parte da concepção inicial do projeto.

A ferramenta permite que todo o processo de execução seja mais facilmente compreendido por todos e torna mais fácil a observação de erros e falhas a partir da análise . Uma gestão de qualidade é capaz de gerar insights de novas estratégias e soluções. Estes são essenciais para que a empresa promova mudanças positivas no fluxo de trabalho.

Como o mapa de processos pode ajudar?

O mapa de processos possibilita que as diversas ideias que envolvem a execução do projeto se tornem reais e palpáveis, a fim de agilizar os processos por meio da comunicação direta e detalhada. Aposta-se na descrição visual dos fluxos de trabalho.

A estratégia pode ser útil em diversos momentos da empresa, tanto para o gestor quanto para os colaboradores, tais como:

  • Identificar falhas: ajuda a simplificar os processos e identificar as brechas e ineficiências do fluxo;
  • Simplificar ideias: é o processo de dividir os fluxos complexos e demorados em etapas menores;
  • Tornar o processo mais compreensível: possibilita a compreensão detalhada de todo o processo;
  • Planejar-se para imprevistos: permite o planejamento para possíveis imprevistos e contingências, focando na solução criativa dos problemas;
  • Atribuir responsabilidades: organizar e delegar as responsabilidades entre os envolvidos no processo;
  • Comunicação clara: o formato visual intuitivo possibilita que a comunicação fique mais simplificada e clara;
  • Decisões mais rápidas: a comunicação mais ágil permite que decisões cruciais sejam tomadas de forma mais rápida.

É interessante que os gestores estejam atentos a diferenciação entre a gestão de processos e gestão por processos, sabendo quando aplicar estes conceitos na gestão empresarial.

Tipos de mapa de processo

O mapeamento de processos compreende diversos tamanhos e formatos que objetivam o alcance de um mesmo propósito. Porém, vale a pena ter em mente que projetos e execuções podem necessitar de mapas específicos, tais como:

  • Fluxograma

Este é a forma mais simples de contextualizar o fluxograma do processo, que utiliza símbolos responsáveis por ilustrar as diversas entradas e saídas das etapas que envolvem a conclusão do projeto.

Eles podem ser usados para planejar novos projetos, melhorar a comunicação entre a equipe, documentar processos e gerir fluxos de trabalho de forma mais eficiente.

  • Mapa de alto nível do processo

Este tipo de modelo possibilita uma visão mais ampla e geral das diversas etapas essenciais de um processo, a fim de identificar as principais fases envolvidas.

Por não incluir as especificidades das operações, pode ser uma ferramenta muito útil no momento de discussão geral das etapas.

  • Mapa detalhado do processo

Já o mapa detalhado do processo oferece todos os detalhes de cada etapa e subprocessos envolvidos, documentando todos os pontos de decisão e desenvolvimentos das execuções.

Este tipo de mapa de processo permite a compreensão mais eficaz e completa das diversas áreas e seus respectivos acertos e falhas, uma vez que traz uma análise extremamente minuciosa e detalhada.

  • Diagrama de raia

Também conhecido como fluxograma funcional ou fluxograma de implementação, o diagrama de raia divide as diversas atividades do processo e as distribui entre cada responsável pela tarefa.

O modelo prioriza a participação ativa dos envolvidos e a interação entre os diversos participantes, sendo uma ferramenta interessante para o treinamento de funcionários.

  • Mapa do fluxo de valor

O modelo de mapa do fluxo de valor é uma estratégia de gestão otimizada que descreve todo o processo de levar o produto ou serviço até o cliente. Usualmente, são mapas complexos e detalhados, com diversas informações específicas do fluxo logístico.

Sendo assim, é um modelo interessante para a identificação de possíveis desperdícios de recursos ou o reconhecimento de novas estratégias criativas e ousadas.

  • Diagrama SIPOC

O conceito de SIPOC sugere o diagrama em inglês: fornecedores (suppliers); entradas (inputs); processo (process); saídas (outputs) e clientes (customers). Ao longo deste diagrama, é possível identificar os principais elementos de um processo a partir das etapas básicas, resultados e os diversos participantes.

Mapeamento de processos: eleve a gestão empresarial

Utilizar a estratégia de mapa de processos é contar com uma ferramenta interessante para os gestores que buscam otimizar a gestão empresarial e a eficiência da organização. Afinal, usar o mapeamento de processos na prática permite que as equipes possam mapear as diversas tarefas e gerir adequadamente as demandas e desafios do trabalho.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esta ferramenta, os seus diversos tipos e como o mapa de processos pode auxiliar na finalização dos mais diversos tipos de projetos. Portanto, para otimizar a gestão empresarial do seu negócio, é importante estar atento às funcionalidades e benefícios que esta prática pode trazer.

Mantenha-se atualizado e conte ainda com informações integradas, como as obtidas pelo sistema ERP Omie. Saiba mais sobre este e outros temas do mundo dos negócios em nosso blog!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
estoquistas vendo dicas de controle de estoque
Como fazer o controle de estoque para sua empresa de forma objetiva, eficiente e os principais cuidados que você deve
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.
representação de pesquisa de mercado
Entenda a importância de fazer a pesquisa de mercado para o sucesso do seu negócio.