Independentemente do porte de um negócio, é importante ter presença online para estar mais próximo dos potenciais clientes. Nesse contexto, é preciso conhecer o marketing digital para pequenas empresas, a fim de adotar as estratégias certas para vender mais.
Como fazer uma campanha de marketing digital e como esse trabalho pode impulsionar pequenos negócios? Veja as respostas para essas e outras perguntas neste artigo.
Como o marketing digital pode ajudar pequenas empresas?
O comportamento do consumidor mudou e, atualmente, as pessoas têm o hábito de pesquisar por produtos, serviços e pela reputação das marcas antes de decidir pela compra. Afinal, existe a facilidade de pesquisar essas informações em motores de busca, como o Google, e a possibilidade de fazer a compra em empresas de todo o Brasil e mundo.
Além disso, vivemos um momento de popularização das redes sociais, plataformas que utilizam algoritmos identificando o perfil e os interesses dos usuários. Com isso, até mesmo a pequena empresa pode utilizar anúncios para divulgar seus produtos para essas pessoas.
Em resumo: o marketing digital é um conjunto de estratégias para você apresentar sua empresa, marca, produtos e serviços para as pessoas certas. Com isso, pode apontar seus diferenciais e criar um relacionamento com essas pessoas, tornando-se uma autoridade em seu nicho e guiando-as pela jornada de compra.
E não pense que se trata de fazer grandes investimentos: pelo contrário, com um trabalho adequado, ou seja, com uma pesquisa apurada sobre quem é o seu cliente em potencial e conteúdos de qualidade, você tem resultados de longo prazo.
Como fazer marketing digital para empresa?
O marketing digital para pequenos negócios se vale de alguns tipos de estratégia de marketing, aproveitando todo o potencial que os canais online oferecem. Acompanhe.
Marketing de conteúdo
Para se destacar e criar sua presença online, é importante criar conteúdos de qualidade, que sejam informativos, autênticos e que respondam às dúvidas dos clientes.
Assim, é preciso ter um site e, nele, uma seção para o blog, local para reunir artigos sobre seu segmento, produtos e serviços, indicando como sua empresa pode atender as necessidades do público.
Dessa maneira, o marketing de conteúdo para empresas visa mostrar que você é especialista em seu nicho, pois oferece textos de valor, criando uma percepção positiva nas pessoas.
SEO
Falamos sobre produzir conteúdo, contudo, é importante elaborar esses textos otimizados para SEO. O que isso quer dizer? SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca.
Então, é necessário entender quem é o seu público, de modo a descobrir quais são seus interesses, estilo de vida, faixa etária, profissão, dados de geolocalização, entre outros aspectos. Com isso, você pode ter clareza sobre os assuntos mais buscados por essas pessoas.
A ideia é fazer uma pesquisa das palavras-chave mais utilizadas pelos clientes em potencial nos mecanismos de busca, como o Google, e criar textos que utilizem esses termos e tragam as explicações buscadas.
Esse trabalho é fundamental, pois, na busca, as pessoas dão atenção para as páginas que ranqueiam melhor, ou seja, que aparecem nas primeiras posições. Logo, ao utilizar esses termos e criar um conteúdo de qualidade, sua empresa recebe uma boa avaliação do Google e pode conquistar os primeiros lugares.
Redes sociais
Atualmente, as pessoas vivem conectadas nas redes sociais, por isso, o microempreendedor precisa estar presente nesses canais. Mas atenção: é preciso ter canais profissionais, como perfis no Facebook, Instagram, TikTok ou outras plataformas, sem misturá-los com postagens ou fotos pessoais.
É necessário deixar o seu perfil dinâmico, programando suas postagens, sejam textos, imagens ou vídeos, para o usuário saber que a página sempre oferece novidades. Apostar na criação de reels — vídeos curtos que ficam em destaque no perfil com assuntos que são tendências, produtos, tutoriais de como utilizar um serviço ou os bastidores da sua empresa — também é indicado.
As postagens podem ainda aproveitar as datas comemorativas, seja para homenagear os seguidores, seja para lançar cupons de desconto. E para ganhar o engajamento do público, sempre responda aos comentários (mesmo as críticas) para mostrar o quanto sua empresa valoriza essa participação e para construir um relacionamento mais próximo e de confiança com as pessoas.
E-mail marketing
O cliente pode deixar os dados no momento da compra e, caso ele autorize, você pode utilizar a estratégia de e-mail marketing, enviando cumprimentos no dia do aniversário, oferecendo cupons de desconto ou outras vantagens, como frete grátis ou apresentando um produto novo em primeira mão.
Para as pessoas que mostram interesse em seus produtos, mas ainda não se tornaram clientes, é possível se valer de estratégias para conseguir esses dados (sempre pedindo autorização para enviar mensagens). Você pode pedir um e-mail para acessar um e-book ou para testar um produto grátis.
Para o público ainda em dúvida se compra ou não com você, o e-mail marketing pode ser utilizado para nutrir esse lead. Ou seja, você envia uma sequência de mensagens para que ele perceba que precisa do seu produto ou serviço e tome a decisão de comprar.
Automação de marketing
Mas como gerenciar todas essas estratégias? O ideal é contar com a tecnologia, utilizando ferramentas que apontem o engajamento do público, mostrando, por exemplo, o número de visitas no seu site e em um conteúdo, por meio do Google Analytics. Com isso, é possível avaliar a efetividade das ações adotadas.
A tecnologia também é importante para a automatizar as ações da sua campanha, com publicação das mensagens ou nutrição dos leads de acordo com a fase em que se encontram na jornada de compra.
Por fim, ao ter um CRM, ou seja, um software voltado para o relacionamento com o público, você passa a ter dados robustos dos seus clientes, como interesses, perfil de compra, data de aniversário, entre outros, ajudando a ter mais sucesso nas estratégias de marketing.
Marketing digital é melhor que o marketing tradicional?
Você viu como funciona o marketing digital para microempreendedores, mas qual a diferença para o marketing tradicional? No marketing digital, você divulga sua marca e produtos para um público segmentado, formado pelas pessoas que teriam interesse em comprar com você. Tudo isso com um investimento mais baixo.É microempreendedor e quer divulgar seus produtos nas plataformas online e vender mais? Conheça o marketing digital para pequenas empresas.
Agora, no marketing tradicional, você fala com todo mundo, incluindo as pessoas que não têm relação com o seu nicho. Além disso, é preciso fazer um investimento alto. Dessa maneira, o marketing digital para pequenas empresas possibilita aproveitar a popularização da internet e a vantagem de se aproximar de quem realmente pode se tornar seu cliente.
Com o marketing digital, sua empresa pode vender mais, mas só isso não basta, pois é preciso fazer uma boa gestão. Conheça o passo a passo de como administrar uma pequena empresa!