É certo que um dos principais objetivos de uma empresa é crescer, mantendo-se relevante em um mercado cada vez mais competitivo. Para que isso aconteça, empreendedores de todos os segmentos devem, constantemente, buscar oportunidades de expansão, além de utilizar ferramentas e estratégias que auxiliem nesse processo. Uma delas é a Matriz Ansoff.
Se você nunca ouviu falar nela, não se preocupe. Neste post, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre a Matriz Ansoff e como ela pode ajudar no crescimento do seu negócio de forma segura e com eficácia. Acompanhe!
O que é Matriz Ansoff?
A Matriz Ansoff é uma ferramenta utilizada para promover o crescimento de empresas que se pauta em quatro estratégias capazes de identificar oportunidades e riscos para essa expansão.
Esse nome vem de seu criador, o norte-americano Igor Ansoff, conhecido por ser o pioneiro da administração estratégica, mas a ferramenta também é referida como Tabela de Expansão de Produto e Mercado.
A proposta tem como base duas perspectivas:
- Mercados e produtos que já existem;
- Mercados e produtos que ainda não existem.
A partir disso, a Matriz Ansoff oferece quatro quadrantes ou direções estratégicas possíveis para o crescimento empresarial:
- Penetração de mercado;
- Desenvolvimento de produtos;
- Desenvolvimento de mercado;
- Diversificação.
Ao ter a perspectiva que mais se adequa à realidade da empresa e orientando-se por meio das direções propostas, a empresa consegue identificar tanto as oportunidades quanto os riscos para seu crescimento.
Lembrando que, apesar de a nomenclatura da Matriz Ansoff tratar de “produtos”, sua aplicação estende também a empresas voltadas para a prestação de serviços.
Para que serve a Matriz Ansoff?
A Matriz Ansoff serve para que as empresas possam visualizar e analisar diferentes oportunidades para a sua expansão, de modo a auxiliar na escolha da estratégia mais adequada.
Trata-se de uma ferramenta valiosa para a liderança estratégica, uma vez que oportuniza a tomada de decisões assertivas e eficazes por parte dos gestores.
Confira mais alguns benefícios da Matriz Ansoff para as empresas:
- Promove a inovação: a Matriz Ansoff faz com que as empresas identifiquem oportunidades que ultrapassam seu momento atual, tornando propícia à criação de novos produtos/serviços e o alcance de novos mercados;
- Diversifica os riscos: por exercitar a busca constante de novas oportunidades, a Matriz consegue explorar a diversificação de riscos financeiros da empresa, de modo a direcionar melhor seus investimentos;
- Aproveita os recursos: a Matriz Ansoff promove a utilização eficiente de recursos, pois ajuda os gestores a identificar as capacidades já existentes do negócio;
- Orienta estrategicamente: fornece um mapa visual que apoia as decisões da empresa com um planejamento estratégico comercial eficaz.
Como funciona a tabela da Matriz Ansoff?
A Matriz Ansoff funciona a partir de uma tabela composta pelos mencionados 4 quadrantes (estratégias) e as 2 perspectivas (de mercados e produtos novos ou já existentes):
Produtos | |||
Existentes | Novos | ||
Mercados | Existentes | 1. Penetração de Mercado | 2. Desenvolvimento de Produtos |
Novos | 3. Desenvolvimento de Mercado | 4. Diversificação |
1. Penetração de mercado
O primeiro quadrante é ocupado pela estratégia de “penetração de mercado”, relacionada às perspectivas “mercado existente” e “produto existente”. Ou seja, trata-se de uma empresa que já tem um produto e um mercado relevantes, mas que quer ampliar seus horizontes.
Nesse sentido, o objetivo aqui é conseguir aumentar a participação da empresa no mercado atual, ganhando mais consumidores e uma parcela maior do atual mercado.
Para isso, a empresa pode intensificar suas estratégias de marketing, com descontos e programas de fidelidade, por exemplo, além de investir na expansão de segmentos adicionais dentro do mesmo mercado.
2. Desenvolvimento de produtos
O segundo quadrante é ocupado pela estratégia de “desenvolvimento de produto”, relacionada às perspectivas “mercado existente” e “produto novo”.
Trata-se de uma estratégia com foco em inovar dentro de um mercado que a empresa já domina. Conhecendo bem seu público, o negócio se vale disso para criar soluções com altas chances de aprovação.
Dessa forma, vale apostar em pesquisas de mercado que encontrem lacunas da concorrência passíveis de serem preenchidas com novos produtos e serviços. O feedback do público também é importante.
3. Desenvolvimento de mercado
O terceiro quadrante recebe a estratégia de “desenvolvimento de mercado”, relativa às perspectivas “mercado novo” e “produto existente”.
Em outras palavras, aqui trata-se de explorar um bom produto/serviço que a empresa já tenha e que considera poder ser levado a novos mercados, ampliando o alcance do negócio.
Assim, é preciso pesquisar e identificar mercados que não foram explorados, além de fazer uma nova segmentação de possíveis consumidores. Também vale buscar parcerias que facilitem a ponte entre mercados.
4. Diversificação
O quarto quadrante recebe a estratégia de “diversificação”, relativa às perspectivas “mercado novo” e “produto novo”. Podemos afirmar que é a estratégia mais arrojada, significando uma nova aventura para a empresa.
A diversificação pode ser:
- relacionada: quando tanto o novo produto quanto o novo mercado mantêm certa relação com o que a empresa já faz;
- não relacionada: quando não há relação alguma entre o que a empresa já faz e o novo mercado/produto em que quer apostar.
Para tanto, é necessário que a empresa identifique novas oportunidades, bem como os riscos envolvidos. Também é preciso explorar bastante as possibilidades de novas áreas e contar com parcerias estratégicas de outras empresas para o processo de expansão.
Como aplicar a Matriz Ansoff na sua empresa? Passo a passo
Agora que você já viu o que é Matriz Ansoff, para que serve, os benefícios e as características de cada estratégia, é hora de entender como aplicá-la na sua empresa.
Os passos para isso, no entanto, vão além de simplesmente preencher uma tabela, começando, na verdade, com um bom mapeamento, tanto interno quanto externo.
Confira o passo a passo completo!
- Faça um mapeamento interno: mapear as informações internas da empresa é crucial para poder identificar oportunidades e riscos, além de compreender mais a fundo quais são os pontos fortes e fracos e ter uma visão abrangente do atual contexto empresarial;
- Faça um mapeamento do mercado: depois do mapeamento interno, é preciso olhar para fora para entender como a sua empresa pode inovar, seja no mercado atual, seja em um novo mercado. Essa etapa é fundamental para escolher a melhor estratégia da Matriz Ansoff lá na frente;
- Conheça a reputação do seu produto/serviço: aqui você precisa coletar o máximo de informações sobre como seu produto/serviço está se saindo no mercado e na percepção da sua persona. Isso gera insights sobre suas qualidades e limitações, o que deve ser mantido ou modificado;
- Planeje as ações: com todas as informações obtidas e analisadas nos passos anteriores, agora você já tem a perspectiva através da qual poderá escolher a melhor estratégia da Matriz Ansoff. Feito isso, é colocar todos os seus esforços para expandir seu negócio com mais segurança e oportunidades!
Ganhe tempo para fazer sua empresa crescer!
A Matriz Ansoff é uma ferramenta muito valiosa para oportunizar o crescimento seguro e eficiente de um negócio. Com ela, é possível ter uma perspectiva precisa com a qual trabalhar para traçar uma estratégia de expansão mais palpável e real.
No entanto, para que isso seja possível, os gestores precisam ter uma gestão estratégica de qualidade, capaz de desburocratizar os processos internos a fim de ganhar mais tempo para olhar para as áreas do negócio que podem ser melhoradas e expandidas.
Com o sistema Omie de gestão online, você centraliza os processos administrativos e financeiros da empresa em uma única ferramenta, o que assegura mais liberdade para focar no que realmente precisa, independentemente do segmento de atuação.
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