Metodologia Scrum na prática

Saiba o que é a metodologia Scrum e conheça este guia sobre como implementar esse método na prática.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A metodologia Scrum é uma alternativa muito utilizada quando o assunto é mais eficiência, qualidade das entregas e produtividade da equipe. Isso porque é comumente aplicada por empresas na realização de projetos complexos, com prazos apertados.

Sabemos que a rotina de uma empresa pode reservar diversos desafios para a execução de seus projetos. Nesse sentido, complexidade da proposta, prazos curtos e equipes distanciadas são alguns dos problemas que podem comprometer a qualidade de entrega ou dificultar o andamento do fluxo de trabalho.

Para evitar esse tipo de problema, a utilização de metodologias ágeis é uma ótima alternativa para auxiliar a equipe no gerenciamento de projetos. Ainda, é uma forma de otimizar as tarefas, reduzir o tempo de entrega e melhorar o trabalho em equipe.

Neste artigo, falaremos sobre a metodologia Scrum, que propõe uma nova maneira de pensar a rotina de trabalho a partir de passos simples e intuitivos. Continue a leitura e saiba como aplicar esse método na prática e transformar o dia a dia da sua equipe.

Você já conhece a metodologia Scrum?

O primeiro passo para entender como aplicá-la é saber o que é a metodologia Scrum. Resumidamente, trata-se de uma das metodologias ágeis adotadas para trabalhar com projetos complexos que envolvem muitas pessoas e tarefas ao longo da sua execução.

Na prática, o método divide o projeto a ser realizado em pequenos ciclos de trabalho, chamados de sprints. Assim, são determinados o tempo e as tarefas que devem ser realizadas pela equipe para a resolução de um ciclo específico. O objetivo principal é facilitar o trabalho, a integração da equipe e reduzir o tempo de entrega.

Apesar de ser muito utilizada por equipes que desenvolvem softwares, os princípios da metodologia podem ser aplicados em diversas áreas e nos mais distintos tipos de trabalho. Aqui, inclui-se:

  • estruturação das equipes;
  • reuniões;
  • elaboração de estratégias;
  • comunicação;
  • ferramentas para auxiliar os processos.

A utilização do método Scrum permite a integração e potencialização do trabalho em equipe, acompanhamento constante da evolução do projeto, correções necessárias a cada Sprint finalizado, entregas mais ágeis focadas na qualidade da produção, mais satisfação do cliente, redução dos custos de produção, entre outras vantagens.

Como funciona a metodologia Scrum na prática?

A metodologia Scrum pode se adaptar às mais diversas realidades e cenários, desde equipes mais enxutas até grupos mais segmentados. Para que isso aconteça, é importante que você entenda alguns passos e responsabilidades que devem ser priorizadas.

Tenha uma equipe Scrum

Para que a metodologia Scrum seja colocada em prática, é necessário, primeiramente, contar com um time de pessoas responsáveis por cada parte do processo. Esse passo é muito importante para garantir o sucesso do projeto, já que os profissionais ficarão responsáveis por setores essenciais do desenvolvimento.

Product Owner

É o profissional responsável por determinar quais serão os recursos e funcionalidades necessários, os objetivos do projeto, as prioridades de cada integrante e as expectativas esperadas em relação ao produto final.

Scrum Master

O Scrum Master é o profissional que promove e articula a metodologia Scrum, facilita a comunicação entre a equipe e melhora a eficiência de cada sprint. Normalmente, ele adquire um papel de mediador e age para contornar as dificuldades encontradas da melhor maneira.

Time Scrum

Trata-se da equipe multidisciplinar que vai desenvolver o projeto e entregar os resultados finais, sendo que cada integrante tem autonomia suficiente para reconhecer e corrigir possíveis falhas no processo. Com o apoio do Scrum Master, busca-se cumprir todos os objetivos estabelecidos pelo Product Owner por meio da metodologia Scrum.

Definir qual será a visão do projeto

Um dos primeiros passos para adotar a metodologia Scrum é o planejamento. Aqui, é importante detalhar todas as informações que ajudarão a equipe a manter o foco no objetivo e encontrar as melhores alternativas para alcançá-lo.

Sendo assim, é essencial definir o que será realizado (produto, atividades ou serviços, por exemplo), os prazos, os caminhos para a realização dos objetivos, as tarefas etc.

Product Backlog

Em seguida, será preciso planejar o Product Backlog e determinar quais serão todos os elementos que precisam ser produzidos para a conclusão do projeto, além de todas as funcionalidades que devem ser adicionadas ao produto. Colocar esses itens em ordem de prioridade também pode ser muito útil para a gestão dos processos.

Geralmente, os Product Owners são os responsáveis por priorizar as informações de backlog de produto, que podem ser continuamente alteradas conforme o andamento do projeto.

Colocar em prática os Sprints

Depois de planejar quais serão os Sprints de trabalho, que nada mais é que o tempo necessário para realizar o conjunto de atividades determinado, também é importante pontuar o tempo de duração de cada um deles, quais serão as tarefas incluídas em cada sprint e os seus respectivos responsáveis.

Para colocar em prática os sprints, a equipe pode aderir ao Daily Scrum, às reuniões diárias para feedbacks, troca de informações e gerenciamento geral do projeto. Nesses encontros, pode-se comentar sobre o andamento de cada tarefa ou, ainda, sobre as tarefas realizadas no dia anterior, por exemplo.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Adapte a metodologia Scrum para a sua realidade

Aqui, você conheceu mais detalhadamente as diversas funcionalidades, vantagens e entendeu porque utilizar a metodologia scrum no seu negócio. O método consiste em diversos processos e lógicas aplicadas em pequenos ciclos de trabalho que se repetem até a entrega do produto final ao cliente, com o máximo de qualidade e agilidade.

É possível adaptar os conceitos da metodologia Scrum para praticamente qualquer tipo de negócio ou equipe de trabalho. Para isso, é importante que você entenda não apenas da metodologia em si, mas também conheça intimamente todas as informações sobre o seu negócio.

Uma boa forma de obter esses dados é através de relatórios e análises a respeito da empresa, que trazem dados importantes para a tomada de decisões. Com o Sistema Omie, é possível obter relatórios gerenciais personalizados de qualquer área da empresa em tempo real. Assim, consegue-se ter em mãos informações cruciais, precisas e integradas para que as estratégias sejam mais eficientes.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 19
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Sociedade Anônima: sócios conversando ao redor de mesa
Entenda como se organiza uma Sociedade Anônima e saiba quais as características desse tipo de empresa. Tire suas dúvidas com
nome fantasia: casal em frente a notebook
Saiba o que é e como escolher o nome fantasia adequado para sua empresa.
como manter os clientes engajados
Entenda a importância de durante o processo de implementação de um novo produto ou serviço manter os clientes engajados e