O que é metodologia Scrum?

Metodologia Scrum: entenda o que é e como aplicar na sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O sucesso de um negócio também depende de como é feito o gerenciamento de cada projeto. Afinal, é fundamental saber liderar e dar orientações objetivas a cada colaborador. Por isso, a utilização de métodos como a metodologia Scrum auxiliam as equipes de gestão de projetos e são grandes aliados nesse processo.

É preciso preparar suas equipes para que se familiarizem com todo o conceito do Scrum, utilizando-o no dia a dia de forma clara para que, assim, o método ágil tenha sucesso e reflita na produtividade de todos.

Por isso, neste artigo abordamos tudo o que você precisa saber sobre a metodologia ágil Scrum: do que se trata, como implementá-la em sua empresa e equipes, assim como os resultados obtidos. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 5

O que é metodologia Scrum?

Basicamente, Scrum faz parte da metodologia ágil, definindo-se como um conjunto de estratégias e ações que solucionam certos problemas, sendo muito utilizado com projetos um pouco mais complexos.

Seu principal conceito é finalizar rapidamente e com muita qualidade um projeto, sempre com otimização dos recursos materiais e humanos, para potencializar o trabalho em equipe e, assim, cumprir com sucesso todos os prazos estipulados através de um acompanhamento da evolução do projeto em questão.

Portanto, essa é mais uma metodologia ágil que oferece uma gestão de projetos com objetividade, adaptando as etapas com rapidez e agilidade, como o nome já sugere, sendo conhecida também por metodologia Scrum Agile.

Esse método foi criado pelo desenvolvedor Ken Schwaber e o piloto de avião Jeff Sutherland, que detectou o fato de que não há um modo fixo para pousar um avião, já que o pouso depende de diversos fatores, inclusive externos, que exigem adaptações a cada pouso.

Dessa forma, o piloto identificou que um grande e complexo projeto pode ser visto da mesma maneira, já que envolve várias atividades e colaboradores diferentes para a finalização e cumprimento de um mesmo objetivo. Existe sempre a necessidade de ajustes durante o processo, para lidar com os imprevistos que frequentemente surgem ao longo das demandas.

Foi dessa ideia que a metodologia Scrum foi criada, sendo bastante utilizada no setor tecnológico, chamando a atenção das demais áreas que perceberam o porquê utilizá-la. Desse conceito surgiu a ideia de sprints, ou seja, ciclos de atividades planejados antecipadamente e distribuídos de acordo com a competência de cada equipe que deverá cumpri-los.

Para aprofundar-se mais no tema, entenda com detalhes as Metodologias ágeis: o que são e como aplicá-las?, no Blog Omie, um portal para empreendedores.

Por que aplicar metodologia Scrum na sua equipe?

A principal finalidade da metodologia Scrum é a satisfação do cliente/consumidor final, com foco em uma comunicação clara e transparente, com responsabilidade coletiva para um progresso contínuo.

Estão entre seus objetivos: diminuir o tempo de entrega; se adaptar aos imprevistos que não são controláveis e podem ocorrer, de forma rápida e fácil durante as etapas que fazem parte da produção.

Também, a produtividade em equipe é um dos méritos desse conceito, possibilitando um enorme progresso ao acolher a criatividade e participação dos colaboradores das equipes.

Unindo todo o seu conceito e colocando em prática suas teorias, o Scrum possibilita a agilidade nos projetos envolvidos, eliminando os possíveis problemas (que precisarão de uma prévia análise juntamente com o gestor do projeto) antes que estes sejam irreversíveis.

Conheça alguns dos diversos benefícios da aplicação do Scrum:

  • Desenvolve a criatividade nas equipes e individualmente;
  • Clientes mais satisfeitos com a entrega final do serviço ou produto;
  • Tempo de entrega do produto reduzido;
  • Valorização de cada colaborador da equipe, contribuindo com sua autonomia e auto estima, valores importantes para se formam um profissional competente e produtivo;
  • Transforma projetos complexos em projetos possíveis;
  • Ajuda na colaboração em equipe;
  • Maior eficácia nos projetos;
  • Redução de custos na produção;
  • Melhoria contínua;
  • Aumento do ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Motiva as equipes diariamente;
  • Corrige pequenas falhas com agilidade, otimizando o planejamento;
  • Diminui os riscos em novos projetos.

Onde é possível aplicar a metodologia Scrum?

Apesar de ser mais comum nos segmentos de desenvolvimento de softwares e de tecnologia, o Scrum é uma metodologia aplicável para a gestão de todo e qualquer tipo de segmento do mercado, sendo altamente recomendado para empresas que possuem equipes com papéis estáveis e que não serão modificados durante a execução do projeto em vista.

Assim, é possível aplicar a metodologia em:

Empresas de pequeno, médio e grande porte

Independentemente do tamanho, a metodologia encaixa-se bem para empresas que desejam obter o máximo de aproveitamento de suas equipes de modo a alcançar metas, visando a redução do tempo de entrega e, consequentemente, no rápido retorno do lucro e investimento.

Exemplos de diferentes empresas que utilizam o Scrum:

  • Rede Globo: aplica Scrum em seu site desde meados de 2007;
  • Google: aplicou a metodologia Scrum no desenvolvimento do Adwords;
  • Locaweb: iniciou o uso em meados de 2006, durante o desenvolvimento da PABX Virtual.

Diferentes tipos de projetos

A metodologia Scrum tem uma dinâmica que permite sua utilização por diferentes tipos de projetos, aprimorando a gestão dos mesmos, como é o caso de projetos em modelos organizacionais como nas equipes de Recursos Humanos, Vendas, Marketing, Comercial, Pós-Vendas etc.

A metodologia funciona em ciclos simples que, apesar de assustar quem nunca trabalhou com os conceitos de Scrum, se seguidos corretamente, possibilitam a implementação do método de forma satisfatória.

Esses ciclos são conhecidos como sprints e determinam o período em que cada conjunto de atividades do projeto deve ser concluída. Normalmente, os sprints têm duração de duas a quatro semanas, sendo o prazo médio para o feedback e reflexão.

Cada um dos sprints fornece um resultado completo que deve ser capaz de ser entregue ao cliente, com o menor esforço possível, quando solicitado. Para um melhor entendimento dos ciclos, separamos os passos do processo. Veja:

  • Passo 1: Obter a visão total do projeto;
  • Passo 2: Dividir suas funcionalidades;
  • Passo 3: Definir as prioridades;
  • Passo 4: Dividir em ciclos;
  • Passo 5: Iniciar os ciclos;
  • Passo 6: Revisão dos ciclos.
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Como formar uma equipe scrum?

Para que o scrum seja realizado, é necessário desenvolver um time com pessoas responsáveis por cada processo, que detalhamos a seguir.

Product Owner 

O Product Owner (PO), ou dono do projeto, possui a responsabilidade de visualizar todo o projeto, assim como o que se espera do produto final, para que seja feito o planejamento. Desse modo, é necessário ter clareza sobre qual é o objetivo a ser atingido na finalização.

Como o PO é o representante dos clientes e das partes interessadas, ele deverá se concentrar na parte comercial, sendo responsável pelo ROI. Além disso, deverá traduzir a visão para seu time, validando e priorizando as vantagens.

Scrum Master

É uma das funções essenciais para que o método tenha sucesso em uma empresa, pois o Scrum Master é a pessoa que ajudará os demais integrantes da equipe a entenderem os valores, princípios e funcionamento da metodologia Scrum, sendo visto como um coach e treinador para os times, auxiliando cada membro a desenvolver seu jeito de utilizar os conceitos do Scrum.

É sua função gerenciar a redução de impedimentos do projeto e trabalhar com o Product Owner para maximizar o ROI.

Nas palavras de Jeff Sutherland, “O trabalho do Scrum Master é orientar a equipe em direção à melhoria contínua – perguntar com regularidade, ‘Como podemos fazer melhor o que fazemos?‘.”

Time Scrum

Time Scrum, ou simplesmente equipe, é um grupo de colaboradores com os conhecimentos técnicos exigíveis para desenvolver o projeto em conjunto, desenrolando as histórias com as quais se comprometem no início de cada ciclo. Esse time é o que desenvolverá o projeto, sendo que cada membro possui autonomia para definir ou redefinir as atividades, além de corrigir falhas.

Para atingir essa meta, todos realizam suas demandas com transparência, informando diariamente o status de suas tarefas durante o Daily Scrum.

Mas, atenção: aqui a ideia não é prestar contas sobre o que fizeram, mas, sim, manter os canais de diálogo sempre em dia com seus colegas, se conscientizando de que todos são, de forma igual, responsáveis pelo Sprint.

Fortaleça sua empresa

Utilizar uma metodologia ágil fará a diferença em sua empresa, além de fortalecer a sua marca, edificar o conhecimento de seus colaboradores, promovendo a produtividade e alavancando seus lucros.

Agora que você já entendeu toda a importância e vantagens da metodologia Scrum, que tal aprofundar-se no tema e conhecer como implementar facilmente em seu negócio? Para isso, leia nosso artigo Metodologia Scrum na prática e veja as orientações.

Além de metodologias, utilizar um sistema ERP ajuda no dia a dia do time Scrum. Isso porque o software, com seu sistema 100% integrado, possibilita o acesso a relatórios personalizados, oferecendo precisão de dados que o próprio sistema prepara.

Tudo isso e muito mais em apenas um clique. Entre em contato com nossos consultores e conheça todos os benefícios em utilizar nossos Relatórios Gerenciais: ERP personalizado de gestão | Omie.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
como manter os clientes engajados
Entenda a importância de durante o processo de implementação de um novo produto ou serviço manter os clientes engajados e
escala de trabalho
A escala de trabalho organiza horários de funcionários, promovendo eficiência e equilíbrio. Aprenda a calcular e implementar uma escala eficaz.
Aprenda sobre amortização, seus benefícios e como funciona para facilitar o pagamento de dívidas de forma econômica e eficiente.