O amadurecimento do franchising no Brasil

Veja as tendências de mercado no setor de franquias e as oportunidades para começar a empreender.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Quando podemos definir que o setor de franchising está maduro? Eu diria que quando ele consegue manter-se em crescimento mesmo em um ano cheio de obstáculos e acontecimentos negativos que afetam a economia mundial. Nesta lógica, podemos dizer que o setor de franquias no Brasil já está maduro.

No segundo trimestre de 2021, o ramo de franquias cresceu 48,4%, segundo dados da pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em termos de faturamento, foram R$185 bilhões no mesmo ano. O mercado que mais cresceu foi o de hotelaria e turismo, com um índice de 15,8%. O Brasil atingiu o número de 170.999 unidades franqueadas, incluindo lojas físicas, franquias digitais e outros modelos.

Esses e outros dados demonstram a capacidade de recuperação do setor em um ambiente desfavorável a seu crescimento. Um ambiente pós-pandemia do Covid-19 que afetou visivelmente a economia, com a alta da inflação, redução de empregos, perda de poder de compra de muitos consumidores e diversos outros fatores.

O isolamento causado pela pandemia impulsionou vários negócios digitais de franchising. Veja mais dados nos próximos tópicos sobre o cenário de franquias em 2021 e as projeções para os resultados de 2022. E se quer entrar nesse ramo, conheça uma opção acessível para tornar-se um franqueado. Continue a leitura!

especificidades do mercado brasileiro
Banner Teste grátis agora top

O mercado de franchising em 2021

Os bons resultados e a maturidade do mercado de franchising são atingidos pela dedicação dos dois lados dessa balança: franqueadores e franqueados. Incluindo: serem mais atentos a detalhes, cuidados redobrados e foco na obtenção de resultados.

Para entender melhor, vamos avaliar os números divulgados pela ABF para o franchising Brasil em 2021. Os 5 segmentos que mais cresceram foram: hotelaria e turismo, serviços e outros negócios, alimentação, entretenimento e lazer, casa e construção.

62a2128c7878cbb2aa4ea063 eqiErrIV1SIc8qgM4aX
Fonte: Pesquisa ABF 2021 – 4º Trimestre

Por ficarem mais em casa, muitos consumidores optaram por reformas habitacionais para trazer mais conforto e adaptar o espaço do home office. Mesmo depois de enfrentar crise com o isolamento social, alguns segmentos cresceram impulsionados pelos desejos de quem já estava cansado de só ficar em casa, principalmente em serviços de turismo, lazer e entretenimento.

Em uma média geral, houve uma variação de 5% de crescimento comparado ao mesmo período de 2020. O saldo de unidades abertas e fechadas manteve-se positivo em 9,1%. Ou seja, melhor que em 2020, onde a variação negativa foi de 2,6%, o que significa mais unidades fechadas do que abertas.

Houve maior geração de empregos por sistemas de franquias em 2021 do que em 2020. Um aumento de 12,1% de empregos diretos.

Cerca de 82% das franquias são do modelo de loja física, o que deixa grande o leque de oportunidades para investir em franquias digitais. A maioria das grandes marcas de franchising concentram-se na Região Sudoeste, tendo 46% de um universo das 50 maiores. E as marcas brasileiras estão expandindo seus negócios com franqueados nos Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra e Japão.

Dentre as grandes marcas, as 10 maiores de 2022 foram:

  • O Boticário
  • Cacau Show
  • McDonald’s
  • Gazin Semijoias
  • Ortobom
  • Pit Stop Skol
  • Subway
  • AM/PM
  • Seguralta – Bolsa de Seguros
  • Lubrax +

Essas marcas investiram em ações estratégicas para crescerem. Entre elas: reajuste de preços para repasse dos custos; mudanças de processos e operações do negócio; troca de fornecedores. Os preços tiveram reajustes, em média, de 30% para acompanhar os aumentos de mercado, incluindo o IPCA que foi de 10,06%.

Quais as tendências para 2022?

O resultado de 2021 foi conquistado com a retomada da vida social, liberação das medidas restritivas e retomada do consumo pelos brasileiros. Outro fator positivo foi o aperfeiçoamento das tecnologias e ganho de eficiência para o sistema de franchising.

Em 2022 o cenário esperado é mais otimista com os ganhos de 2021, segundo análise da ABF, o que traz mais segurança para investir, com o setor de franchising em amplo crescimento. Veja os dados esperados para esse ano:

  • Aumento de 9% no faturamento – projetado para mais de R$ 201 bilhões;
  • Aumento de 5% nas redes de franquias para 3.026 modelos de negócio;
  • Aumento de 7% em unidades de franquias – projeção de 182.969 unidades;
  • Geração de 1.481.885 empregos – aumento de 5%.

Alguns setores sempre têm destaque no cenário das franquias brasileiras e isso ainda não deve mudar, porque estão bastante ligados a questões culturais do país, estes setores são: entretenimento, lazer, hotelaria, turismo e alimentação.

Alguns setores foram impulsionados em 2020 e devem permanecer em franca expansão. São eles: delivery, e-commerce e as dark kitchens (restaurantes com atendimento exclusivo para delivery).

Setores que tradicionalmente têm pouco espaço na economia brasileira ganharam mais força para 2022. O principal deles é o setor de franquias na área de tecnologia.

Outros setores promissores são: consultoria de campo híbrida, treinamentos online, negócios sustentáveis, fusões e collabs, multi-franquias, microfranquias e startups. A maioria das startups tem uma ligação muito forte com o ramo de tecnologia, além de trazer uma nova geração de empreendedores para o mercado brasileiro.

Mesmo as franquias que não atuam diretamente com a tecnologia estão usando cada vez mais sistemas de gestão automatizados. Um deles é o Sistema ERP, que permite integrar vários departamentos e automatizar processos para decisões mais assertivas e estratégicas que alavanquem o desempenho do negócio. A forma de pagamento mudou com maior uso de PIX e cartões de crédito exclusivos para compras virtuais.

E os consumidores também amadureceram e estão mais conscientes de suas decisões de compras. O primeiro aspecto é o nível de exigência. Os clientes estão cuidando mais da saúde e querem mais cuidados sanitários na produção e entrega dos produtos adquiridos. Eles estão atentos à qualidade do produto e se atendem às suas necessidades.

A responsabilidade social das empresas também é um fator analisado. Os consumidores estão mais conscientes quanto ao impacto ambiental e à comunidade na qual uma empresa está inserida.

Um terceiro aspecto é o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em meio a golpes virtuais em e-commerce, e-mail e WhatsApp, os consumidores querem segurança dos seus dados pessoais. Estão buscando mais seus direitos e exigindo o cumprimento da Lei. Nesse assunto, franqueadores e franqueados devem estar bem cientes das cláusulas contratuais para atender a LGPD. Assim, evita-se processos judiciais e prejuízos financeiros e de imagem institucional.

O amadurecimento deste mercado abre uma grande porta para o setor de empreendedores e investidores que esperavam uma chance para apostar na inovação e no desenvolvimento industrial e comercial do país. É um passo importante na transformação do Brasil em um país onde é sim possível empreender.

E para quem quer começar agora com baixo custo de instalação, boas projeções de faturamento e com um suporte eficiente, acompanhe nossa sugestão no próximo tópico.

Omie: franquia de tecnologia

A área de tecnologia cresceu 46% em 2021 e a expectativa para 2022 é de um crescimento de mais 8,2%. No ramo de franchising, as empresas de tecnologia têm uma projeção de aumento de faturamento de 9,9% para este ano.

Investir em uma franquia de tecnologia é uma opção que possibilita menor investimento inicial com atualizações automatizadas do sistema e com ganhos em menor tempo. Existem modelos a partir de microfranquias, que podem inclusive serem instaladas em home office.

Seguindo esse ramo de tecnologia, a Omie possui uma plataforma de gestão ERP com armazenamento em nuvem. Conta com opções de microfranquia e franquia padrão que podem ser personalizados à necessidade do empreendedor. A Omie recebeu o Selo de Excelência em Franchising 2022 da ABF, na categoria Serviços e Outros Negócios.

São várias funcionalidades, como o Painel do Contador, emissão automática de nota fiscal eletrônica, gestão de CRM, integração com vários outros softwares, funcionalidades de marketing e e-commerce, e muito mais. Tudo com um suporte rápido e ainda com a Omie.Academy para atualizar seus conhecimentos de gestão empresarial gratuitamente.

Venha para o mundo do empreendedorismo com a Omie. Fale com um de nossos especialistas e agende hoje um teste gratuito de 7 dias!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Banner lateral teste grátis
Conteúdos relacionados
quais as vantagens da inteligência artificial no marketing
A inteligência artificial está impactando positivamente o setor de marketing. Saiba os benefícios da aplicação dessa tecnologia!