Identificar oportunidades faz parte do perfil de quem é microempreendedor e coloca esforços em abrir o próprio negócio. No entanto, para que a empresa prospere e gere lucros, é necessário que o empreendedor assuma, também, o papel de empresário.
Assim, é necessário que o microempreendedor esteja atento a três valores de uma gestão de negócios bem-sucedida: resposta rápida às mudanças, adaptação a novos cenários e custo baixo de operação.
Um dos desafios impostos pelo isolamento social foi a aceleração da transformação digital. Isso tanto para alocar funcionários em regime home office, aderir ao delivery para entrega de produtos, oferecer a prestação de serviços por chamadas de vídeo ou adaptar o local de trabalho para seguir as diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Como é a liberdade econômica no Brasil?
Somam-se aos novos desafios o quadro econômico do Brasil e as dificuldades enfrentadas por uma microempresa. Segundo estudo realizado pelo Instituto Fraser, o país está na 120ª posição em relação à liberdade econômica no ranking global.
A análise incluiu verificação de condições de regulamentação para microempresas, liberdade de comércio internacional, investimentos do governo no empreendedorismo no Brasil, tributação incidente sobre os negócios e estrutura do sistema legal e direitos de propriedade.
Segundo o Sebrae, uma em cada quatro empresas brasileiras fecha as suas portas antes de completar 2 anos. Por isso, é necessário investir tempo em pesquisa de mercado do segmento em que sua empresa está inserida, realizar mentorias com entidades focadas em desenvolver microempresas e aprender sobre gestão financeira.
Neste ponto, a Omie pode auxiliar. Confira nossas dicas sobre como organizar a estratégia financeira da sua empresa com seu contador, conectar e integrar as diferentes frentes da empresa para crescer e como controlar o dinheiro que entra e sai.
Portanto, esteja preparado! Com excelentes profissionais sobre os temas que envolvem a gestão de negócios, a Omie Academy disponibiliza diversos cursos com conteúdos práticos e focados na resolução de problemas de empreendedores de diversos segmentos.
Qual a importância do empreendedorismo atualmente?
O empreendedor é o profissional que mais assume riscos em tempos de incerteza. Neste cenário, a importância do empreendedorismo vem na atuação em três etapas: preparação, resposta e recuperação.
A partir do histórico de momentos de instabilidade da pequena empresa, o dono do negócio pode se preparar para uma condução de crise mais assertiva. Ou seja, tomar decisões baseadas em dados sobre o desempenho do seu negócio nos últimos anos.
Na hora de elaborar a resposta, busque por um plano de negócios que possua o menor investimento. Em um cenário desafiador, procure inspirar sua equipe para assumir riscos.
Por fim, a etapa de recuperação passa por uma desaceleração do crescimento do negócio, que pode vir atrelada a uma reformulação da visão, missão e valores. É importante, neste momento, que o empreendedor demonstre qual o papel da organização na sociedade e na vida de seus clientes.
Como usar a criatividade para construir negócios lucrativos
Outro desafio atual é o de repensar modelos tradicionais. Neste ponto, a necessidade da criação de novos produtos e serviços também poderá ser uma oportunidade para o surgimento de negócios inovadores.
Assim, a criatividade atrelada ao conhecimento de mercado são ferramentas para a construção de soluções. Um dado significativo é o aumento nas buscas das pessoas por “entregas perto de mim”, por exemplo. As informações são do Google Trends.
5 dicas para empreendedores em momentos de crise
Abaixo, separamos cinco dicas para superar os principais desafios da crise:
1. Mantenha contatos e crie parcerias
Aproveite para unir forças neste momento. Procure por negócios que são do mesmo ramo que o seu e proponha soluções complementares, oferecendo um pacote ainda mais completo ao consumidor final com um preço mais em conta.
2. Crie um fundo de reserva
O ideal é que você possua um caixa de, no mínimo, 3 meses. Por isso, é fundamental contar com um sistema de gestão integrado que forneça informações sobre o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber e faturamento em tempo real.
3. Invista no atendimento ao cliente
Cliente satisfeito é a melhor propaganda. Invista em um atendimento personalizado, seja presencial ou através de um canal online. Ofereça diferentes formas de contatar sua empresa e mantenha uma comunicação resolutiva de problemas.
4. Diversifique produtos
Procure desenvolver, pelo menos, duas frentes de atuação. A primeira é a sua principal fonte de renda e como você ganha dinheiro no momento. Já a segunda envolve produtos e serviços secundários que poderão superar a fonte de renda principal, caso seja o objetivo de crescimento, ou substituí-la conforme demanda.
É o caso de restaurantes que oferecem uma experiência diferenciada no estabelecimento comercial e, também, tornaram o delivery algo extraordinário.
5. Trabalho horizontal
Empresas que possuem funcionários autônomos e com “visão de dono” tendem a se recuperar mais rápido. Por isso, invista no desenvolvimento de pessoas, planos de carreira e pacote de gratificações.
Características de um bom empreendedor
Para obter sucesso na jornada empreendedora, é preciso que o microempreendedor procure suporte para se tornar um líder no que diz respeito ao conhecimento sobre mercado e autoconfiança frente à tomada de decisões.
Outro diferencial é ter clareza do real valor do negócio e do propósito da empresa, além de possuir um bom relacionamento com os clientes, funcionários engajados na busca por resultados e um sistema de gestão que fornece agilidade no dia a dia.
E lembre-se de investir na sua própria formação, no aprendizado de ferramentas para gestão financeira e precificação e de monitorar os dados dos diferentes setores da empresa, do administrativo ao pós-venda, para seguir o planejamento financeiro e estratégico estabelecido.