O atendimento ao cliente é muito mais que um conceito ou prática a ser seguida, mas uma necessidade. Atualmente, os clientes buscam uma experiência de compra cada vez mais eficiente e completa, que possa atender às diversas necessidades e, caso seja necessário, possa oferecer todo o suporte e ajuda solicitada.
A empresa deve estar apta a oferecer todo o apoio antes, durante e depois que o cliente faz o fechamento da venda, acompanhando todos os processos desta jornada. Ao longo da trajetória do cliente, é essencial que sejam feitos alguns contatos e interações para garantir a satisfação e fidelização do consumidor.
Por isso, é importante que as empresas saibam quais são as características do atendimento ao cliente, a sua importância, vantagens e, acima de tudo, saiba como implementar ações estratégicas para garantir que o processo seja realizado de forma excelente a fim de surpreender positivamente o cliente. Continue lendo este artigo e descubra como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa.
O que é atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente é a chave para garantir um bom relacionamento com os clientes, além de contribuir para a melhora da percepção de marca da sua empresa. De forma simples, a prática compreende todo o suporte oferecido ao cliente durante as diversas etapas da jornada de compra, respondendo às perguntas e resolvendo os problemas que possam surgir durante o processo.
Vale lembrar que uma característica importante de um bom atendimento ao cliente é a garantia de que todas essas ações serão feitas da forma mais rápida e eficiente possível. Sendo assim, o objetivo geral desta ferramenta é priorizar a experiência do cliente e utilizar estratégias que permitam a satisfação do consumidor no momento de usar o produto ou, ainda, no momento de interagir com a empresa.
Por que é importante ter um excelente atendimento ao cliente?
No mundo atual, o consumidor tem acesso ilimitado a informações sobre os produtos, opções de escolha e parcelamentos e diversos outros detalhes cruciais para a decisão de compra. Neste cenário, o que garante a competitividade da empresa é a oferta de um excelente atendimento ao cliente.
Assim, o consumidor percebe um valor maior agregado ao serviço que a sua empresa oferece, já que ele sabe que pode contar com o seu apoio caso algum problema aconteça durante a jornada de compra. A prática de Customer Success (ou sucesso do cliente) utiliza alguns métodos para fidelizar os clientes, garantindo o sucesso e a durabilidade da parceria.
Vantagens de atender bem aos clientes
Existem inúmeras vantagens para o seu negócio ao oferecer um bom atendimento aos clientes. Antes de tudo, é importante observar que os consumidores buscam solucionar os problemas momentâneos de forma rápida, intuitiva e fácil.
51% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro para ter uma boa experiência de compra, segundo uma pesquisa do Reclame Aqui. Assim, a sua empresa precisa estar preparada para atender satisfatoriamente a estas expectativas.
Desta forma, além de criar uma vantagem competitiva em relação à concorrência e contribuir para a fidelização de clientes, a sua empresa também passará a ser vista como referência no relacionamento com o cliente, aumentando a possibilidade de conquistar novos consumidores. Outras vantagens dessa prática são:
- Indicação de usuários satisfeitos
- Fortalecimento do relacionamento com os clientes
- Aumento dos níveis de confiança e fidelidade
- Melhor conhecimento do público alvo e da jornada de compra
Como melhorar o atendimento ao cliente
O primeiro passo para melhorar o atendimento ao cliente é entender que não basta atender bem ou ser simpático. A principal necessidade do consumidor é encontrar as soluções que ele precisa ou ainda nem sabe que precisa de forma rápida e simples.
Portanto, a ferramenta envolve diversas ações eficientes e profissionais que priorizam a satisfação e sucesso do cliente.
Para isso, a cultura organizacional da empresa precisa estar voltada ao consumidor, com colaboradores dispostos a ouvir, compreender as necessidades e ter todo o preparo necessário para solucionar o problema ou direcioná-lo para para a equipe mais preparada para fazê-lo.
Conheça a seguir alguns princípios básicos para melhorar o atendimento ao cliente e saiba como adotá-los nas estratégias da sua empresa.
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Escute o cliente com atenção
Adotar a escuta ativa é um dos pontos mais importantes do atendimento ao cliente, uma vez que este é, em grande parte, o contato inicial com a empresa. Sendo assim, incentive o exercício da empatia, paciência e do diálogo, já que os atendentes devem fazer perguntas importantes para traçar o panorama geral da situação.
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Tenha rapidez no atendimento ao cliente
É importante que a solução ou, no mínimo, um posicionamento contundente seja oferecido da forma mais ágil possível. Lembre-se que o consumidor não gosta de esperar e uma resposta rápida pode ajudar a encantar este cliente.
Contudo, também é importante deixar claro que a agilidade precisa estar acompanhada da eficiência. Ou seja, não adianta dar um posicionamento positivo, mas não resolver de forma satisfatória o problema. Nesse caso, opte sempre pela transparência e clareza de informações.
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Treine sua equipe
Para oferecer um atendimento de qualidade, a equipe precisa estar completamente alinhada com os processos da empresa, devidamente treinada e com todas as ferramentas necessárias disponíveis para oferecer o melhor desempenho possível.
Por isso, aposte na capacitação constante da equipe de atendimento e tenha a certeza que os profissionais conheçam bem todos os processos e informações necessárias para ajudar o consumidor.
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Realize um atendimento ao cliente personalizado
É importante que cada cliente seja tratado como único, principalmente aqueles que já são fiéis à sua marca e utilizam os seus serviços há um tempo. Este tipo de cliente é essencial para observar e compreender quais são os pontos fortes e fracos da sua marca e quais são as necessidades mais recorrentes dos consumidores.
Assim, para um realizar um atendimento ao cliente personalizado, é essencial entender o público alvo e oferecer um ambiente amigável que busque solucionar as dores de cada consumidor.
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Trabalhe em conjunto com a área de vendas
Apesar de serem áreas distintas, é essencial que os dois times tenham um bom relacionamento para que possam trocar informações e trabalhar de forma integrada. O atendimento precisa conhecer muito bem a área de vendas e vice e versa, uma vez que o cliente passa pelos dois setores continuamente.
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Utilize a tecnologia para ajudar
Contar com as diversas ferramentas tecnológicas disponíveis é uma das ações necessárias para oferecer um bom atendimento ao cliente. A utilização de um CRM online, por exemplo, auxilia na gestão de clientes e fornecedores e melhora os índices de lucratividade e qualidade.
Além de automatizar processos e otimizar o tempo gasto nas tarefas, um software de gestão online possibilita a redução de erros e dos custos operacionais da empresa, já que diversos processos podem ser unificados em uma única plataforma.
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Priorize os clientes e tenha resultados positivos
Neste artigo, você entendeu a importância de priorizar o cliente e oferecer todo o suporte necessário para as diversas necessidades que possam surgir durante a jornada de compra. Por isso, contar com um excelente atendimento ao cliente possibilita diversas vantagens para o seu negócio e contribui para os resultados positivos da sua empresa.
Além de ser requisito fundamental para garantir a competitividade do negócio, a prática também possibilita o bom relacionamento com o cliente e melhora a percepção da marca ao transmitir mais seriedade, profissionalismo e segurança. Sendo assim, conheça 5 dicas para ter um atendimento ao cliente excepcional e transforme a conexão da sua empresa com os clientes.