O que é BYOD e quais as vantagens de implementar na empresa?

Você sabe o que é BYOD? Entenda melhor o significado dessa prática e como pode beneficiar a sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O conceito de BYOD, bring your own device, que significa trazer o seu próprio aparelho, tem se popularizado entre as empresas. Como o próprio nome sugere, essa prática consiste em usar o seu computador no trabalho. 

Dessa forma, se o funcionário se sente mais confortável usando seu laptop e smartphone, por exemplo, para trabalhar, ele pode fazê-lo sem problemas. Mas, um aspecto que não pode ser ignorado é como manter a segurança dos dados nestes casos. Confira a matéria para saber mais a respeito. 

O que é BYOD e qual sua importância?

Como explicado acima, o termo BYOD pode ser traduzido para “traga o seu próprio aparelho”. Basicamente, as empresas permitem que os colaboradores escolham entre usar os dispositivos disponíveis no escritório ou levarem os seus. 

Isso é algo que pode ser conveniente em termos de ter o domínio tecnológico e estar acostumado com o seu computador, além de não precisar transferir arquivos, caso faça uma rotina dividida entre a empresa e trabalho remoto. Existem outros termos que se relacionam ao BYOD:

  • BYOT – bring your own techology: traga a sua própria tecnologia, ou seja, o funcionário tem a autonomia de escolher os programas, plataformas e sistemas que prefere usar.
  • BYOP – bring your own phone: traga o seu próprio celular.
  • BYOPC – bring your own personal computer: traga o seu próprio computador.

O propósito desta prática é proporcionar com que cada integrante da sua equipe adapte os aparelhos de trabalho da forma que melhor lhe convém. O funcionário poderá usar seu notebook com o sistema operacional com o qual está acostumado e isso ajuda a melhorar a produtividade. 

Como surgiu o conceito BYOD – Bring Your Own Device?

Apesar de não ter uma data de surgimento definida, o conceito BYOD se destacou a partir de 2009, quando a Intel começou a incentivar essa prática. A empresa percebeu que o ato de usar o computador pessoal no trabalho ajudava a melhorar a produtividade, pois oferece maior flexibilidade e não requer que as pessoas tenham que aprender a usar outro dispositivo completamente diferente do que já estavam acostumadas. 

Com a transformação digital, que hoje ocupa diversos âmbitos da vida, seja pessoal ou profissional, muitas pessoas agora tem acesso ao mesmo tipo de aparelhos usados no trabalho em casa. Isso é, inclusive, um dos fatores que facilitou a expansão do modelo de trabalho remoto. O mesmo é válido no caso do BYOD. 

Quais as vantagens de implementar o BYOD nas empresas?

Implementar a prática de bring your own device pode ser benéfica tanto para a empresa como para seus funcionários. 

Contribui com a produtividade

Uma das grandes vantagens que o BYOD oferece é a melhora na produtividade. Imagine que você sempre preferiu usar computadores da Apple e já está acostumado com o sistema operacional dela, mas os computadores do escritório são todos equipados com Linux. 

O tempo que você levaria para aprender a usar um novo sistema operacional pode ser dedicado para fazer outras tarefas mais importantes. Além disso, com o seu próprio computador, não é preciso se preocupar em dividir o mesmo aparelho com outras pessoas, dificultando na hora de organizar os arquivos.  

Ajuda a reduzir custos

A adoção da prática BYOD também auxilia com que a empresa tenha uma redução de custos significativa. Ela não precisará arcar com a compra e manutenção dos aparelhos, já que eles são de propriedade dos funcionários. 

Permite uma gestão mais eficiente

Os gestores também se beneficiam com a utilização de seus próprios computadores no trabalho. Isso oferece uma mobilidade maior para que eles possam gerenciar suas equipes onde estiverem. 

Favorece a satisfação dos colaboradores

Como os colaboradores já estão acostumados com o funcionamento de seus computadores pessoais, a prática do BYOD rompe com as barreiras tecnológicas que podem ser bem frustrantes no dia a dia. Isso auxilia com que os funcionários se sintam mais confortáveis com seu trabalho e até mais motivados

Bannner para conhecer o sistema

Quais desafios da implementação do BYOD?

Apesar do BYOD apresentar diversos benefícios, sua implementação também é desafiadora. É preciso considerar as situações que devem ser enfrentadas para evitar problemas futuros.  

Segurança das informações internas

Com o uso de aparelhos pessoais para acessar a rede da empresa, é preciso tomar cuidados extras para garantir que os dados da organização sejam preservados. Dessa forma, é recomendado a criação de uma política de segurança da informação, com regras bem explicadas que devem ser obedecidas por todos. 

Falta de qualificação 

Mesmo utilizando seus próprios dispositivos, o funcionário pode ter dificuldades no uso da tecnologia, principalmente quando diz respeito a programas específicos e implementação de medidas de segurança. Sendo assim, é importante investir na preparação da equipe, oferecendo treinamentos que irão ajudar no desenvolvimento dos funcionários. 

Privacidade dos funcionários 

Ao adotar a prática do BYOD, os dados pessoais e profissionais do funcionário ficam concentrados em um mesmo computador. Para evitar que a privacidade de qualquer pessoa da equipe seja desrespeitada é primordial deixar os arquivos bem  organizados e separados.  

Falta de leis brasileiras

Ainda não existe nada específico na legislação brasileira que regule a prática do BYOD, entretanto, é preciso tomar cuidado para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. O colaborador poder levar o trabalho para a casa em seu computador não significa que os horários estabelecidos no contrato não devem ser respeitados. Pelo contrário, é necessário obedecer a CLT e efetuar o pagamento de horas extras, caso preciso. 

Como implementar o BYOD

Se você deseja adotar a prática do BYOD na sua empresa, é necessário criar um planejamento, em que sejam estabelecidas regras claras em relação ao uso dos computadores pessoais. 

Isso inclui a criação de uma política de segurança, acompanhamento da performance para identificar como o BYOD irá afetar o desempenho e adequação da cultura da empresa. É fundamental incentivar a comunicação e ter um espaço onde os colaboradores se sintam à vontade para sanar suas dúvidas em relação ao BYOD.

Falando em gestão empresarial, vale a pena conhecer mais sobre o conceito Lean. Confira o artigo 12 vantagens da metodologia Lean e siga no Blog Omie!

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
Veja como fazer análise de risco, superar desafios de gestão e transformar ameaças em oportunidades de melhorias e lucros de
Aprenda como fazer a implementação de ERP na sua empresa de maneira simples. Confira um passo a passo explicativo do