Nos últimos anos, o Governo Federal tem empreendido esforços para unificar e padronizar as obrigações contábeis e fiscais, a fim de facilitar a fiscalização e a auditoria.
O projeto SPED da Receita Federal é um representante dessa iniciativa, que une diversas obrigações acessórias, como o ECF (Escrituração Contábil Digital).
Neste guia completo, você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto, incluindo prazos, como entregar e outros detalhes.
O que é ECF?
A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma declaração acessória cujo objetivo é transmitir informações das operações de uma empresa, especialmente as que afetam os valores do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
De forma prática, a Escrituração Contábil Fiscal funciona como um espelhamento do balanço patrimonial da empresa, basicamente um batimento de contas.
É uma forma de apresentar as movimentações da empresa para a Receita Federal padronizadamente, comprovando que a empresa não está envolvida em atos ilícitos.
Esta ferramenta foi instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1422/2013 e criada pelo fisco através do sistema SPED Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital), instituído em 2007 pelo decreto 6022/2007.
Que empresas são obrigadas a apresentar a ECF?
Todas as pessoas jurídicas, inclusive as imunes e isentas, que estejam enquadradas nos regimes de tributação, lucro real, lucro presumido ou lucro arbitrado estão obrigadas a entregar a ECF.
Estão dispensadas de apresentar a ECF:
- optantes do Simples Nacional;
- órgãos públicos, autarquias e fundações públicas;
- pessoas jurídicas inativas.
Qual a diferença entre a ECD e a ECF?
A ECD, um tipo de escrituração, é uma obrigação acessória do SPED que unifica entregas contábeis para o Fisco que anteriormente era realizada por meio de documentos e demonstrativos físicos.
Agora, é realizada pelo sistema e inclui informações fiscais e previdenciárias da empresa.
Já a ECF foi implantada para o ano-calendário de 2014 para substituir a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). Para isso, foi criado um sistema online mais complexo e completo, formado por 14 blocos.
Como a ECF é organizada?
A ECF é estruturada em blocos, cada um com a função de agrupar informações específicas. Saiba mais sobre os Blocos da ECF:
Bloco | Descrição |
Bloco 0 |
CNPJ, Nome Empresarial, Data de Início das Atividades, Regime de Tributação, Outras informações de identificação obrigatórias |
Bloco C |
Plano de Contas da Empresa, Mapeamento para Plano de Contas Referencial, Saldos Mensais da ECD |
Bloco E |
Saldos da Declaração do Período Anterior, Cálculos Fiscais da ECD |
Bloco J |
Mapeamento do Plano de Contas Contábil, Preenchido automaticamente se ECD tiver plano validado |
Bloco K |
Saldos de Contas Patrimoniais e do Resultado, Mapeamento com Contas do Plano Referencial |
Blocos
|
Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado, Apuração do Lucro Líquido (para empresas no Lucro Real) |
Blocos
|
Informações Semelhantes aos Blocos L-M-N (para empresas no Lucro Presumido) |
Bloco T |
Apuração do IRPJ e CSLL (para empresas no Lucro Arbitrado) |
Bloco U |
Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Apuração de IRPJ e CSLL (para empresas imunes e isentas) |
Blocos
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Dados Econômicos e Gerais da Empresa |
Qual o prazo de entrega da ECF em 2024?
O último dia para realizar a entrega da ECF com as declarações referentes ao exercício de 2023 é o dia 31 de julho de 2024.
Qual o passo a passo para fazer a Escrituração Contábil Fiscal no SPED?
Confira o que você precisa saber para preencher e transmitir sua ECF no SPED Fiscal.
- Primeiramente, garanta que sua ECD (Escrituração Contábil Digital) já tenha sido feita. Isso é um pré-requisito para preencher o ECF no sistema do SPED;
- Faça download do programa oficial no SPED ou use um software de gestão;
- Preencha os dados conforme solicitado, respeitando as etapas do sistema;
- Para o conteúdo ser transmitido e validado, é preciso colher as assinaturas digitais do profissional contábil e da pessoa jurídica;
- Faça download do recibo que comprova que o documento foi transmitido via sistema.
Quais erros precisam ser evitados durante o preenchimento?
O preenchimento do ECF pode ser trabalhoso e complexo; por isso, demanda toda a atenção. Veja os principais pontos a se atentar durante o processo:
- Faça um levantamento de todas as obrigações associadas à ECF e normas fiscais previamente. Assim, você já tem uma ideia do que esperar do processo;
- Tenha seus dados corretamente registrados e organizados;
- Garanta que todas as suas notas fiscais de entrada e saída e vendas estão devidamente armazenadas — isso agiliza muito o processo;
- Faça uma revisão periódica dos seus registros fiscais e contábeis;
- Revise atentamente antes de enviar;
- Devido à complexidade do processo, opte por usar softwares de gestão atualizados que simplificam o processo e reforçam a conformidade.
Quais são as sanções para empresas que não enviam a ECF?
Empresas que não apresentam o ECF, perdem o prazo de entrega ou enviam dados incorretos estão sujeitas a penalidades e multas.
Para empresas enquadradas no regime do Lucro Real, as multas são de 0,25% mensais ou fração do lucro líquido, podendo chegar até 10%.
As multas têm um teto de R$ 100 mil para micro e pequenas empresas (faturamento bruto até R$ 3,6 milhões) e R$ 5 milhões para as outras empresas.
Para empresas enquadradas em outros regimes, a multa funciona da seguinte forma:
- 0,5% da receita bruta para empresas que não cumpriram todos os requisitos ao enviar a ECF;
- 5% do valor da operação (com limite de 1% do valor da receita bruta) para os que não enviam ou enviam dados incorretos;
- 0,02% por dia de atraso, sobre a receita bruta.
O que fazer se atrasei o prazo de entrega da ECF?
Se sua entrega está atrasada, o recomendado é enviar quanto antes para evitar as multas diárias e regular a situação da empresa. Isso também evita que seu negócio não tenha certidão negativada.
Otimize a transmissão da ECF com ajuda da tecnologia
Agora que você sabe o que é a ECF e a importância dessa obrigação acessória, entende o peso da organização contábil para evitar atrasos e erros nas entregas de declarações e documentos como este.
Para manter a conformidade contábil e fiscal e ganhar uma vantagem competitiva, ter um sistema unificado de gestão é a melhor decisão para facilitar as rotinas administrativas e ter mais controle do seu negócio.
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