O que é IaaS e como funciona esse tipo de software?

Entenda como funciona o IaaS e qual a importância para a sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O IaaS é um serviço inovador de entrega, atrelado ao cloud computing, ou computação em nuvem, tendência que vem dominando os processos de gestão nos mais diferentes tipos de negócios.

Em linhas gerais, o IaaS funciona como um serviço pago por assinatura, com um valor determinado, entregando recursos essenciais de computação que vão desde o gerenciamento de dados até questões de rede, recursos e armazenamento. É o fim da burocratização e mais agilidade para área da computação!

Muito tem se falado sobre as mudanças trazidas pela transformação digital no mundo dos negócios. Estar a par das novidades é essencial para usar os recursos de maneira efetiva e superar a concorrência.

A Omie é referência neste assunto e tem por missão garantir a integração de processos de forma ágil e rápida. Quer entender melhor como o IaaS garante a agilidade que está faltando para alavancar seu negócio? Continue a leitura!

O que é IaaS e qual sua importância para as empresas?

IaaS, termo em inglês para Infrastructure as a Service, ou em português Infraestrutura como Serviço, é um dos três modelos da computação na nuvem, juntamente com o SaaS e o PaaS.

Nela, os recursos são hospedados em uma nuvem, que pode ser tanto pública, quanto privada ou híbrida, sendo gerenciados por um provedor próprio.

Em outras palavras, a IaaS é um tipo de computação em nuvem no qual a infraestrutura geral, que inclui o armazenamento, servidores e rede, são disponibilizados inteiramente na internet.

E, diferentemente do PaaS ou SaaS, responsáveis pelo gerenciamento de aplicativos, sistemas operacionais, dados, entre outros, a IaaS gerencia os servidores responsáveis pelo funcionamento do SaaS e PaaS.

Dessa forma, facilita o fornecimento e desenvolvimento de recursos que são fundamentais para que a empresa tenha um ambiente sob demanda. Para as empresas, isso acaba oferecendo a oportunidade de trabalhar com menos recursos, garantindo mais economia e menos pessoas gerenciando seu funcionamento.

Como funciona um software de IaaS?

Basicamente, em um modelo tradicional de IaaS, a empresa irá adquirir os serviços de computação, banco de dados e armazenamento de um provedor baseado na nuvem. Um bom exemplo de IaaS é Amazon Web Service.

O sistema IaaS oferece infraestrutura total na computação em nuvem. Isso inclui os servidores, a rede, os sistemas operacionais e, também, o armazenamento. Tudo através de uma tecnologia de virtualização.

Podemos dizer que o sistema IaaS disponibiliza os mesmos recursos de um data center tradicional, por exemplo. Sem ter a necessidade de armazenar, ou gerenciar, fisicamente essas informações.

Vale dizer que as empresas que implementam o sistema conseguem acessar o servidor e armazenamento de forma direta, mesmo utilizando um terceiro software para isso.

Apesar de existirem diferentes tipos de SaaS, o sistema IaaS é um só e, por ser uma tecnologia importante e essencial para conquistar processos mais eficientes, o sistema de infraestrutura pode ser implementado por toda e qualquer empresa, independente de seu tamanho.

As muitas vantagens do IaaS para o negócio

A Iaas oferece muitas vantagens para as empresas. Principalmente as de médio e pequeno porte que buscam consolidar seus negócios. Confira abaixo quais são as principais:

Menos custos

A redução de custos é uma das principais vantagens de usar a Infraestrutura como Serviço. Isso porque, além de não precisar gastar com infraestrutura física, que é um gasto bem significativo, as empresas não precisam pagar pelo o que não usam.

Sem contar que como existe uma escalabilidade, não é preciso adquirir novos aparelhos para executar as tarefas do dia a dia. A IaaS, por ser baseada na nuvem, já oferece tudo o que a empresa necessita segundo a demanda.

Maior eficiência

Com a IaaS os processos se tornam muito mais eficientes. Com todos os recursos necessários de fácil acesso, utilizados sob demanda, as chances de erros são bem menores.

Dessa forma, você consegue atingir seus objetivos com maior eficiência e assertividade. O que acaba se tornando altamente vantajoso, já que consegue contar com processos e respostas mais rápidas.

Melhor produtividade

O uso da tecnologia, por si só, já é capaz de aumentar significativamente a produtividade da empresa e seus colaboradores.

A IaaS torna isso ainda maior. Como os dados e informações podem ser acessados de qualquer lugar, os times conseguem se conectar a infraestrutura e seus serviços de forma simples e rápida.

Mais segurança

Por ser totalmente virtual, a IaaS acaba oferecendo maior segurança na coleta e armazenamento de informações. Quando falamos nas opções de nuvem híbrida e privada, isso se torna ainda mais forte.

O provedor conta com toda a infraestrutura necessária para realizar práticas de segurança adequadas, algo que, muitas vezes, uma empresa não conseguiria certificar, muito menos garantir.

Totalmente escalonável

Como já citamos, a IaaS possibilita uma escalabilidade na qual a empresa pode subir ou descer, conforme sua necessidade.

Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas, principalmente as de pequeno porte, é não conseguir montar uma infraestrutura interna flexível, que acompanhe o crescimento e atenda às demandas.

Com a IaaS, esse problema é solucionado. Nele você encontra a flexibilidade necessária para acompanhar todas as mudanças em tempo real.

Segurança contra falhas

Por fim, a IaaS possui uma vantagem bem competitiva. Ela oferece uma proteção significativa contra as ameaças da web. Antes, as empresas utilizavam espaços físicos para sua base de dados, recorrendo a ela em caso de falhas ou indisponibilidade.

A IaaS chegou para mudar isso. A nuvem, além de armazenar os dados, garante a continuidade das operações e processos em caso de falhas.

Com tantas vantagens, fica claro que a IaaS é uma grande aliada para as empresas. Com ela você garante mais segurança, flexibilidade, agilidade e eficiência necessárias para que o negócio cresça de forma saudável.

Invista na tecnologia do ERP e inove seus processos

A IaaS é uma excelente alternativa para que as empresas reduzam seus gastos e a complexidade na implementação de um servidor, o que pode demandar tempo. Com ela, todos os recursos são disponibilizados para que os negócios utilizem somente o que precisam para ir além.

Assim, ao utilizar a computação em nuvem, você terá um provedor que gerencia toda a infraestrutura necessária para que a empresa possa armazenar e utilizar sistemas, entre outras coisas sob demanda.

Para aproveitar todas as vantagens e inovações tecnológicas do IaaS, é preciso contar com um ERP na nuvem, a solução certa para a sua empresa. Com ele, você garante processos, tarefas e uma gestão mais eficiente, otimizada e produtiva. Solicite uma proposta junto à Omie e tenha a melhor ferramenta de gestão do mercado, 100% online e segura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 43
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
duas pessoas conversando sobre como abrir uma empresa
Se você quer ter o próprio negócio, precisa entender o passo a passo para abrir uma empresa de forma simples
Pessoa fazendo governança de dados.
Tenha uma gestão transparente e mais estratégica com a implementação da governança de dados.
ERP para pequenas empresas

MEI

Você já considerou a implementação de um ERP para pequenas empresas no seu negócio? Ententa as vantagens aqui!