O que é logística empresarial e como aplicar na sua empresa?

Entenda tudo sobre a logística empresarial, qual sua importância e as principais vantagens.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A logística empresarial é um conceito fundamental para a gestão de qualquer empresa. Ela vai garantir que o seu negócio seja executado com maior eficiência nos processos produtivos, através de custos baixos e gerando uma maior lucratividade.

É uma forma de manter a organização, unindo todos os processos, vencendo a volatilidade do mercado e garantindo crescimento constante. Além disso, a logística empresarial melhora a capacidade de atendimento, fidelizando um maior número de clientes.

Portanto, se quer saber mais sobre esta a logística empresarial e como aplicá-la em seu negócio, continue neste artigo. Saiba o que é, de onde surgiu, sua importância, além de um passo a passo para aplicar na sua empresa. Boa leitura!

Bannner para conhecer o sistema

O que é logística empresarial?

A logística empresarial é um conceito da área de administração. Integra todos os processos produtivos das empresas para executá-los de forma eficaz, gerando um menor custo e uma maior eficiência operacional. Parte do conceito é conhecido como logística integrada.

Para entender o conceito de logística empresarial, é necessário mergulhar na história. Este conceito é um nicho da logística que surgiu no início do século passado, a partir de uma estratégia militar. O objetivo era organizar e otimizar a movimentação de tropas, armamentos e munições para garantir a máxima eficiência da operação.

Essa ideia já estava presente em séculos anteriores, como durante a Idade Média, em que a logística era utilizada nos feudos como meio de melhorar o transporte dos alimentos para os armazéns.

Por sua capacidade de melhoria, permanece relevante até os dias atuais, com grandes mudanças nas possibilidades e benefícios – agora maiores graças aos meios digitais e tecnologia.

Qual a importância da logística empresarial?

A prática une uma série de atividades burocráticas e estratégicas, desde a compra dos insumos para criação de um produto ou serviço, passando por todos os processos, até a venda. Ter um bom planejamento da logística empresarial pode fazer com que uma empresa tenha:

  • Transporte;
  • Aquisição de matéria-prima;
  • Processamento de pedidos;
  • Gestão de dados;

Além da importância evidente, é preciso saber como aplicar na prática a logística empresarial, tendo por base os contextos de cada tipo de negócio, seus desafios e modelos de atuação. Confira mais sobre seu funcionamento.

Como funciona a logística empresarial?

Com o cenário da alta competitividade do mercado, a logística empresarial é um elo importante para o seu negócio, pois a prática vai além de apenas cuidar do transporte de mercadorias – diferente da logística convencional.

A logística empresarial envolve diversas etapas da cadeia de suprimentos, o segredo para manter o ciclo de vida de um negócio saudável, e é sinônimo de logística integrada. Se relaciona com diversos fluxos de atividades e informações dos mais diversos setores das empresas, gerando insights e percepções que podem gerar inovação ou soluções antecipadas para possíveis crises.

A logística empresarial produz um bom fluxo para garantir os bons resultados da estratégia. Trata-se de um trabalho de coordenação e cooperação entre partes, liderado pelo gestor.

Garante que haja materiais disponíveis para criar o produto ou serviço, fazendo com que a produção seja constante e com alta qualidade, além de manter uma boa distribuição para os clientes, dentro do prazo e fornecendo uma boa experiência.

Por este motivo, se a logística empresarial é executada por pessoas que entendem o seu potencial, ela tem a capacidade de impulsionar a produtividade do negócio com um baixo custo, melhorando os resultados gerais.

Principais processos

A logística empresarial pode auxiliar estrategicamente uma empresa e possui três processos principais: planejamento, organização de fluxo e o gerenciamento dos processos. Saiba mais:

  • Planejamento: o planejamento é um dos principais processos da logística empresarial. Ajuda a traçar quais as variáveis que fazem parte do funcionamento das operações e a definir as metas do negócio;
  • Organização de fluxo: a logística empresarial auxilia o negócio a criar uma sequência de processos essenciais para garantir que tudo chegue até os consumidores de forma ágil e eficiente;
  • Gerenciamento dos processos: a logística empresarial auxilia um negócio a ter todos os processos mapeados, facilitando tomada de decisões, além de dar visibilidade aos colaboradores, fazendo com que sua empresa tenha um bom desempenho.

Principais funções

Veja quais são as principais funções da logística empresarial que podem otimizar toda a cadeia dos principais processos de um negócio, com processos automatizados em diversos setores:

  • Armazenagem: auxilia na implementação de um local de armazenagem, como um Centro de Distribuição (CD) ou galpão. Considera os pontos estratégicos como as rotas disponíveis, proximidade dos clientes, entre outros fatores importantes do setor;
  • Estoque: essa função automatiza a organização e controle de estoque, fornecendo listas do que está disponível ou não, além de mostrar se é necessário realizar uma compra de matérias-primas;
  • Transporte: ajuda um negócio a definir qual é a melhor sistema para transportadora para realizar a entrega, levando em conta o planejamento de rotas, proximidade, podendo organizar e dar visibilidade de todas as ocorrências durante o transporte de um produto;
  • Cadeia de mantimentos: promove o acompanhamento de processos internos que envolvem o ciclo de vida do negócio, além de indicar fornecedores e transportadoras que se encaixam com o perfil do negócio.

Diferenças entre logística empresarial e convencional

Na logística empresarial, a tecnologia é usada através de ferramentas, como softwares de gestão e dashboards, aumentando o maior controle dos processos e resultados. Já a logística convencional se relaciona apenas com a atividade de transportar produtos, não pensando em uma integração completa dos processos.

As empresas que adotam uma logística convencional tendem a não monitorar métricas, podendo perder dados e insights importantes para o cliente, além de não usar ferramentas modernas de gestão que facilitem a rotina.

Como otimizar esse processo

Como vimos ao longo do artigo, a logística empresarial tem como principal objetivo obter e disponibilizar os produtos ou serviços prestados por uma empresa de forma eficiente, sendo entregue ao cliente com agilidade, na hora certa e na condição ideal.

Garantindo os melhores resultados de um negócio, a empresa deve investir em tecnologia, através do uso de ferramentas, softwares e aplicativos responsáveis pela automatização de processos, integração de áreas e obtenção de dados em tempo real.

Você pode aplicar na prática a logística empresarial com a gestão de estoque, compras e produção da Omie. A ferramenta garante controle de todas as fases do seu processo de produção, sem perder tempo com atividades repetitivas e de forma simplificada!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
o que é packing: mulher segurando caixa em esteira
Packing eficiente é a chave para melhorar suas entregas. Entenda como ele funciona na logística e veja como otimizar suas
gestão financeira para MEI
Descubra a importância de uma gestão financeira para MEI para aumentar a eficiência do seu empreendimento. Aprenda como fazer e