Da aquisição de matéria-prima até a venda, a cadeia de suprimentos é conhecida por sua complexidade. Por isso, funciona melhor quando seus processos estão alinhados. Assim, implementar a logística integrada é um passo importante para conquistar a alta eficiência operacional.
Se você quer conhecer mais detalhes sobre o que é logística integrada, como funciona e suas vantagens, continue a leitura deste conteúdo para descobrir como essa abordagem pode beneficiar seu negócio!
O que é logística integrada?
A logística é uma área dos negócios que lida com o fluxo de produtos, serviços e recursos em uma empresa.
Por ser tão abrangente, existem diferentes tipos de logística, sendo um deles a logística integrada, que propõe uma revolução na forma como o setor funciona. Esse modelo usa a tecnologia para sincronizar os vários processos e etapas de produção de uma cadeia, otimizando assim o controle e a eficiência.
Isso é possível com suporte de sistemas inteligentes, que oferecem uma visão total do negócio e permitem o acompanhamento de tudo o que acontece em tempo real.
Como funciona a logística integrada?
A logística integrada e sua implementação funcionam por meio de suas etapas: o mapeamento dos processos e recursos envolvidos na cadeia e a adoção de um sistema de gestão integrada para coordenar todo o fluxo.
A ideia é que a ferramenta de gestão de logística centralize todas as informações, setores, pessoas e processos envolvidos em um só lugar e faça as conexões necessárias.
Por exemplo, os responsáveis pelo planejamento de compra de insumos vão se comunicar e consultar informações sobre estoque e previsão de vendas pelo sistema, que integrará tudo.
Com esse ecossistema tecnológico, é possível ter mais controle e transparência, além de ganhar maia agilidade em todo o processo, inclusive na prevenção de possíveis falhas.
Qual a importância da logística integrada para uma empresa?
A logística integrada é um conceito importante porque, como o próprio nome indica, a cadeia de suprimentos funciona como uma engrenagem: o êxito de uma etapa depende do sucesso da outra.
Se o estoque funciona bem, mas o transporte não for bem planejado, pode haver atrasos, perdas e outros problemas.
Por isso, planejar esses processos de ponta a ponta é fundamental para agregar mais valor em cada estágio e atingir a alta performance de toda a cadeia.
Essa melhora na produtividade e, consequentemente, nos resultados, é conquistada com a logística integrada aliada à tecnologia.
Principais áreas da logística integrada
De modo geral, existem três principais áreas da logística integrada que determinam a implementação e o funcionamento dos processos. Conheça a seguir:
Administração de materiais
Esse setor é o responsável por processos como:
- controle de estoque;
- compra de matérias-primas;
- negociação e contato com fornecedores;
- controle de qualidade;
- armazenamento.
Movimentação de materiais
Esse setor, por sua vez, cuida do abastecimento da linha de produção. Quando bem gerenciado, a empresa reduz falhas, desperdícios e otimiza o funcionamento. Faz parte dessa área:
- manuseio;
- padronização;
- layout de armazém e boa utilização do espaço;
- segurança;
- controle de inventário e ciclo de vida dos materiais;
- transporte interno;
- embalagem;
- entre outros.
Distribuição
Nessa etapa, temos o transporte externo, ou seja, o trajeto entre a empresa e o cliente final. Essa etapa tem grande influência nos resultados, pois lida com a experiência do cliente e cumprimento de prazos.
Exemplos de logística integrada
Falar de integração dentro da logística é entender que existem diversas etapas nessa cadeia e que cada uma delas tem a sua importância no processo. A comunicação entre todas as etapas é o centro dessa abordagem. Vamos ao exemplo.
Imagine um e-commerce que vende roupas e faz entregas em todo o país. Suas matérias-primas são adquiridas por um fornecedor que não é da mesma cidade.
Gerenciar este negócio envolve:
- Planejar as coleções com antecedência, analisando tendências e histórico de vendas;
- Contatar o fornecedor e negociar preços e prazos de entrega dos insumos, para começar a produção;
- Planejar preço das peças com base nesses custos;
- Avaliar o tempo de entrega do fornecedor e tempo médio de produção para planejar o lançamento da coleção.
Nesse cenário, a logística integrada auxilia as empresas a coordenar essas etapas e controlar prazos, preços e outros detalhes de forma centralizada, favorecendo a tomada de decisão.
Com a cadeia de comunicação logística funcionando de forma integrada, é possível visualizar todos os processos e entender como cada um afeta o outro, identificando e antecipando problemas e falhas.
Quais são as vantagens da logística integrada?
A logística integrada entrega benefícios não só aos negócios, mas também aos fornecedores e aos clientes finais. Confira suas principais vantagens a seguir!
Proporciona vantagem competitiva
Com a logística integrada, os processos se tornam mais ágeis e eficientes. Os clientes estão cada vez mais exigentes e isso também inclui as entregas de produtos.
Entregar produtos no prazo, ou antes, pode se tornar um diferencial competitivo em tempos em que os processos estão cada vez mais digitalizados e ágeis.
Aumento da lucratividade
Com uma logística mais estratégica e inteligente, a empresa tende a melhorar a performance e a qualidade dos serviços oferecidos, o que se reflete nos lucros.
Especialmente com a automação, é possível fazer mais por menos, o que colabora para a produtividade e lucratividade do negócio.
Redução de custos
Por meio da logística integrada, é mais fácil rastrear falhas, desperdícios, retrabalho e outros problemas, o que permite otimizar essas etapas e eliminar custos indevidos.
Uma visão mais estratégica da logística permite a realização de um planejamento operacional enxuto e eficiente, com gastos reduzidos.
Aprimora a gestão
A digitalização e integração da logística torna o processo menos complexo, pois facilita a dinâmica do trabalho, permitindo que o gestor tenha uma visão mais ampla das etapas e, no mais, possa tomar decisões com base em dados concretos.
Aumenta a produtividade
Com a utilização da tecnologia, a quantidade de atividades manuais é reduzida, maximizando o tempo e a produtividade dos colaboradores.
A padronização e a previsibilidade de todas as etapas também torna a empresa mais adaptável e rápida para aprender demandas repentinas sem gerar disrupção na rotina.
Redução de falhas
Como comentamos, a logística é formada por muitos processos encadeados, e falhas podem acontecer. No entanto, a integração e otimização do controle permite identificá-las e corrigi-las, aperfeiçoando o processo produtivo de ponta a ponta e minimizando riscos.
Aumenta a satisfação dos colaboradores da empresa
A melhoria em todas as etapas e a redução de erros aumenta a satisfação dos colaboradores da empresa e tende a colaborar para a melhoria do clima organizacional. Assim, todos os envolvidos são impactados positivamente.
Potencialize seu negócio com a logística integrada
Percebeu como a logística é uma área muito abrangente, sendo parte integrante de muitos empreendimentos? Adotar abordagens otimizadas para gerenciar seu conjunto de ações é essencial para aprimorar os resultados de cada etapa e satisfazer o cliente.
A logística integrada usa a tecnologia a seu favor para unificar processos, automatizar tarefas e otimizar o controle, permitindo que gestores possam fazer análises assertivas, economizar recursos, ter mais produtividade e muitos outros benefícios.
Se você quer ter uma logística mais conectada, eficiente e moderna, conte com um sistema de gestão inteligente e com todas as funcionalidades necessárias para atender as demandas do seu negócio. Conheça o sistema ERP completo para empreendedores da Omie!