O que é manutenção preditiva e qual sua importância para as indústrias?

Saiba o que é uma manutenção preditiva e como implementar. Entenda quais são os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A manutenção preditiva é uma abordagem muito eficaz para a manutenção de equipamentos e máquinas industriais. Ela não só previne desgastes e falhas, como aumenta a vida útil dos equipamentos.

O impacto da manutenção preditiva no dia a dia das empresas é altamente positivo, pois torna as operações mais eficientes, reduz custos e minimiza erros e atrasos no fluxo de trabalho. Muito usada principalmente no chão de fábrica das indústrias, é uma prática indispensável no mercado moderno.

Para saber mais sobre a manutenção preditiva e sua importância, continue lendo este artigo.

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é um tipo de manutenção que utiliza técnicas de monitoramento e análise de dados para prever possíveis falhas em equipamentos e máquinas industriais. Ela permite que sejam feitas correções antes que ocorra uma falha.

Muito aplicada para evitar falhas não planejadas, reduzir custos de manutenção e aumentar o tempo de vida dos equipamentos. A manutenção preventiva utiliza diferentes tecnologias para monitorar o maquinário, colhendo dados por meio de sensores que analisam vibração, temperatura, horímetro, vazão e pressão, por exemplo. 

A partir da coleta e análise desses dados, são identificadas possíveis falhas e feitas as manutenções necessárias dos equipamentos. Isso ajuda a evitar paralisações não planejadas dos aparelhos e a reduzir custos de reparo.

Ao se antecipar a necessidade de um reparo no equipamento, a manutenção preditiva define a confiabilidade dele. A partir da coleta de dados é possível medir o quanto a máquina é confiável em relação à capacidade de continuar produzindo e por quanto tempo.

Muitas empresas de diversos setores utilizam a manutenção preventiva, incluindo indústrias de óleo e gás, energia, mineração, manufatura e transporte. Esse tipo de manutenção é reconhecida como uma das maneiras mais eficazes de prevenir paralisações e falhas na produção industrial.

Qual a importância da manutenção preditiva para as indústrias?

A manutenção preditiva é muito importante para que as operações das empresas funcionem de acordo e se mantenham eficazes. Ela melhora o desempenho dos equipamentos e previne falhas, dessa maneira, consegue manter seus serviços e sua produção funcionando na capacidade adequada.

Veja quais são os principais objetivos da manutenção preditiva:

  • Antecipar necessidade de serviços de manutenção;
  • Maximizar a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, garantir que eles estejam sempre disponíveis para produção;
  • Prever possíveis falhas em equipamentos e máquinas por meio de monitoramento contínuo do seu desempenho e da análise de dados coletados por sensores e outras tecnologias;
  • Reduzir paradas forçadas e desmontagens ou reparos desnecessários.

Podemos dizer que a manutenção preditiva visa prevenir as falhas dos equipamentos e garantir ao máximo a vida útil e disponibilidade dele. Isso, por sua vez, aumenta a eficiência, reduz custos e melhora a produtividade das empresas.

Empresas que possuem essa preocupação e incluem esse tipo de manutenção em sua rotina, na sua maioria, são aquelas que possuem a ISO 9001 como seu sistema de gestão de qualidade. A ISO 9001 nada mais é que uma norma padronizada que comprova a qualidade dos processos de uma empresa. Quem a possui, tem por base a evolução constante dos processos, produtos e serviços.

Manutenção preditiva e preventiva são o mesmo?

Embora tenham semelhanças, manutenção preditiva e manutenção preventiva não são as mesmas. É muito importante saber diferenciar os dois e saber quando aplicá-los, escolhendo a estratégia mais adequada para cada operação.

A manutenção preventiva se define por ser aplicada em intervalos regulares, são inspeções e testes realizados programados, independente da condição do equipamento. O objetivo é prevenir falhas e maximizar a vida útil do equipamento.

A manutenção preditiva envolve a monitorização contínua do desempenho do equipamento e a análise de dados, visando prever possíveis falhas e agendar a manutenção preventiva com base nas condições reais. Ela ajuda a evitar paradas não planejadas.

Vamos imaginar uma frota de caminhões de entregas, por exemplo. Para evitar falhas e manter os veículos em boas condições de funcionamento, a empresa realiza manutenção preventiva regularmente: trocando filtro do motor a cada 10.000 km, verificando os pneus a cada 5.000 km e inspecionando os freios a cada 20.000 km, entre outros. São atividades realizadas regularmente, independente das condições atuais dos caminhões.

Agora, vamos imaginar que essa mesma empresa utiliza um sistema de monitoramento da condição dos motores dos seus veículos. Esse sistema analisa os dados que são coletados através de sensores instalados nos motores temperatura do óleo, consumo de combustível ou pressão do ar e os envia para um software de análise que identifica padrões e anomalias que podem indicar uma possível falha do motor. A partir daí, a empresa pode agendar uma manutenção preditiva antes que o motor falhe.

Esse é um exemplo para mostrar a diferença entre manutenção preventiva e preditiva, que podem ser aplicadas em diversos tipos de equipamentos, em diferentes indústrias e com diferentes tecnologias.  A escolha entre um ou outro tipo de manutenção depende do tipo de equipamento, dos custos envolvidos, entre outros fatores.

Quais as vantagens de implementar a manutenção preditiva?

Podemos considerar que a manutenção preditiva está incluída nas ferramentas de melhoria contínua de uma gestão empresarial de sucesso. Ela traz diversas vantagens para os processos industriais e suas operações:

Redução de custos

A manutenção preditiva ajuda a reduzir custos, pois evita reparos de emergência e substituição de equipamentos danificados. Ela diminui o tempo de inatividade dos ativos, já que a manutenção é feita para prevenir problemas e paradas de produção.

Melhoria da eficiência das máquinas

Melhora a eficiência dos equipamentos, permitindo que trabalhem na sua capacidade máxima. Ao identificar e corrigir problemas antes que eles se tornem críticos, a manutenção ajuda a garantir que os equipamentos estejam sempre em boas condições de operação.

Aumento dos lucros da empresa

Com menos perdas e falhas na produção, a empresa gasta menos e produz mais, aumentando seu lucro.

Contribui com a produtividade

Com equipamentos funcionando em sua capacidade máxima, sem paradas inesperadas, a empresa consegue um aumento significativo em suas linhas de produção. O tempo de reparo dos equipamentos também se torna menor e mais simples, direcionados à sua preservação e não à substituição de peças ou troca total.

Maior segurança dos profissionais 

A manutenção preditiva também pode ajudar a aumentar a segurança dos funcionários e garantir sua integridade física. Ela ajuda a identificar e corrigir possíveis problemas antes de se tornarem um perigo que resulte em um acidente. 

Atende às diretrizes da ISO 9001

As empresas que possuem a certificação ISO 9001 precisam de um planejamento estratégico para buscar a melhoria contínua e a evolução de processos. A manutenção preditiva faz parte dessa estratégia. 

Monitorar e prever

A manutenção preditiva oferece diversas vantagens para as empresas que se preocupam com seus processos. Quando se investe em redução de riscos e manutenção de equipamentos para evitar falhas, isso tudo leva ao aumento da produção e, consequentemente, lucro.

A tecnologia pode ajudar muito nesse processo. É ela que monitora o desempenho de equipamentos e colhe dados que, quando analisados, ajudam a prever possíveis falhas. A partir daí, é feita a manutenção que vai garantir que a produção não sofra paralisações e prejuízos.

Aumente os lucros e diminua riscos automatizando os processos da sua empresa com o melhor sistema ERP para indústria.

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Conheça mais detalhes sobre o Sistema de Informação Gerencial e como ele pode impulsionar o sucesso do seu negócio.
Salário Mínimo: nota de cem reais e moedas de 1 real
Entenda como funciona a lógica por trás do reajuste do salário mínimo, os valores de 2023 e as perspectivas para
Tipos de Franquias: homem com tablet em franquia de alimentação
Entenda mais sobre o universo das franquias de alimentação e tecnologia e escolha em qual investir para obter bons resultados