O que é Mobile First? Entenda seu conceito, vantagens e como aplicar

Entenda o que é Mobile First e como ele pode ajudar a impulsionar o seu negócio online.
Navegação Rápida
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O conceito Mobile First vem crescendo nos últimos anos, assim como a importância da experiência do cliente. Mas, você sabe o que é e como esse conceito pode ajudar a sua empresa a se destacar na internet?

Nesse conteúdo você irá entender melhor sobre o Mobile First, porque ele é importante e como implementar essa estratégia em sua empresa. Vamos começar!

O que é Mobile First?

O “Mobile First” é um projeto utilizado no design e desenvolvimento de site/criação de site ou aplicativos que prioriza a criação para dispositivos móveis antes de considerar outros dispositivos, como computadores ou tablets. 

A ideia central é projetar e desenvolver uma experiência digital começando pelas telas menores e adaptáveis dos dispositivos móveis e, em seguida, expandir essa funcionalidade e para telas maiores, se necessário.

Isso implica pensar no espaço, desempenho e funcionalidade dos dispositivos móveis desde o início do processo de design, garantindo que a experiência do usuário seja otimizada para telas menores, sem comprometer a usabilidade em dispositivos maiores.

Por que o Mobile First é Importante?

É fato que cada vez mais, as pessoas acessam informações, fazem compras e interagem online através de dispositivos móveis. Por isso, atender a essa demanda se torna essencial para alcançar uma audiência que prioriza esse canal.

Assim, em um mercado digital competitivo, investir no mobile first pode representar uma considerável vantagem competitiva diante da concorrência. Mas, esse não é o único motivo que o torna importante. 

Os mecanismos de busca, como o Google, dão preferência a sites otimizados para dispositivos móveis. Sites mobile friendly geralmente têm melhor desempenho nos resultados de busca, o que é importante para a persona e para visibilidade online.

Além disso, em muitas regiões, os dispositivos móveis são o principal meio de acesso à internet. Ter um site ou aplicativo otimizado para celular aumenta a acessibilidade e o alcance do público.

Ou seja, o Mobile First não apenas atende às necessidades atuais dos usuários, mas também se alinha com as tendências futuras e com o marketing digital, garantindo que a presença online seja relevante, acessível e amigável para dispositivos móveis.

Vantagens do Mobile First

Existem diversas vantagens em adotar a abordagem Mobile First, entre as principais podemos citar:

  • Experiência otimizada: começar pelo celular significa criar uma experiência incrível para os usuários de smartphones. É mais fácil adaptar depois para telas maiores do que o contrário.
  • Velocidade e Eficiência: ao focar no celular, você tende a fazer um site mais leve e rápido. O que acaba sendo vantajoso para todos, não só aos usuários móveis.
  • Mais Engajamento: usuários que têm uma boa experiência através do celular tendem a voltar mais vezes ao seu site, aumentando a audiência e as vendas. 

É por isso que o Mobile First é considerado um caminho inteligente para oferecer uma experiência de alta qualidade aos usuários. Com ele, você aumenta o alcance, torna as ações de marketing mais eficientes e melhora seus resultados.

Como Implementar uma Estratégia Mobile First no Seu Negócio? 

Para implementar o Moblie First é necessário seguir alguns passos para garantir que a estratégia dê certo e você consiga os resultados esperados. Confira abaixo quais são os principais passos que separamos para você.

Faça uma Avaliação Inicial da Experiência

Comece por analisar a performance atual do seu site em dispositivos móveis. Nesse momento você deve identificar quaisquer áreas problemáticas, como lentidão ou dificuldade de navegação.

Inicie as Melhorias e Realize Testes

Ao iniciar um novo projeto, busque desenvolver designs responsivos que se adaptem bem a telas menores e possam expandir para dispositivos maiores, sem dificuldades.

Além disso, realize testes frequentes para garantir um desempenho otimizado. Você deve verificar a velocidade de carregamento, usabilidade e como o site aparece nas telas menores.

Otimização de Conteúdo

Outro passo importante é adaptar seu conteúdo, priorizando informações relevantes e simplificando a leitura e interação para garantir uma experiência mais direta com os usuários.

 

Nesse momento também é importante investir no SEO para dispositivos móveis. Garanta que seu site esteja otimizado para buscas em celulares, tablets e outros aparelhos, com design responsivo, carregamento rápido e uma estrutura amigável.

Capacite sua Equipe

É igualmente importante garantir que sua equipe esteja treinada e ciente da importância de implementar e manter estratégias Mobile First em todas as áreas, desde design até marketing.

Isso vai fazer com que a implementação seja mais tranquila e que os resultados esperados sejam alcançados com mais eficiência.

Análise a estratégia

Por fim, não deixe de monitorar as métricas de desempenho em dispositivos móveis e ajuste sua estratégia conforme necessário para garantir uma experiência excelente para o usuário.

Lembre-se que implementar uma estratégia Mobile First requer comprometimento com a experiência do usuário. Por isso, é importante considerá-los sempre que for seguir alguns dos passos citados. 

Exemplos de empresas que adotaram com sucesso uma abordagem Mobile First

Mesmo com o avanço da tecnologia e experiência do usuário sendo colocada como prioridade há algum tempo, algumas empresas saíram na frente e se destacaram ao adotar uma abordagem Mobile First:

  • Instagram: desde o início, o Instagram focou em oferecer uma experiência excelente para dispositivos móveis. Sua interface intuitiva e funcionalidades foram desenvolvidas pensando principalmente nos usuários de smartphones.
  • Uber: a plataforma foi construída inicialmente para dispositivos móveis, priorizando a facilidade de uso em smartphones. Seu aplicativo oferece uma experiência simples e eficiente para solicitar e acompanhar viagens.
  • WhatsApp: o WhatsApp é outro exemplo de aplicativo voltado exclusivamente para dispositivos móveis, fornecendo uma plataforma de mensagens instantâneas simples e confiável, adaptada especificamente para uso em smartphones.

Como você pode ver, essas empresas são grandes exemplos de como priorizar a experiência móvel pode impulsionar o sucesso, atendendo às necessidades e preferências dos usuários.

Adote o Mobile First e Impulsione seu Negócio Online

Priorizar uma abordagem Mobile First é essencial para o sucesso online nos dias de hoje Afinal, essa estratégia impulsiona o engajamento e a satisfação dos usuários. 

Assim, ao concentrar esforços na otimização para dispositivos móveis, é possível alcançar um público mais amplo, melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca e proporcionar uma experiência única aos clientes. 

Se você busca alavancar seu negócio, investir em uma abordagem Mobile First pode ser ideal. E para quem busca soluções ainda mais eficientes, contar com as possibilidades de um ERP pode fazer toda a diferença. Conheça o  ERP para empresas e empreendedores e confira de perto!

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