O que é PDI e como ele pode transformar os resultados da sua empresa?

Saiba o que é PDI e como o Plano de Desenvolvimento Individual pode trazer benefícios e melhores resultados para sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Segundo a psicologia, a motivação é interna a cada pessoa, mas pode ser impulsionada por um PDI bem elaborado. Mas o que é PDI? O método visa contribuir para a formação dos funcionários em diferentes níveis, abordando pontos de melhoria e conhecimento que vão desde processos técnicos até habilidades emocionais. 

Acompanhe neste artigo o que é esse Plano de Desenvolvimento Individual e como ele pode aumentar a produtividade e trazer benefícios para os colaboradores e para a empresa. Veja também as dicas de como elaborar um PDI alinhado com a estratégia do seu negócio.

O que é PDI – Plano de Desenvolvimento Individual?

O PDI é o Plano de Desenvolvimento Individual de uma pessoa, ou seja, é o planejamento de carreira profissional e evolução pessoal, visando desenvolvimento de competências e habilidades. Em uma empresa, o setor de recursos humanos é o responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento do PDI de toda a equipe de colaboradores.

Com base nos objetivos pessoais e profissionais de cada colaborador, são definidas metas a serem alcançadas, alinhando expectativas do empregado e as necessidades da empresa. A empresa ganha maior dedicação da equipe de trabalho e o colaborador sente-se mais valorizado com o apoio da empresa em sua evolução pessoal e profissional.

Como o Plano de Desenvolvimento Individual funciona? 

O PDI pode ser usado para planejar uma transição de carreira, conquistar uma promoção e até para se programar para uma conquista pessoal, seja um mestrado, um casamento ou um intercâmbio.

Esse plano deve ser feito pela área de gestão de pessoas em conjunto com o colaborador, aliando o desejo dele à realidade da empresa, como forma de reconhecimento e investimento em talentos internos para atingir metas e objetivos organizacionais.

Para funcionar, o PDI deve ser implantado com um colaborador que tenha vontade de crescimento e que tenha uma boa avaliação de desempenho. Além disso, na estrutura da empresa, o plano de desenvolvimento deve encontrar um ambiente favorável, com a participação dos gestores alinhada com a estratégia do negócio.

É importante que o colaborador seja acompanhado e direcionado para cumprir as etapas do PDI para persistir em cumprir o planejamento de carreira. Após executar o plano, terá seu bom desempenho reconhecido.

Quais são as vantagens do PDI para a empresa?

São inúmeros os pontos positivos que uma ação com PDIs pode gerar para gestores, líderes e funcionários. Confira abaixo as principais vantagens:

Equipes mais motivadas

Com o PDI, a equipe de colaboradores se sente mais motivada a contribuir com os resultados empresariais. Nota-se que está havendo investimento nos talentos internos e que, conforme o desempenho e dedicação de cada um, é possível crescer profissionalmente.

Aumento da produtividade

Ao investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas, com o engajamento de todos, consegue-se o aumento da produtividade. Os colaboradores se sentem reconhecidos e mais motivados para contribuírem na superação de metas e na entrega de resultados com maior qualidade, capacitados para tal fim.

Definição clara de objetivos e metas

O PDI influencia na melhoria da comunicação interna ao deixar explícitos os objetivos e metas da organização, além de definir bem qual a função de cada um nos processos de trabalho e no crescimento da empresa.

Redução de rotatividade na empresa

A contratação e o reconhecimento de talentos ficam mais assertivos com a adoção do PDI, pois são alinhados com o planejamento estratégico da empresa, desenvolvimento de lideranças e gestão de pessoas. Ao identificar o melhor de cada um e direcionar o perfil adequado a cada cargo, a empresa cresce e o colaborador também.

Melhoria do clima organizacional

Para o PDI funcionar, é importante também que a empresa tenha um plano de cargos e salários bem definidos, e que seja aplicado no reconhecimento do desempenho de cada colaborador. Esse se sentirá recompensado por seu esforço e se empenhará mais em trabalhar para entregar os melhores resultados. O clima organizacional fica mais leve e colaborativo. 

Como criar um Plano de Desenvolvimento Individual? 

Preparamos algumas dicas para auxiliar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual. Confira abaixo!

Definir os objetivos do PDI 

O primeiro passo é saber aonde quer chegar, definindo objetivos de carreira, conforme as habilidades e desejos do colaborador, alinhados com a estratégia da empresa. Por exemplo, se o objetivo for ser promovido a um cargo de gestão, todo o planejamento de carreira será focado em desenvolver habilidades e conhecimento para atingir tal fim.

Estabelecer planos e metas

Com o objetivo definido, é hora de criar metas a curto, médio e longo prazo e planejar todo o percurso para atingi-las.

No exemplo de receber uma promoção, é importante traçar as metas de quais competências técnicas e comportamentais precisam ser desenvolvidas. Deve-se definir o que deve ser feito e um prazo para cada etapa do PDI para atingir o objetivo final.

Definir um cronograma 

O cronograma de atividades do PDI deve ser bem realista e com prazos bem definidos. Não adianta ter prazo e criar um cronograma quase impossível de realizar. É preciso estudar o mercado e verificar quais os cursos devem ser realizados pelo colaborador e em quais datas estarão disponíveis. Além de avaliar a capacidade de aprendizagem e o tempo necessário para cada atividade, conforme o perfil de cada colaborador.

Entender os pontos fortes e fracos

Analisar os pontos fortes e fracos de cada pessoa auxilia na elaboração e cumprimento do PDI. A partir desse levantamento, são definidos os pontos que precisam ser melhorados e ainda o cargo ideal para cada perfil profissional.

Levantar os custos

Com o plano elaborado, é preciso fazer o levantamento de custos de sua execução para incluí-lo no planejamento de pessoal da empresa. Algumas empresas arcam com todo o custo como forma de incentivo e benefício para a equipe. Outras criam incentivos com percentual de investimento, por exemplo, incentivo à pós-graduação de 50%, sendo a outra metade de responsabilidade do colaborador. Nessa etapa, tem que se avaliar qual a capacidade de investimento da empresa para não atrapalhar outros investimentos financeiros e manter o bom funcionamento dos negócios.

Analisar o cenário

Analisar o cenário do mercado, da empresa e da realidade do colaborador impactam em um PDI bem elaborado. Responda às seguintes questões:

  1. Quais os objetivos da empresa?
  2. Qual a capacidade de investimento dos colaboradores?
  3. Quais colaboradores têm interesse em ter um plano de carreira?
  4. Como está o mercado e quais as competências profissionais e pessoais exigidas?

Verifique também outras situações que vão impactar no crescimento da empresa e na motivação dos colaboradores. Conhecendo bem esse cenário, as decisões serão melhores direcionadas e planejadas para o cumprimento de metas.

Coletar feedbacks 

É fundamental coletar feedbacks dos envolvidos no processo do PDI para manter a motivação no trabalho. Avalie o que funcionou e o que precisa ser melhorado. Verifique os resultados alcançados, se estão alinhados com as expectativas dos colaboradores e com a estratégia da empresa. A partir desse feedback, o caminho traçado pode ser alterado e melhorado para conseguir melhores resultados. 

Automatize o processo de PDI na sua empresa  

Para facilitar o planejamento, execução e controle de resultados do PDI, é importante contar com um software de gestão de pessoas. Fica muito mais fácil, principalmente em grandes equipes de colaboradores, para acompanhar o desempenho de cada um.

Por meio de um sistema, pode-se emitir relatórios de acompanhamento e registrar todo o processo de planejamento de desenvolvimento individual. O processo fica mais transparente, pois gestores e colaboradores podem concretizar esse acompanhamento.

Conheça as funcionalidades do sistema ERP da Omie e veja essa e outras estratégias que vão alavancar seus negócios!

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
benefícios do organograma empresarial
Entenda como o organograma empresarial pode ser um recurso que vai alavancar o crescimento sólido da sua empresa. Confira os
Gerenciamento de equipe
Um bom gerenciamento de equipe promove a harmonia, a coerência e a eficiência do time, resultando em maior produtividade e
Cálculo de rescisão, veja um passo a passo
Entenda como funciona o cálculo rescisão e suas diferentes opções, com passo a passo completo!