Com o mundo cada vez mais passando por mudanças em tempo recorde, novas modalidades de empresas vão surgindo e se adaptando ao novo ritmo.
Por esse motivo, é esperado um crescimento cada vez mais rápido de novos negócios, já que a probabilidade de se tornarem obsoletos e serem sugados pela concorrência só aumenta.
É por esse motivo que o negócio escalável vem ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial. De forma simples, trata-se de uma modalidade de negócio em que o crescimento é exponencial, mas não é necessário um investimento tão alto. Sendo assim, é possível ter um maior controle sobre os riscos.
Neste post, você vai entender melhor sobre o que é um negócio escalável, quais são as vantagens desse modelo e como criar um negócio escalável. Acompanhe!
O que é um negócio escalável?
É aquele que apresenta crescimento exponencial sem que seja necessário um investimento na mesma proporção. Ou seja, é possível alcançar bons resultados mesmo com quantidade limitada de investimento ou recursos.
Para que isso seja possível, uma característica marcante desse tipo de empresa é o uso de um novo tipo de tecnologia como elemento central. Dessa forma, é possível a reprodução do produto em grande escala sem que seja necessário um investimento tão alto.
Um exemplo clássico de negócio escalável são os marketplaces. Nesse sistema, você pode criar um site de vendas que integra diversos vendedores espalhados pelo país ou até mesmo pelo mundo.
Todos os custos de produção e envio são por parte dos vendedores individuais, e seu papel se resume a encontrar estratégias de marketing que atraiam clientes para a sua plataforma.
O seu lucro se dá pela cobrança de uma taxa de comissão ou mensalidade dos vendedores. Assim, é possível obter um crescimento exponencial sem a necessidade de um grande investimento.
Características de um negócio escalável
Já citamos a tecnologia como um elemento-chave do negócio escalável, mas essa não é a sua única característica. Conheça agora outros pontos importantes desse modelo de negócio:
Oferta valiosa
O seu negócio precisa buscar solucionar algum problema existente, ou seja, deve vir como uma forma de apresentar soluções a um desejo ou necessidade do consumidor. Pode ser a diminuição da burocracia de algum processo, ou um layout mais limpo e claro, etc. É necessário que traga algum elemento único e inédito a quem o consome.
Custos reduzidos
O negócio escalável possui uma equipe reduzida e uma infraestrutura de baixo custo. Uma forma de fazer com que isso aconteça é por meio da contratação de profissionais freelancers e da automação dos processos da empresa.
Expansão
Uma característica central do negócio escalável é a possibilidade de um crescimento muito mais rápido se comparado às empresas tradicionais. Uma proposta inovadora e o bom uso de novas tecnologias são peças-chave para que isso seja possível.
Logística inteligente
Para que o crescimento seja acelerado, é fundamental que a empresa conte com uma boa logística e tenha domínio total de tudo que acontece dentro dela.
A automatização dos processos é uma característica muito importante nesse caso, já que a utilização da tecnologia certa garante menos custos e muito mais eficiência.
Padronização de produtos
O negócio escalável é recomendado para empresas que possuem um tipo de produto padrão. Isso significa que empresas com produtos personalizados não são indicadas para esse modelo, já que isso requer muito mais investimento.
Ter um bom plano de negócio para a sua empresa é fundamental para que seja possível produzir em grande escala, o que é muito mais fácil com a padronização dos produtos, sem aumentar os custos de produção.
Vantagens de um negócio escalável
Agora que você já sabe o que é um negócio escalável, vamos falar um pouco sobre algumas de suas vantagens.
Aumento do valor de mercado
O crescimento acelerado de um negócio escalável faz com que seja mais provável que seu valor de mercado também aumente, sendo mais fácil atrair investidores do que em empresas tradicionais.
Melhor qualidade de entregas
Torna possível um modelo de entregas mais padronizado e eficiente. O elemento de replicação das atividades garante uma melhoria na performance dos colaboradores com o passar do tempo.
Interesse do público
Por oferecer um serviço que na maioria das vezes não poderia ser ofertado por uma empresa tradicional, esse tipo de negócio geralmente conta com uma boa adesão do público.
Isso, combinado com um bom plano de ação e com a automatização de etapas, garante uma fidelização de clientes de forma muito mais rápida.
Como criar um negócio escalável?
Diante de tantas vantagens, você deve estar se perguntando como criar um negócio escalável. Entenda melhor analisando os pontos a seguir:
Pesquisa de mercado
Para que o negócio tenha êxito, é necessário, antes de tudo, fazer uma pesquisa de mercado e averiguar de que forma sua ideia de empresa viria a solucionar um problema ou atender a uma demanda do consumidor. Se trata de um planejamento estratégico.
Dessa forma, fica muito mais fácil saber como sua empresa poderia oferecer soluções interessantes e inovadoras ao público e consequentemente gerar interesse.
Depois disso, é necessário estabelecer um nicho, assim como pesquisar sobre o tamanho do mercado já existente e da demanda, qual o histórico recente desse tipo de atividade, qual a perspectiva de crescimento, etc.
Modelo de negócio
Em seguida, é necessário estabelecer o modelo do negócio que você quer abrir. Assim, você pode definir toda a estrutura da sua empresa e como fazê-la funcionar da melhor forma.
Existem diferentes tipos de negócios escaláveis para investir. Veja abaixo alguns exemplos:
- Marketplace: um dos modelos de negócio mais escaláveis hoje em dia, seu lucro é gerado pela cobrança de comissão ou mensalidade aos vendedores. Isso possibilita que o negócio cresça de maneira escalável sem a necessidade de grandes investimentos.
- SaaS (Software as a Service): trata-se de um software que resolve uma demanda de seu consumidor. Esse tipo de serviço fornecido por softwares atende um número muito maior de pessoas do que o serviço prestado por seres humanos, então trata-se de um modelo de negócio inovador, ágil e com bastante automação.
- Infoproduto: modalidade que abrange qualquer tipo de produto que agrega informação ou conhecimento ao consumidor final, como cursos EAD.
Estratégia de marketing
Esse ponto é extremamente importante na modalidade de negócio escalável. Uma boa estratégia de marketing fará toda a diferença para o sucesso ou não do seu negócio, já que, por se tratar de uma nova proposta, é necessário captar a atenção do consumidor e saber exatamente como vender sua ideia.
Você pode fazer isso por meio de anúncios pagos, redes sociais, automação de marketing, entre outros.
MVP
Trata-se do pontapé inicial para o funcionamento do seu negócio escalável, e quer dizer mínimo produto viável. Trata-se do lançamento do seu produto ou serviço para que seja validado no mercado, não sendo necessário que já esteja em sua versão perfeita. É uma forma de avaliar os resultados e ver onde é possível melhorar o desempenho.
Negócios escaláveis e o mercado da tecnologia
A tecnologia é um ramo muito favorável para o sucesso de um negócio escalável. Isso se dá pelo fator novidade, já que o uso da tecnologia para a solução de problemas ou atendimento a uma demanda específica é geralmente muito bem recebido pelo público quando realmente funciona.
Além disso, os custos de investimento em soluções tecnológicas são geralmente mais baixos, já que grande parte da atividade é feita no ambiente online.
Empresas de tecnologia são também alvo de grandes investimentos. Isso se dá pelo fato de trazerem algo novo, que instiga o público e possuem ferramentas que podem passar a ser usadas de forma abrangente, como é o caso de empresas startup como Netflix e Airbnb, que começaram pequenas e conquistaram cada vez mais público, tornando-se gigantes no seu ramo.
A nova face do mundo dos negócios
Agora que você já sabe sobre o negócio escalável, não é difícil perceber como ele se trata do futuro do empreendedorismo em vários ramos.
Entender como ele funciona e se esse modelo se aplica à sua empresa pode te fazer obter um crescimento gigantesco sem que seja necessário colocar todo o seu dinheiro no mesmo lugar. Além disso, é possível também investir em franquias de tecnologia promissoras em seu ramo.
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