Pontos pick up estão se tornando cada vez mais populares entre os ecommerces. Isso porque eles oferecem uma solução mais econômica de entrega dos produtos para os consumidores.
Quando você compra algo online fica naquela ansiedade para que o item chegue logo? Ao invés de ficar esperando, pode optar por buscar o produto em um ponto pick up. Confira o artigo para saber mais sobre.
O que são pontos pick up
O termo pick up, que vem do inglês, pode significar pegar ou escolher. Nesse caso, “pegar” se adequa melhor ao que são pontos pick up. Eles podem ser definidos como locais designados por marketplaces e lojas online onde você pode pegar a sua encomenda, ao invés de solicitar a entrega direto na sua casa.
Basicamente, é um ponto de retirada de mercadoria. O que facilita muito no caso de pessoas que moram em endereços onde o correio não faz entregas, por exemplo. Auxilia também as pessoas que trabalham o dia inteiro e não têm como receber a compra em casa, assim, elas têm um lugar para buscá-la, sem demora.
Para que servem os pontos pick up?
Os pontos pick up servem como locais para retirada de mercadoria. Essa é uma solução já adotada por grandes marketplaces como o Mercado Livre. Empresas que possuem lojas físicas como a C&A e a Renner também já adotaram esse sistema. A pessoa faz a compra pelo site e escolhe buscar os produtos na loja que fica mais perto para ela.
Eles têm a finalidade de simplificar a logística de entrega de mercadorias tanto para as companhias quanto para os clientes. Se de um lado, o processo de transporte dos produtos é agilizado, porque não precisa ser feito de casa em casa, do outro, o cliente recebe os itens mais rápido. Mas, para que isso dê certo é necessário ter uma boa gestão de estoque.
Outra vantagem desse sistema, é que é possível gerar mais empregos com a abertura dos pontos pick up, caso seja um ponto exclusivo da sua empresa. Entretanto, para quem preferir há a possibilidade de fazer parceria com estabelecimentos terceirizados, para que eles armazenem e entreguem os produtos quando os consumidores forem buscar.
Como funcionam os pontos pick up?
Os pontos pick up funcionam de forma bem simples. O cliente realiza a compra online, insere seus dados pessoais, escolhe a forma de pagamento e na etapa de entrega escolhe por buscar o item em um ponto de entrega.
Ao inserir endereço, o site deve apontar qual é o pick up point mais próximo para a pessoa. A loja, então, irá enviar o produto para esse local e deve manter o consumidor atualizado, informar se o produto já foi enviado e, obviamente, enviar uma notificação quando ele já estiver disponível para ser recolhido.
Durante a retirada o cliente precisa apresentar um documento de comprovação que aquela mercadoria foi comprada por ele. Por segurança, também costuma ser solicitado uma assinatura confirmando que recebeu a encomenda e o processo está finalizado.
4 vantagens dos pontos de retirada de mercadorias
Contar com pontos pick up é vantajoso em diversos sentidos para uma empresa. Vale a pena considerar os benefícios oferecidos.
1. Reduz custos com logística
O custo com a entrega de produtos pode ser bem alto, seja no caso de entrega própria ou se você usa os correios ou transportadoras. Ao oferecer a opção de buscar a mercadoria em um ponto pick up é possível reduzir estes custos. Basta fazer as contas para perceber a economia.
Por exemplo, em vez de pagar para que 100 produtos sejam entregues em 100 endereços, se metade desses pedidos forem para clientes que escolheram retirar a mercadoria em um ponto de entrega, o trajeto ou número de viagens será bem menor. Afinal, 50 desses produtos serão deixados em apenas um ponto de entrega. Mesmo que você disponibilize vários pick up points, o número de entrega continua menor.
2. Agiliza o processo de entrega
Com a redução da distância do trajeto a ser percorrido e da quantidade de viagens, já que o número de locais para entrega é menor, os produtos também chegam mais rápido. Isso é algo que ajuda, inclusive, a melhorar a experiência de compra do cliente.
As pessoas querem usufruir dos produtos adquiridos pela internet o mais rápido possível. Quando você oferece esta oportunidade, ajuda na satisfação dos consumidores e, assim, aumentando as chances de fidelizá-los
3. Favorece a logística reversa
Comprar um produto online e descobrir que ele não é exatamente o que você queria é uma experiência que frustra muitos consumidores. O processo de troca ou devolução também acaba sendo estressante quando você tem que enviar pelos correios ou transportadora. É preciso embalar o item, etiquetá-lo.
Com os pontos pick up, entretanto, esse processo de logística reversa também é simplificado. Tudo que você precisa fazer é solicitar o estorno ou a troca do item e levá-lo até o ponto de coleta, que irá se encarregar do restante.
4. Auxilia na satisfação do cliente
Satisfação do cliente é um fator chave quando o assunto é vender mais, conquistar credibilidade no mercado e fidelização à marca. Como os pontos pick up ajudam em vários processos, essa é uma maneira de atender as necessidades dos seus consumidores e com isso, deixá-los mais satisfeitos com o serviço prestado.
Respeitar os prazos de entrega continua essencial
Mesmo quando o cliente opta por retirar o produto em um ponto pick up, se a mercadoria já não fica armazenada nesse local, é preciso estipular o prazo de envio e entrega. Analise a logística com cautela para sempre definir prazos que serão cumpridos.
Como mencionado acima, o cliente deseja receber o seu produto rapidamente, ainda mais quando irá pegá-lo em um ponto pick up. Portanto, respeite os prazos, fique atento em cada etapa, antes, durante e depois da venda.
Nisso, entra a importância de ter um gerenciamento de estoque eficaz, para evitar vendas além da quantidade disponível, por exemplo. Aprenda mais sobre o assunto no artigo Controle de estoque: por que implementá-lo na sua empresa.