O pós-Black Friday é um período que também deve ser aproveitado pelos empreendedores, a fim de impulsionarem suas empresas. Para isso, é preciso investir nas estratégias mais adequadas ao modelo de negócio.
Como muitos empreendimentos não conseguem escoar seu estoque por falta de gestão ou por não usarem as melhores táticas de vendas durante esse período, preparamos um artigo especial. Você vai aprender o que fazer para conseguir vender e lucrar mais no pós-Black Friday. Veja a seguir!
Quais as expectativas para o pós-Black Friday?
Há uma preocupação latente dos empreendedores no pós-Black Friday: continuar vendendo após as maiores promoções.
Muitos negócios entendem que, após a data promocional, os consumidores de todos os segmentos vão reduzir os gastos, evitando novas compras. No entanto, é possível melhorar essa expectativa.
No final do ano, nos meses de novembro e dezembro, a grande maioria dos consumidores podem contar com bônus de final de ano, o que aumenta a vontade de gastar e comprar os itens desejados ao longo do ano. E ainda tem quem queira adiantar a correria natalina.
Dessa forma, é um período repleto de oportunidades para os empreendedores aumentarem o faturamento, mesmo após a Black Friday. No entanto, para que isso seja possível, é preciso adotar estratégias de vendas inteligentes.
Como seguir vendendo no pós-Black Friday?
O pós-Black Friday é o período ideal para você traçar novos objetivos, conforme os rumos das suas vendas na Black Friday. Ou seja, é o momento de analisar os números e conhecer seu público de forma mais profunda.
Assim, será possível “ajustar a rota” do seu negócio e seguir rumo ao sucesso, entregando a experiência que seu cliente está buscando. Isso pode envolver preços mais atraentes, promoções exclusivas ou novas oportunidades para adquirir um produto de desejo.
Confira alguns pontos que merecem sua atenção e como você deve agir para que seu negócio obtenha um excelente retorno!
Conte com boas estratégias no pós-venda para queima do estoque
Uma das melhores estratégias é apostar em um pós-venda eficiente, ou seja, mesmo que seu cliente tenha aproveitado as promoções da Black Friday, ele pode ser conquistado mais uma vez.
Para isso, você deve conhecer seu consumidor profundamente. Entender seus hábitos, seus gostos e suas necessidades e, assim, oferecer a melhor experiência de compra possível, ofertando exatamente o que o cliente está buscando, no momento certo.
Além disso, através do pós-venda da Black Friday, você consegue aprender ainda mais sobre os hábitos dos seus consumidores e receber feedbacks. Agradeça sempre a preferência e mostre-se atento a sugestões, críticas e elogios que possam vir até seu negócio.
O uso da estratégia de envio de e-mail após a compra, por exemplo, pode fazer com que seu cliente se sinta à vontade para opinar sobre o produto, serviço, embalagem, entrega, atendimento e qualquer outro ponto importante. E não se esqueça que esse é o momento ideal para oferecer descontos e produtos relacionados à compra anterior.
Outro ponto relevante é em relação às trocas. Seu negócio deve se manter disponível e, no momento que o cliente buscar a troca de um produto, oferecer outros que sejam relevantes e complementares. Aquela oferta que é irrecusável. Isso pode fazer toda a diferença nas suas vendas.
Faça uma gestão eficiente de estoque
A gestão de estoque é um dos pontos mais importantes no período de pós-Black Friday. Apesar de ser uma das dicas mais simples, ela pode fazer a diferença entre a redução e o aumento das suas vendas nesse período.
Com o controle de estoque, você consegue observar diversos aspectos do seu negócio e dos seus clientes, como:
- Características dos produtos mais vendidos;
- Taxas de abandono de carrinho;
- Quantidades vendidas de cada produto (por cliente e por período);
- Promoções de maior sucesso.
Dessa forma, permite-se entender como está funcionando o seu negócio e o que os seus clientes estão buscando, a fim de ser mais assertivo nas promoções.
Use o poder das redes sociais para otimizar sua campanha de vendas
Todos os setores são importantes para a empresa, porém, os resultados só são atingidos quando houver um trabalho em conjunto. Por isso, use o marketing e a divulgação para alcançar mais pessoas. As redes sociais são muito uteis para divulgar os produtos que estão em desconto e aumentar as vendas.
Muitos consumidores compram após a divulgação feita pelo seu influenciador predileto. Nesse caso, é fundamental procurar por pessoas que fazem parte do seu nicho e que realmente usem os seus produtos.
Amplie o período de promoções exclusivas no pós-Black Friday
Todo cliente adora promoções, principalmente se forem relevantes, como um período estendido de Black Friday. Ao manter alguns produtos com o mesmo desconto, você consegue despertar o interesse dos seus consumidores e fidelizá-los.
Além disso, você pode adotar como estratégia de vendas a prática de sorteios e promoções relâmpagos para aumentar o engajamento com o público, fazendo com que eles movimentem o nome da marca.
Outra dica são promoções exclusivas para quem já comprou da sua empresa durante a Black Friday. Ofereça cupons diferenciados para esse público e faça com que ele se sinta especial e volte a consumir de você.
Fidelize os seus clientes
Fidelizar clientes é a prática de fazer com que o cliente retorne ao negócio e realize novas compras, ignorando a concorrência. Ou seja, que ele prefira o seu negócio frente aos outros existentes no mercado.
No entanto, para que isso seja possível, é preciso criar estratégias para que ele seja fidelizado ao seu negócio. Algumas formas de conquistá-lo são:
- Ofertas exclusivas;
- Cupons de desconto;
- Frete grátis;
- Cashback;
- Melhores condições de pagamento;
- Parcelamentos exclusivos.
Dessa forma, você se aproxima do seu cliente e faz com que ele confie em seu negócio, mostrando que nenhum outro vai oferecer as vantagens que o seu está oferecendo, além de vender um produto ou serviço de qualidade.
Mensure seus resultados no pós-Black Friday
Mensurar os resultados não é apenas uma forma de conhecer o seu público, mas também de estratégia de vendas. Ao entender melhor seus clientes, é possível se dirigir a eles de maneira mais assertiva.
Para analisar os resultados do seu negócio, você pode investir no estudo de algumas métricas, como:
- Taxa de conversão;
- NPS;
- Retenção de clientes.
São métricas básicas, porém, eficientes. Isso no que diz respeito a entender a experiência do cliente, as chances de retornar para novas compras e indicar para amigos e familiares.
Tenha um ERP para a sua Black Friday!
O ERP é um sistema de gestão que te a organizar as vendas da empresa e, durante o período da Black Friday, pode ser um aliado para garantir mais resultados e mais clientes.
O sistema ERP da Omie é completo, 100% na nuvem e conta com funções relacionadas a estoque, finanças e muito mais. Ele tem todas as funcionalidades que você precisa para gerir a seu negócio de forma ágil e eficiente.
Portanto, agora que você já sabe o que fazer no pós-Black Friday, não fique de fora! Conheça as soluções Omie para empreendedores e aumente seu lucro!