Power BI: o que é e como funciona?

O Power BI é uma ferramenta para análise e tratamento de dados que pode ajudar a empresa a tomar melhores decisões.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O Power BI é, talvez, a ferramenta de Business Inteligence mais conhecida e comentada. Sua principal função é ajudar o empreendedor a analisar dados para tomar decisões mais acertadas e eficientes.

Apesar de ter ganhado notoriedade nos últimos anos, muita gente ainda não conhece a ferramenta em detalhes e, por isso, acaba não aproveitando todos os seus benefícios. Para ajudar a esclarecer o assunto, preparamos este artigo com as principais informações. Acompanhe!

O que é Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de avaliação e análise de dados da Microsoft. O software pode se integrar com outros sistemas para extrair, consolidar, trabalhar as informações e apresentá-las em dashboards de fácil visualização, sendo um dos principais aliados do Business Intelligence, conceito que engloba o tratamento de dados na tomada de decisões.

Desta forma, o uso da ferramenta vem crescendo à medida que as empresas buscam uma cultura mais data-driven (orientada a dados), onde o objetivo é transformar dados brutos em informações relevantes para a empresa. Além disso, com o aumento na quantidade de informações coletadas o uso dessas ferramentas é essencial, e quanto melhor elas forem trabalhadas, mais benefícios a empresa terá, conhecendo melhor seu público, o mercado e a situação dos negócios.

Qual a função do Power BI?

Realizar o tratamento dos dados e depois analisá-los manualmente é uma tarefa muito complicada, mesmo para equipes experientes e bem treinadas. Assim, o Power BI simplifica esse processo e já oferece as informações bem trabalhadas. A função do gestor ou do time, então, passa a ser extrair insights das análises que o software realiza, para que os dados possam ajudar na correção de problemas ou identificação de oportunidades de negócios. 

Desta forma, o Power BI adianta algumas etapas como a coleta de dados, o tratamento dessas informações e já realiza o cruzamento entre elas, para oferecer melhores análises e avaliações, ampliando a utilização desses dados pela empresa, para melhores tomadas de decisão.

Como o Power BI funciona?

À medida que entendemos mais sobre essa ferramenta, ela se torna mais atraente para empresas de todos os portes e segmentos. Para facilitar a utilização do dados, o Power BI apresenta os seguintes formatos:

Power BI Desktop

Uma das versões do Power BI é Desktop, funcionando como um aplicativo instalado no próprio computador. Este formato lembra muito os outros programas da Microsoft e é através dele que as fontes de dados são conectadas.

É possível exportar as informações para o Powerpoint, facilitando a apresentação para as partes interessadas. Além disso, o Power BI permite a personalização das dashboards criadas, assim como a coleta de dados da internet.

Outro ponto a destacar é a possibilidade de criar narrativas e até linhas do tempo com os dados coletados. Para expandir sua utilização e permitir que as informações fiquem seguras na nuvem, é preciso utilizar também o formato do Power BI Service. 

Power BI Service

Este serviço é um espaço de armazenamento em nuvem que centraliza todos os dados coletados e analisados da empresa, além de consolidar as dashboards criadas pelos gestores. Assim, ao criar uma dashboard ou relatório, ele é atualizado na nuvem e fica disponível para todos os colaboradores, que poderão visualizar, editar e até comentar os materiais. 

A atualização das informações é automática, mas dependendo da quantidade de dados, o processo para seu tratamento e análise pode ser um pouco maior. Apesar disso, em muitos casos o uso do Power BI é gratuito.

Power BI Mobile

Por fim, o Power BI pode ser acessado em celulares e tablets através da versão mobile, que apresenta todas as dashboards e relatórios criados na versão desktop. Assim, em qualquer lugar é possível visualizar as informações da empresa, facilitando a análise dos gestores.

Quais são as vantagens do Power BI?

Com tantos formatos de utilização, o Power BI apresenta diversos benefícios para a gestão da empresa, veja alguns deles:

Integração com outras fontes de dados

Imagine a dificuldade que seria juntar os dados de diversas plataformas manualmente. O processo seria mais lento e dependeria sempre dos colaboradores coletarem as informações e inserirem no Power BI.

Contudo, uma de suas funções é justamente a integração com outras fontes de dados. Assim, o sistema é alimentado automaticamente com as informações, minimizando o processo de migração de dados e agilizando o cotidiano da empresa.

Visualização intuitiva de dados 

O Power BI permite a criação de dashboards personalizadas, além de apresentar de forma clara as informações analisadas. Deste modo, é simples integrar dados de todas as áreas da empresa e até informações de mercado, pois serão facilmente analisadas e apresentadas.

Tradução simples de uma leitura complexa de dados

O Power BI faz a parte mais complicada do processo de análise de dados, tratando as informações rapidamente e apresentando-as de forma simplificada. Isso facilita a avaliação dos gestores, que poderão cruzar os dados, já tratados, para obter novos insights e análises.

Apresentação de dados em tempo real

Por estar ligado na fonte de dados, o Power BI atualiza as informações automaticamente em tempo real, mostrando sempre os dados mais recentes. Isso aumenta a confiabilidade nos números visualizados, pois apresentam a real situação dos negócios.

A tomada de decisão também é facilitada com essa vantagem, pois os dados apresentados são os mais atualizados, permitindo que os gestores decidam os próximos passos baseados no momento presente.

Gestão compartilhada e segura de dados 

O Power BI mantém a segurança de dados ao armazená-los na nuvem, o que também facilita o acesso por todos os gestores e colaboradores. Assim, uma pessoa pode criar um dashboard ou relatório e compartilhá-lo com os demais rapidamente.

Esta é uma forma muito prática de manter todos na empresa atualizados sobre o que acontece ali, além de permitir a análise dos dados por todos os times.

Os dados da sua empresa em um só lugar

É preciso ter dados confiáveis para serem analisados na empresa, assim a tomada de decisão será mais eficiente e trará melhores resultados para os negócios. Uma excelente fonte de informações é o ERP, sistema de gestão empresarial, que reúne as principais movimentações da companhia.

Utilize o Power BI para analisar os dados de todas as áreas da empresa e conte com um ERP online que se integra com a ferramenta para acompanhar tudo o que acontece nos negócios. Conheça a plataforma de gestão online da Omie e tenha benefícios da gestão financeira à gestão de RH.

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
declaração de prestação de serviço
Saiba a melhor forma para preparar a sua declaração de prestação de serviços aqui!
cadeia de valor
Entenda melhor os processos da sua empresa e como eles se relacionam implementando a cadeia de valor.
duas pessoas conversando sobre como abrir uma empresa
Se você quer ter o próprio negócio, precisa entender o passo a passo para abrir uma empresa de forma simples