Preço e valor: você sabe qual a diferença?

Aprenda a diferenciar preço e valor para precificar corretamente os serviços ou produtos do seu negócio.
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Saber diferenciar preço e valor é fundamental na hora de precificar os seus produtos. Para algumas pessoas, eles podem significar a mesma coisa, até mesmo no dicionário são considerados sinônimos. Porém, a definição desses conceitos precisa ser feita com atenção, tendo em vista sua aplicação.

O preço é algo mais objetivo que tem a ver com valores finais e custos que são repassados na hora de vender ou ofertar um serviço. O valor, porém, vai além e agrega outros parâmetros como a qualidade, experiência e até mesmo a conexão do cliente com sua marca ou empresa.

Em meio às mudanças do mercado, é preciso cada vez mais transformar a vida das pessoas para melhor e isso não pode ser registrado em números. Do lado do empreendedor, porém, essas mudanças precisam estar alinhadas dentro do fluxo de entradas e saídas e serem viáveis a boa saúde do negócio.

Cobrar pelo seu produto é ter consciência do que está sendo oferecido, como melhorar e como fazer entregas que tragam um diferencial frente à concorrência. Posicione-se hoje mesmo, e, neste conteúdo, aprenda como diferenciar preço e valor com dicas rápidas para transformar seu dia a dia. Boa leitura!

Entenda a diferença entre preço e valor

Apesar de terem sentidos parecidos no cotidiano, no mundo empresarial estes dois conceitos ganham significados distintos. Por isso, saber o que cada um significa e como cada um pode influenciar no processo de precificação é muito importante.

A diferenciação também é essencial para compreender a lógica de grande parte das negociações, principalmente se for você quem está oferecendo algum tipo de serviço ou produto para o consumidor. Acompanhe com mais detalhes as definições e diferenças, a seguir:

O que é preço?

A definição de preço é a quantia financeira que uma pessoa precisa desembolsar para adquirir certo produto ou serviço. Normalmente, chega-se ao cálculo do preço de um produto depois de considerar diversas variáveis e fatores que envolvem a sua produção, execução e distribuição, além da margem de lucro.

Portanto, o conceito de preço está intimamente relacionado aos valores monetários. Ele pode ser variável, de acordo com as diversas influências externas como a demanda de clientes interessados naquele item específico, escassez de matéria prima, entre outros.

Como exemplo, o preço é aquela quantia financeira que está descrita na etiqueta ou nos anúncios publicitários do item. Muda-se o preço, da mesma forma, conforme épocas ou determinadas datas sazonais, como a Black Friday – dia em que descontos são aplicados para gerar mais vendas.

O que é valor?

O valor é um conceito bem mais subjetivo, definido pelo próprio consumidor, que elenca qual é a importância que aquele item ou serviço representa para a sua vida e quais são os benefícios ou resultados que ele pode trazer. A definição de valor está estritamente relacionada ao nível de satisfação e experiência que o cliente teve com o serviço/produto.

O valor é um conceito comum aos itens de colecionador, por exemplo. Por ser normalmente algo simples, como uma peça de LEGO, esse item pode não ter muito valor para uma pessoa, mas para o colecionador em questão, o item pode ter aspectos afetivos e pessoais. Neste caso, o item acompanha uma experiência diferenciada, uma sensação de exclusividade e diferenciação dos demais.

Qual a diferença entre preço e valor?

Resumidamente, preço é aquilo que o cliente paga pelo produto e valor são os benefícios e resultados envolvidos na aquisição deste item. E, por estarem intimamente ligados, se um item possui um valor elevado para quem o adquiriu, logo, o preço também pode ser um pouco mais elevado.

Neste cenário, entra a lógica do custo x benefício. O cliente considerará se o item vale a pena, apesar do preço mais alto. Outros fatores também influenciam na diferenciação entre preço e valor para o cliente, como o posicionamento da marca, atendimento, experiência e satisfação e reputação da empresa.

Vale lembrar que ambos os conceitos são determinantes nas estratégias de precificação dos produtos e garantem a margem de lucro e o saldo positivo no fluxo de caixa da empresa.

Um bom exemplo são os celulares da Apple, que apesar de terem um preço bem elevado em comparação com produtos similares, contam com consumidores fiéis à marca. Neste caso, os clientes possuem uma percepção de valor alta atrelada aos celulares em função de suas funcionalidades e qualidade.

Qual é a importância do valor para melhorar as vendas?

Ter a definição e diferenciação clara destes conceitos é essencial para que você possa impulsionar as suas estratégias de vendas e melhorar o posicionamento da marca. Construir o preço e o valor de um produto são jornadas completamente diferentes, mas igualmente importantes para definir o sucesso da empresa.

Agregar valor ao produto envolve uma série de fatores. Por isso, é sempre importante tentar observar pela ótica do consumidor e estar sempre bem alinhado com as expectativas do público a respeito do custo x benefício.

Por exemplo, considere que existe um mesmo presente entregue a uma pessoa. Em uma situação, ele foi entregue em uma sacola de plástico, com a logomarca da loja. Já em outra situação, o presente foi entregue em uma caixa decorada, trabalhada e personalizada.

Qual das situações vai gerar um efeito mais impactante? A curiosidade e estímulos visuais contribuem muito para a elevação do valor agregado. Além dos aspectos físicos, através do marketing de conteúdo é possível oferecer informações de qualidade e materiais ricos que agregam ao produto em si.

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Como agregar valor para o seu cliente?

Agora que já ficou claro a diferença entre preço e valor e qual a importância desses conceitos nas estratégias de vendas, veja algumas dicas para você aplicar valor aos seus serviços e produtos, sem necessariamente alterar o preço deles.

O processo de agregação de valor ao seu cliente é influenciado por diversos fatores que vão desde ao seu relacionamento com os consumidores até ao posicionamento de marca da empresa, tornando-a atrativa.

1. Solucione os problemas dos clientes

Quando o seu cliente procura pelos seus serviços ou produtos, a motivação é quase sempre a mesma: ele busca resolver um problema. Por isso, é importante entender quais são os problemas que ele tem e se certificar que o que você oferece realmente soluciona e entrega o que propõe.

2. Entenda a jornada de compra dos seus clientes

Conheça todos os passos que o cliente segue até decidir, por fim, em optar pela sua oferta. Essa trajetória é conhecida como jornada de compra e é representada por um funil de vendas. Nele, o cliente passa por três etapas: o topo, meio e fundo do funil, que correspondem aos momentos de atração, engajamento e conversão do cliente com a sua marca.

3. Construa uma marca forte

Fortalecer a sua marca é essencial para que os clientes comecem a perceber o valor agregado nos produtos. Isso inclui ficar mais atento à reputação da sua marca, ao posicionamento, à qualidade dos produtos, às redes sociais, enfim. Existem uma série de estratégias para que o público esteja mais próximo da marca e se identifique cada vez mais com os valores.

4. Destaque seu diferencial competitivo

A competitividade no mundo dos negócios não é nenhuma novidade. O público conta com uma variedade cada vez maior de oferta de produtos e é essencial que a sua empresa encontre o diferencial competitivo. O que a torna diferente das demais? O que mantém os seus clientes fidelizados?

Essa análise detalhada levará você a definir qual é o diferencial competitivo do seu negócio. Com essas respostas em mãos, será possível elaborar diversas estratégias para agregar valor aos seus serviços, atrair mais clientes e aumentar a percepção da marca.

Foque no valor agregado e potencialize as negociações

Neste artigo, você conferiu as diferenças entre preço e valor e percebeu como os conceitos são indispensáveis no momento de precificar, fechar parcerias e buscar novos clientes. É preciso que o consumidor tenha uma percepção positiva a respeito do valor do seu serviço/produto e saiba compreender o valor agregado que ele traz.

Portanto, é essencial que o seu negócio esteja alinhado com as estratégias para agregar valor à marca e produto para, assim, focar no valor que você entrega aos clientes. Desta forma, você passa a oferecer muito mais que um produto, mas uma solução indispensável que facilita a rotina de qualquer pessoa.

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