Qual a diferença entre multifranqueados e franquias?

Entenda a definição de multifranqueados e o impacto no modelo de negócios da franquia. Aplique as melhores práticas no seu empreendimento!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O modelo de franquias é um ótimo meio para quem está pensando em abrir um negócio, mas busca evitar os riscos que o modelo convencional apresenta. Com mais garantia de sucesso, o sonho de ampliar seu negócio e se tornar um multifranqueado pode não estar tão distante.

Por contar com menos obstáculos do que abrir um negócio do zero, ser um franqueado é, na grande maioria das vezes, uma escolha certeira para novos empreendedores, já que o custo de investimento é menor e a taxa de sucesso é geralmente superior.

Nessa modalidade, você conta com o apoio de uma marca consolidada no mercado, suporte para tomar as melhores decisões, além de visibilidade de um público que já conhece os produtos e serviços oferecidos.

Nesse post, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre franquias e multifranqueados, e como se tornar um multifranqueado oferece inúmeras vantagens para você que está no mundo dos negócios. Essas diferenças são essenciais para que você entenda qual melhor modelo de investimento e como esse será implementado. Acompanhe!

O que são multifranqueados?

Multifranqueados são aqueles empreendedores que administram mais de uma unidade de franquias da mesma marca ou grupo, ou seja, novas lojas de uma mesma marca em diferentes pontos.

Segundo dados de 2019, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 31% das unidades de franquias do Brasil já fazem parte do modelo de multifranquias, o que indica uma tendência crescente – e de sucesso – no cenário nacional.

Existe também o modelo ‘‘store in store’’, que se trata de uma loja dentro de outra loja, como é o caso da abertura de uma sorveteria dentro de um restaurante, por exemplo, desde que sejam da mesma marca ou grupo.

Esse tipo de estabelecimento pode ser muito lucrativo, já que passa a oferecer mais de um serviço no mesmo local, o que diminui gastos operacionais, garantindo a ampliação das possibilidades de consumo para um cliente que já está ali.

Um ponto importante para a expansão de uma franquia é o sucesso da sua primeira unidade, ou seja, ser um multifranqueado significa ter tido a capacidade de administrar bem o primeiro negócio e, por esse, motivo ter condições para expandi-lo, com uma atuação segura e determinada.

Qual a diferença entre multifranqueados e franquias?

De forma simples, o que você precisa saber antes de comprar uma franquia é: a multifranquia se trata da expansão de uma franquia para mais unidades, que ainda pertencem à mesma marca ou grupo da franquia inicial, mas que ampliam o campo de atuação do franqueado.

Por ser um modelo de negócio com mais chances de dar certo, já que a estrutura da marca já vem pronta em muitos aspectos, é mais fácil obter sucesso na primeira franquia se comparado à abertura de um negócio do zero, desde que com uma boa gestão.

Por esse motivo, os donos de franquia tendem a explorar o nicho onde conseguiram se estabilizar e abrir mais unidades, já que com uma melhor visão de mercado é possível otimizar a logística e negociações com fornecedores, por exemplo, o que pode diminuir bastante os gastos e aumentar a produtividade cada vez mais, gerando mais lucro.

5 vantagens de ser um multifranqueado

Como citamos anteriormente, existem muitas vantagens em ser um multifranqueado. Vamos listar algumas delas:

Maior faturamento

Esse fator é inegável, já que com a expansão do negócio o lucro também tende a aumentar. Não se pode perder de vista, portanto, que isso apenas será possível com uma gestão responsável e eficiente, o que provavelmente já é o caso se a primeira franquia foi um sucesso em seu ramo.

Ganho de mais experiência

Com a experiência da primeira franquia e abertura de outras unidades, o multifranqueado já tem uma noção melhor do que fazer e daquilo que funciona ou não para o seu negócio. Levar em consideração o que deu errado ajuda na tomada de decisões mais acertadas no futuro.

Expansão do negócio

Essa é a maior razão para ser um multifranqueado, já que a expansão do seu negócio pode ser a maior recompensa de todo o esforço colocado para que a primeira franquia desse certo.

Essa expansão deve ser feita com cautela, buscando sempre manter ou aumentar o padrão de qualidade estabelecido pela primeira unidade.

Gestão mais estruturada

Com a expansão da franquia, o multifranqueado passa a contar com uma gestão mais estruturada e profissional, podendo ter um time de RH, equipes administrativas e o financeiro.

Isso faz com que o fluxo de trabalho seja melhor e reduz custos com problemas desnecessários, além de garantir uma conduta mais séria e profissional em todos os momentos, desde a produção até o pós-venda.

Domínio do seu ramo

Sendo um multifranqueado de sucesso, é possível dominar o ramo do seu negócio e se tornar muito reconhecido em seu meio, seja por bons meios de divulgação ou por indicação de outros clientes.

Como se tornar um multifranqueado?

Antes de expandir seu negócio e se tornar um multifranqueado, é preciso ter em mente que o nível de sucesso obtido na sua primeira franquia é determinante para saber se é o caso ou não de abrir mais unidades.

Caso tenha encontrado muitos problemas que ainda não foi capaz de solucionar, ou se não estiver tendo o lucro que deseja com a primeira unidade, talvez seja o momento de buscar resolver essas questões antes de expandir.

Um bom multifranqueado é, antes de tudo, um gestor de sucesso, envolvido em todos os setores da empresa e acompanhando de perto suas falhas e conquistas. Dessa forma, possuirá expertise na gestão da franquia, o que poderá ser aplicado em unidades futuras.

Além disso, é necessário levar em conta, também, questões logísticas, como obter o aval da rede franqueadora, analisar custos com mão de obra, material, funcionários, espaço físico e demais responsabilidades que passam a ser assumidas no momento de abertura de outras unidades da franquia.

Se torne um multifranqueado agora mesmo

Com tudo que foi dito fica claro que, se atrelado a uma boa gestão de negócios, esse modelo tem tudo para ser sinônimo de sucesso. É por esse motivo que franquias e multifranquias estão cada vez mais em alta no mundo dos negócios.

Esses tipos de empresas passam mais segurança e estabilidade, possibilitando a expansão do negócio de forma mais tranquila. Independente do estágio em que você esteja, aprender como passar de franqueado para multifranqueado e as vantagens dessa modalidade é ser capaz de expandir o seu negócio e o do franqueador.

A Omie oferece um sistema de franquia de tecnologia que conta com todo o suporte necessário para que você também se torne um multifranqueado de sucesso sem ter que investir tanto do seu próprio bolso em seu primeiro negócio. Invista em um dos maiores mercados de franquias agora mesmo!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 80 1

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
o que é packing: mulher segurando caixa em esteira
Packing eficiente é a chave para melhorar suas entregas. Entenda como ele funciona na logística e veja como otimizar suas
gestão financeira para MEI
Descubra a importância de uma gestão financeira para MEI para aumentar a eficiência do seu empreendimento. Aprenda como fazer e