Quando oferecer o frete grátis e como fazer toda a gestão?

Descubra como oferecer o frete grátis na sua empresa e como realizar os processos que envolvem essa estratégia essencial
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você quer saber como oferecer frete grátis? Então, este conteúdo é para você! Você pode não saber, mas as lojas com frete grátis são as mais escolhidas pelos consumidores. Além de ser uma vantagem para os seus clientes, o frete grátis pode ser uma excelente estratégia de vendas. Quer saber mais? Continue lendo!

Quem trabalha com venda on-line sabe que existem inúmeras concorrências e que, em alguns momentos, pode ser difícil se destacar, a menos que você possua consumidores fiéis e ótimas estratégias para impulsionar o crescimento do seu negócio, certo?

É aí que entra o famoso frete grátis. Ele é um dos maiores diferenciais para os consumidores e, em determinadas épocas do ano, acaba se tornando o fator decisivo para a compra. Mas, como oferecer frete grátis, de fato? Confira a resposta aqui!

Banner Teste grátis agora top

Gestão de frete grátis: como fazer?

Talvez você ache que todo esse processo é bem complexo e complicado, mas na verdade ele é bem mais simples do que você imagina. Vamos te explicar melhor e com detalhes para você entender e ser uma das lojas que oferecem frete grátis.

Antes de mais nada, você deve saber que a venda on-line está diretamente ligada à expectativa do cliente. Isso quer dizer que ele tem certas esperanças sobre o produto que está aguardando para receber.

Saber como gerenciar o fluxo de compra e todas as etapas que envolvem o processo até que o produto chegue às mãos do cliente é essencial para que os resultados dessa compra sejam positivos, melhorando e aumentando a percepção sobre a qualidade dos seus produtos.

Algumas dicas do que você pode fazer para gerenciar corretamente o seu estoque e começar a oferecer o frete grátis no seu negócio são:

  • Ter uma visão ampla dos gastos com o produto;
  • Ter uma média de preços para oferecer o frete grátis;
  • Crie uma planilha com todas as questões que envolvem esse benefício: localização, transporte, quantidade de itens, entre outros;
  • Conte com sistemas automatizados.

Não esqueça que é essa gestão que vai evitar atrasos e problemas no processo de entrega do produto até o cliente.

Quer entender mais sobre essa gestão? Conheça o curso: Como Otimizar seu Frete | Omie.Academy.

Saiba o melhor momento para oferecer frete grátis

Não é porque os clientes gostam do frete grátis que você tem que oferecê-lo sem questionar alguns pontos antes, não é? Explicamos logo abaixo.

Segundo dados de um levantamento do Reclame Aqui, cerca de 64% dos consumidores desistem de finalizar a compra por conta do frete. Ou seja, quem oferece o frete grátis tem mais chances de converter essas pessoas.

Contudo, lembre-se que você precisa vender e lucrar com isso. Sendo assim, é preciso criar estratégias para poder utilizar o recurso ao seu favor e não deixar que isso se torne um problema.

Uma das coisas que você pode fazer é analisar como os seus concorrentes estão se comportando. Quais os produtos ou condições necessárias para ganhar o frete? Você pode se inspirar até mesmo em outras lojas com frete grátis, para ter uma ideia.

Com base nisso, você terá uma ideia se vai valer a pena ou não oferecer esse benefício aos seus clientes.

Outra alternativa é se organizar para oferecer o frete grátis em momentos específicos, por exemplo:

  • Datas comemorativas: Dias das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças. São ótimos eventos para movimentar as vendas;
  • Campanha de marketing: oferta relâmpago sempre atrai novos consumidores;
  • Fidelização ou recuperação de clientes: compre tal item e ganhe frete grátis;
  • A partir de um valor, para estimular o aumento do ticket médio: por exemplo, acima de R$ 130,00 em compras, ganhe frete grátis;
  • Em itens selecionados: por exemplo, itens de cozinha;
  • Para regiões específicas: isso pode funcionar principalmente nas capitais.

É possível combinar essas estratégias ou utilizá-las de forma individual, sempre alinhando-as às outras do negócio. É importante que o setor de vendas, marketing e financeiro estejam de acordo com o assunto.

Negocie com transportadoras

Embora seja bem vantajoso oferecer o frete grátis para os clientes, na prática ele não sai de graça para a empresa. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar o negócio e muito menos os clientes.

Um dos pontos mais importantes é negociar com as transportadoras responsáveis pela entrega. Pode ser complicado no início convencer as empresas de transporte a fornecer algum desconto para você, afinal, são muitas questões envolvidas.

Você pode firmar um contrato de exclusividade com elas, para garantir o acordo e as vantagens, bem como criar tabelas com os fretes de cada produto, volume e distância a ser percorrida.

Caso não consiga fechar uma parceria assim, é possível fazer uso de outros meios de entrega. Por exemplo, dependendo do produto e destino de entrega, pode sair mais em conta a entrega realizada por motoboys. Os Correios também podem ser uma opção.

Use ferramentas a favor da gestão do frete grátis

Você já sabe que é muito difícil administrar uma loja on-line, e até mesmo física, sem utilizar soluções tecnológicas, certo?

Isso também vale para a gestão do frete grátis. Quando você começa a usar ferramentas na área de logística, por exemplo, consegue gerenciar e ter uma visão ampla de todos os processos relacionados ao recebimento e envio dos produtos, tudo isso de forma instantânea.

Sem contar que elas também facilitam os cálculos referentes à taxa do frete, considerando os valores das transportadoras e as variáveis dos produtos. Além de automatizar a busca pelos melhores preços, coleta, armazenamento e envio dos produtos.

Existem muitas outras vantagens de contar com boas ferramentas de gestão, tanto para o frete quanto para o negócio no geral.

No curso Ferramentas Para Vender On-line | Omie.Academy você encontra várias dicas e ferramentas que vão te ajudar a tornar as vendas mais assertivas. Confira!

Faça gestão de estoque

Como você viu, as ferramentas de gestão são fundamentais e podem ajudar muito a disponibilizar o frete grátis em seu negócio. Contudo, nenhuma delas vai funcionar se a gestão de estoque não for otimizada e nem estar preparada para as demandas que surgem com esse tipo de frete.

A gestão de estoque é muito importante para o crescimento e sucesso do seu negócio. Com ele otimizado, você reduz custos, melhora o desempenho das equipes e os processos também.

Aqui na Omie, você encontra muitas ferramentas que vão te ajudar com isso! Contamos com diversos softwares que tornam a gestão de estoque mais fácil e descomplicada.

Conheça a Gestão de Estoque, Compras e Produção | Omie e aproveite todas as funcionalidades e vantagens que só nós oferecemos!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Empresária pesquisando o que é NFS-e nacional
Veja o que é NFS-e nacional e como ela simplifica a emissão de NF de serviços, trazendo mais agilidade e