Relatório financeiro: o que é e como fazer

Saiba tudo sobre relatório financeiro e como ele pode ajudar os seus clientes a tomarem decisões mais acertadas.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre relatório financeiro, certo? No entanto, você sabe de fato o que é e qual a sua importância para a sua empresa e a de seus clientes? ‍

Muito mais do que apenas um simples documento de dados, ele é um guia para auxiliar e facilitar a tomada de decisões e planejamento nas organizações. Descubra e aprenda mais sobre os relatórios financeiros e todos os benefícios que ele pode trazer aos seus clientes. 

O que é relatório financeiro? 

Um relatório financeiro é uma junção de dados e informações de um período pré-determinado para analisar o que deve e precisa ser feito em relação às transações de um negócio. 

A principal função dos relatórios financeiros é oferecer análises de dados como base para facilitar a gestão do negócio, auxiliando na tomada de decisão e no desenvolvimento de novas estratégias. Quando realizados de maneira correta, eles são altamente efetivos e confiáveis. 

Qual é a importância do relatório financeiro para empresas?

O relatório financeiro possui grande importância para as organizações. Ele é muito mais que um documento para análise de dados. Isso porque oferece muitas vantagens para os empreendimentos dos seus clientes. Entre elas, destacamos: 

  • Decisões assertivas: toda decisão precisa de um orçamento para ser definida, com isso, elas podem ser desenvolvidas com base em estratégias que tragam resultados positivos, evitando falhas;
  • Controle orçamentário: os descontroles são minimizados significativamente, evitando gastos desnecessários para a empresa e aumentando o investimento no que realmente há necessidade; 
  • Melhorias no desempenho de cada setor: com uma análise integrada de todos os setores da empresa, fica mais fácil identificar os pontos de melhoria e criar estratégias para melhorar o desempenho das equipes;
  • Evita gastos desnecessários: um controle feito com base em um bom relatório financeiro faz com que a empresa tenha uma visão maior sobre o que é realmente necessário e o que não é, para, com base nisso, reduzir custos. 
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Quais são os tipos de relatório financeiro?

Para saber quais dados precisam constar em um relatório financeiro, é importante definir seu objetivo principal. Existem diferentes tipos de relatório e cada um deles é responsável por apresentar uma informação. 

Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC

O DFC é um dos relatórios financeiros mais simples que existe, ele consiste em como fazer um fluxo de caixa efetivo. Por meio dele, é possível acompanhar as entradas e saídas do negócio, possibilitando conhecer as melhores maneiras para evitar prejuízos financeiros. 

Relatório de contas a pagar e a receber

O relatório de contas a pagar e contas a receber é uma das formas mais eficientes de fazer a gestão financeira do seu negócio. Com ele, é possível ter maior controle sobre as movimentações que vão acontecer na empresa, facilitando a tomada de decisões. 

Balanço patrimonial

Saiba como fazer o balanço patrimonial, que consiste em um relatório que serve para demonstrar a situação contábil e econômica do negócio de forma clara e objetiva, abrangendo tudo o que envolve a empresa, incluindo os ativos, passivos e patrimônios. 

Trata-se de um relatório com um grande nível de complexidade para ser executado, por isso é fundamental contar com a ajuda de um bom contador para não cometer erros. 

Resultados gerais

Os resultados apresentados nesses relatórios devem contemplar a soma de todos os dados de entrada de valores dentro do negócio, como produtos e serviços. Depois, subtrair os custos e valores operacionais de cada item. 

Atualmente, existem sistemas como o sistema ERP que fazem esses cálculos automaticamente, otimizando ainda mais o processo.

Bannner para conhecer o sistema

Como fazer um relatório financeiro?

Assim como em outras questões, quem desenvolve um bom relatório financeiro precisa saber por onde começar e, principalmente, quais ferramentas podem ser utilizadas para facilitar e tornar esse processo mais fácil. Confira as etapas:

Organize as informações 

Reúna todas as informações necessárias em um só lugar. Assim, você evita deixar passar algo importante e constrói uma base de dados sólida e organizada. Se houver necessidade, conte com a ajuda de alguma ferramenta para te auxiliar, como planilhas de controle.

Padronize e atualize as informações

Um mesmo relatório não pode servir para diferentes objetivos, por isso padronizar as informações vai facilitar o processo para identificar possíveis pontos de melhoria, além de ajudar na tomada de decisões. Organização é fundamental para que o processo flua bem. 

Invista na capacitação do time financeiro

Profissionais capacitados e especializados vão fazer toda a diferença na execução das tarefas. Quanto mais preparados e integrados na área, maiores serão as chances de sucesso na resolução de problemas e efetividade nas tarefas, além da chance de conquistar um aumento de produtividade considerável.

Automatize as tarefas manuais

Com as novas tecnologias que vão surgindo a cada dia, muitas tarefas feitas manualmente passaram a ser executadas de forma automatizada. A geração de relatórios financeiros é uma dessas atividades. É uma forma de economizar tempo e realizar uma organização mais eficiente. 

Simplifique as apresentações

Interpretar e analisar as informações presentes nos relatórios pode ser tarefa complexa, por isso é essencial que eles tenham um tom mais acessível e de fácil entendimento para todos. Utilize uma comunicação clara para evitar ruídos e mal-entendidos.  

Gere relatórios financeiros em poucos cliques

Ter em mãos um relatório financeiro é essencial para ajudar na tomada de decisões mais estratégicas para as empresas. Os dados coletados facilitam o planejamento de novas metas, ajudam no desenvolvimento de novos projetos e podem resultar em muitos benefícios para o negócio.

Com o sistema de ERP da Omie, você pode gerar relatórios financeiros em questão de minutos. Ele vai te ajudar a acessar tudo o que você necessita em um só lugar de maneira integrada, para alavancar o sucesso dos negócios dos seus clientes por meio de uma plataforma 100% digital e automatizada. Gerencie sua empresa com o ERP em nuvem!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba mais sobre o papel da contabilidade para MEI para o crescimento das microempresas e confira os serviços que você
Demonstrações contábeis
Entenda o que são e quais são os objetivos das demonstrações contábeis e saiba o que a lei diz sobre
rotinas contábeis
Descubra como otimizar as rotinas contábeis e o que priorizar em empresas do Simples Nacional e MEI.