Sistema ERP para MEI: o que é e qual a importância?

Acompanhar a gestão de microempresa é essencial no seu crescimento e um sistema ERP para MEI é a solução ideal nesse processo.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabe o que é um sistema de ERP para MEI? E qual a sua importância no gerenciamento do negócio? Entender essas respostas pode fazer toda a diferença para seu negócio, com ótimas oportunidades de crescimento e ganho de produtividade.

O ERP é um dos grandes aliados para os microempreendedores individuais. Com ele, é possível integrar diversas áreas em uma só base, obtendo informações mais detalhadas e estratégicas da empresa. O sistema apresenta ainda outras vantagens, como vamos apresentar nesse artigo. Acompanhe até o final e descubra uma ótima opção para seu negócio.

O que é sistema ERP para MEI?

O sistema de ERP, principalmente para os MEIs, é uma das ferramentas que mais tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente pela sua função de automatizar processos e tornar o dia a dia da empresa mais dinâmico.

Não é só isso: ele oferece uma visão bem completa e abrangente de todas as transações realizadas na empresa, desenvolvendo relatórios personalizados que servem como base para desenhar diversos cenários, bem como ajudar na tomada de decisões mais assertivas.

Outro ponto a ser destacado sobre o ERP é o fato de ser uma ferramenta de gestão completa. Com esse sistema, o empreendedor pode controlar o estoque, gerenciar o fluxo de caixa, analisar dados e informações de diferentes áreas da empresa, integrar com outras plataformas e até fazer tarefas referentes às contas a pagar e receber.

O sistema ERP para MEI é tão vantajoso que ajuda a manter a empresa em dia com os órgãos reguladores, atualizando automaticamente as informações solicitadas.

Tudo isso só é possível porque esse software permite que as informações de todas as áreas gerenciais da empresa, incluindo os processos administrativos, de produção e operacionais, sejam armazenadas em um único local.

Com isso, é possível aumentar a produtividade do negócio, já que as tarefas passam a ser automatizadas e ao mesmo tempo os processos e atividades são otimizados, tornando-os mais ágeis e práticos.

Nem sempre o MEI consegue visualizar a necessidade de utilizar um sistema ERP, pensando que sua demanda é pequena. Mas o software oferece uma visão completa sobre o trabalho do empreendedor e ajuda a otimizar suas tarefas.

Os sistemas ERP que atendem aos MEIs são desenvolvidos com funcionalidades e características específicas para atender às diferentes necessidades dos microempreendedores individuais, assim como existem outras opções utilizadas por companhias de diferentes segmentos.

Como funciona o sistema ERP para MEI?

O microempreendedor individual possui uma empresa, com vários benefícios tributários e redução na burocracia, mas já possui demandas e processos que devem ser acompanhados. 

Contar com um sistema ERP para MEI traz mais controle sobre a gestão dos negócios e permite aumentar a produtividade e lucratividade. Conheça algumas vantagens de usar o sistema ERP.

Vendas e NF-S

São as vendas e prestações de serviço que geram receita para o MEI e permitem a manutenção dos negócios. Um sistema ERP para MEI permite a emissão de notas fiscais, além de acompanhar o funil de vendas e ter acesso a relatórios personalizados para entender quais os processos são mais estratégicos.

Finanças

Ter controle financeiro da empresa é fundamental para continuar atuando no mercado de forma saudável e com crescimento. Por isso, o ERP para MEI permite o acompanhamento das entradas e saídas de recursos, com controle de contas a pagar e receber, além de permitir o planejamento de fluxo de caixa e a realização da conciliação bancária — pontos fundamentais para uma boa gestão orçamentária.

Estoque e produção

Para empresas que comercializam produtos, é muito importante ter uma visão clara dos itens em estoque, além de relatórios específicos para entender o comportamento dos consumidores nas compras. O ERP realiza tudo isso e também indica custos e ordem de produção, para um maior gestão da etapa produtiva dos negócios.

Serviços e NFS-e

Já para o MEI que oferece serviços, o ERP permite a emissão de recibos e notas fiscais, trazendo mais facilidade e condições de acompanhar a evolução do seu trabalho. Além disso, o sistema conta com a gestão de contratos, ponto fundamental para a execução das atividades, e traz uma análise estratégica dos serviços prestados, para melhorar o trabalho do empreendedor.

Junto a todos esses pontos, o sistema ERP para MEI conta com uma área para CRM, permitindo o acompanhamento do relacionamento com os clientes, além de um espaço específico para o contador monitorar e executar suas obrigações tributárias, financeiras e contábeis.

Qual a importância de um sistema ERP para MEI?

A modalidade MEI surgiu para facilitar a formalização dos trabalhadores, além de ampliar as áreas de atuação dos profissionais. Nesse formato, a burocracia é reduzida, assim como os tributos e juros. Mas, ainda assim, essa categoria não está livre de problemas que afetam as grandes organizações.

Para os microempreendedores individuais, muitas vezes é difícil efetuar a gestão e o controle correto do negócio, um dos principais motivos é a falta de conhecimento de processos e necessidades. 

Assim, contar com um sistema ERP para MEI é fundamental, porque tornará o dia a dia da empresa mais dinâmico, com processos mais confiáveis e informações mais assertivas.

  • Controle de estoque: tenha alta previsibilidade do que consta no seu estoque, bem como o que precisa ou não ser reposto;
  • Informações mais seguras: tudo fica armazenado na nuvem, reduzindo a chance de dados vazarem e aumentando a disponibilidade das informações, que podem ser acessadas de qualquer lugar por você;
  • Melhor controle financeiro: com o sistema ERP para MEI fica mais fácil cuidar da saúde financeira da empresa e aumentar as chances de sucesso, acompanhando as entradas e saídas de recursos;
  • Emissão de notas fiscais: essa tarefa, que pode ser muito complexa, se torna muito mais fácil de ser realizada de forma automática, tornando o dia a dia mais prático e com menos erros, que podem gerar problemas para o empreendedor.

Vantagens do sistema ERP para MEI

Fora essas vantagens, o sistema ERP para empresas individuais ainda conta com outros benefícios que aumentam a eficiência dos negócios e automatizam os processos. Confira:

  • Melhora a qualidade dos serviços e produtos, pois o empreendedor tem mais clareza do que acontece na sua empresa e pode buscar sempre melhorar;
  • Melhora a eficiência dos processos, já que erros são minimizados ou corrigidos rapidamente, ampliando a execução das atividades;
  • Aumenta a produtividade dos times, pois os processos são otimizados e automatizados, gerando ganho de tempo no cotidiano;
  • Reduz erros e atrasos, porque automatiza atividades e oferece lembretes de ações a serem executadas;
  • Oferece uma visão mais clara e transparente da situação financeira do negócio, mediante relatórios e controles do caixa;
  • Otimiza e facilita a tomada de decisões, pois traz dados consistentes, que mostram a situação da empresa;
  • Elimina as tarefas redundantes, entre outros.

Com o avanço da tecnologia, o microempreendedor individual já pode contar com o melhor da transformação digital, com a solução da Omie. Tudo feito de forma prática, rápida, dinâmica e descomplicada. 

Além de ser 100% online, você ainda conta com todo o suporte e apoio necessários para implementar e gerir o sistema. O Sistema ERP Omie organiza sua carteira de clientes e o estoque com toda a eficiência, essencial para crescer e alavancar o seu negócio.

Destaque sua empresa no mercado

Após escolher o melhor sistema ERP, a tecnologia ajuda, e muito, a ter uma gestão eficaz e mais produtividade. Afinal, a tecnologia é a base para o funcionamento do sistema e de todas as funcionalidades. 

Como vimos até aqui, o sistema ERP para MEI é uma das ferramentas de gerenciamento mais importantes e eficientes! Mais do que isso, ele é fundamental para negócios de qualquer tamanho. Só que para as micro e pequenas empresas o sistema possui um impacto bem mais positivo na organização e gestão do negócio.

O ERP da Omie é a solução ideal para o MEI acompanhar sua gestão em detalhes, monitorando e planejando vendas, fluxo de caixa, estoque e contabilidade. Conheça mais sobre o sistema ERP!

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Market Share
Descubra o Market Share e como ele é importante para o seu negócio. Entenda o conceito e aprenda a calcular
canais de vendas
Conheça os diferentes canais de vendas e o motivo para criar uma estratégia para eles na sua empresa.
cadeia de valor
Entenda melhor os processos da sua empresa e como eles se relacionam implementando a cadeia de valor.