Snap Selling: o que é e como ajuda seu negócio a vender mais

Quer otimizar o ciclo de venda e conduzir o cliente de forma ágil para a decisão de compra? Conheça a metodologia Snap selling e aumente suas vendas.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Com a facilidade dos recursos digitais, os consumidores pesquisam muito antes de decidir comprar um produto e têm pressa para fechar um negócio. Assim, sua empresa precisa adotar estratégias efetivas para lidar com a concorrência e ter agilidade no ciclo de venda. Mas, de que forma fazer isso? Adotando o método Snap selling.

Afinal, o que significa Snap selling, como funciona a metodologia de vendas e quais as principais vantagens para sua empresa? Tire todas as suas dúvidas neste artigo!

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

O que é Snap selling?

Trata-se de uma metodologia de vendas que tem como objetivo acelerar o processo comercial, pois faz com que a decisão de compra do cliente seja mais rápida. Snap é uma palavra em inglês que significa estalo, termo que reflete bem a ideia desse método, criado pela estrategista de vendas norte-americana reconhecida mundialmente, Jill Konrath.

Ela é autora do livro “Snap Selling: Speed Up Sales and Win More Business with Today’s Frazzled Customers”, que apresenta essa técnica de vendas. Em tradução livre, o título da obra seria “Snap selling: acelere as vendas e ganhe mais negócios com os clientes desgastados de hoje em dia”.

Afinal, a ideia é ter celeridade no ciclo de venda com esse cliente “desgastado” e impaciente e, para isso, é necessário interagir com ele de modo a conduzi-lo para a conversão, ou seja, fazendo com que ele resolva comprar seu produto ou serviço.

E, se pensarmos que as pessoas estão tão acostumadas com a agilidade dos meios digitais e buscam ganhar tempo no momento de compra, podemos perceber que, quando bem aplicado, o Snap Selling oferece uma boa experiência para o público. Isso porque você otimiza o processo, guiando o cliente de forma mais rápida pelo funil de vendas.

Cabe acrescentar que esse método de vendas é válido para vendas mais simples, em que o processo não costuma se alongar e o ticket médio é mais baixo. No caso de vendas mais complexas e com ciclos mais longos, a técnica utilizada precisa ser diferente, pois demanda uma análise mais demorada do cliente, ou seja, aplicar uma abordagem ágil pode passar uma imagem ruim para ele.

Como funciona o método Snap selling?

O Snap selling é considerado uma estratégia de vendas pautada em alguns pontos. Na verdade, SNAP é o acrônimo para Simplicidade, Novidade, Alinhamento e Prioridade, que são, justamente, os estágios que precisam ser considerados para aplicar essa técnica e ter sucesso com a venda. Acompanhe!

Simplicidade

A abordagem comercial deve ser simples, assim o vendedor deve ir direto ao ponto, apresentando a solução que seu produto ou serviço oferece com um discurso que seja claro para o cliente. 

Então, nada de o vendedor chegar com dados muito detalhados ou técnicos, pelo contrário: é preciso conhecer bem a pessoa que está sendo atendida e apostar em explicações simples, que facilitem o processo de decisão de compra

O importante é ter uma relação transparente com o público, sempre dando espaço para que ele possa mostrar o que precisa, a fim de que o vendedor possa direcionar a venda para o caminho certo, ou seja, trazendo somente as informações necessárias para a conversão.

Novidade

No meio digital, o cliente, com poucos cliques, tem acesso a diferentes empresas, por isso é importante saber como driblar a concorrência. Nessa questão, o vendedor precisa apontar qual é o diferencial do seu produto ou serviço, destacando suas principais vantagens. 

O intuito aqui é surpreender o consumidor de forma que ele perceba que o mais indicado é fechar negócio com a sua empresa.

E nessa hora é preciso conhecer bem o seu cliente para saber o que ele valoriza na compra, ou seja, o que de fato vai representar uma novidade ou diferencial no produto.

Alinhamento

O vendedor deve criar uma relação de proximidade e confiança com o cliente, fazendo uma abordagem que “fale a língua dele” para que essa interação seja agradável. 

Então, é imprescindível conhecer o perfil da pessoa para entender o que ela busca com a compra, seus interesses, preocupações e valores, a fim de alinhar as expectativas e contornar, com naturalidade, as objeções que podem surgir.

Prioridades

Como foi falado, o foco em todo o processo deve ser o cliente, assim é preciso saber quais são suas prioridades para fazer uma abordagem adequada. Dependendo da pessoa, a prioridade pode ser comprar o produto e ter garantia ou ainda economizar com o frete. Então, ao entender esses pontos, fica mais fácil conduzir o processo de vendas.

Nesse aspecto, compreender os gatilhos emocionais do cliente pode ajudar na conversão. Então, demonstrar urgência, indicando que a promoção termina amanhã ou que é o último item do estoque, por exemplo, pode influenciar na decisão da pessoa.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Por que aplicar o método Snap selling no seu negócio?

Utilizar o Snap selling como método de vendas vai trazer uma série de vantagens para sua empresa. Confira:

  • Aprimoramento da abordagem de vendas — com a metodologia, você simplifica os produtos e utiliza uma abordagem mais concisa, direta e focada nas necessidades do cliente;
  • Aumento das vendas — com o Snap selling, você reduz e otimiza o ciclo de vendas, elevando a produtividade dos vendedores e, consequentemente, aumentando as vendas e o faturamento da empresa;
  • Fidelização de clientes — todo o processo de venda leva em conta o perfil e interesses do cliente, ou seja, você oferece uma experiência diferenciada na jornada de compra, o que aumenta as chances de fidelização.

Como um CRM pode ajudar a utilizar a metodologia Snap selling?

Para aumentar as vendas utilizando o Snap Selling, é importante conhecer as características de cada cliente para fazer uma abordagem ágil e eficiente, além de mapear o processo de decisão de compra dele. Para isso, conte com a tecnologia, como um sistema CRM (Customer Relationship Management) ou gestão de relacionamento com o cliente.

Com o CRM da Omie, você tem um software fácil de utilizar e que permite acompanhar as vendas e conhecer o perfil dos clientes, auxiliando seu time no momento de utilizar a metodologia Spin Selling ou outras abordagens.Foi falado muito sobre agilidade, então se você busca otimizar os processos de gestão da sua empresa, conheça o sistema ERP Omie e tenha controle sobre diferentes departamentos do seu negócio em uma única plataforma!

banner cta empreendedor

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
o que é b2b entenda esse modelo
Conheça tudo sobre o B2B, as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio e como melhorar seu ciclo de vendas.
planejamento de marketing
Aprenda a criar um planejamento de marketing detalhado e eficiente para sua empresa, explorando como o Sistema Omie pode ser
ICP veja como funciona
Definir o Perfil do Cliente Ideal (ICP) é essencial para empresas. Descubra como identificar o ICP, melhorar a prospecção e