Help desk: o que é, como funciona e por que é importante? Confira os melhores sistemas!

Conheça as 10 melhores opções de sistema de help desk para a sua empresa e entenda os benefícios da ferramenta!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabia que o sistema de help desk é fundamental para mudar a experiência tanto dos clientes quanto das equipes? Exatamente. Ele facilita inúmeros processos e oferece para os negócios, como o seu, estratégias que auxiliam na eficiência do suporte aos clientes.

Por ser uma ferramenta tão importante e funcional, é importante conhecer mais detalhes sobre o help desk. Neste conteúdo, você vai descobrir o que é, como funciona, sua importância e quais os principais disponíveis no mercado. Vamos lá! 

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

O que é um sistema help desk?

O sistema de help desk é uma ferramenta muito utilizada na área de atendimento e suporte ao cliente. Ele pode ser definido como um software de chamados internos. Ou seja, é uma ferramenta habilitada para gerir as solicitações realizadas pelos clientes de maneira centralizada e otimizada.

Esse sistema caracteriza um setor ou conjunto de setores de atendimento, que utiliza estratégias para dar apoio aos clientes e usuários. Sua finalidade é oferecer suporte e resolver os problemas abertos. Isso inclui as falhas e problemas técnicos do pré e pós-venda.

Quais as principais funções de um Help Desk?

O Help Desk tem três funções principais, que são consideradas os pilares básicos do sistema. São elas:

Organização

Uma das principais funções do software de help desk é concentrar em um só lugar telefone, chat e redes sociais. Além disso, ela também armazena, categoriza e organiza todos os dados e informações referentes às interações com os clientes.

Controle

O help desk ajuda a controlar e gerenciar o fluxo de informações e outros dados. Isso inclui os prazos através de SLAs. Sem contar que a ferramenta também ajuda a gerenciar os contatos e todo o histórico desses atendimentos. 

Assim, fica mais fácil entender e ajudar o cliente caso ele volte a contatar a empresa em busca de uma solução para as suas dúvidas.

Otimização

O help desk ajuda a otimizar os processos de atendimento da empresa com base nas métricas de desempenho, SLA e satisfação dos clientes. Todas quando acompanhadas, possibilitam um aprimoramento da gestão estratégica para a empresa.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Por que contar com um Help Desk é essencial para as empresas?

A presença de um Help Desk em uma empresa desempenha um papel bem importante para o sucesso operacional e a satisfação do cliente. Isso porque com ele, é possível:

  • Oferecer suporte ágil e eficaz aos clientes, garantindo resolução rápida de problemas e dúvidas, melhorando a satisfação do cliente.
  • Auxiliar na gestão de demandas, mantendo um registro organizado das interações, o que facilita análises e identificação de melhorias.
  • Ter um diferencial competitivo ao proporcionar um serviço diferenciado e demonstrar comprometimento com a satisfação do cliente, gerando fidelidade e preferência pela marca.

Ou seja, esse sistema não apenas oferece suporte técnico e soluciona problemas, mas também desempenha funções estratégicas essenciais. 

Como funciona o sistema de help desk?

Para entender como funciona o help desk, é importante ter em mente que ele pode ter formatos diferentes: 

  • Help Desk direcionado ao público externo.
  • Help Desk voltado ao público interno.
  • Help Desk abrangendo ambos os públicos.

Além disso, ele pode variar, independentemente do foco do público. O serviço pode ser conduzido por uma equipe interna da empresa ou por uma equipe terceirizada.

No caso de colaboradores que atuam com a manutenção, instalação e implementação de equipamentos, eles colaboram de forma interna com o atendimento help desk. Já os colaboradores que fazem o atendimento direto ao usuário, utilizam a ferramenta de forma externa.

Dessa forma, o sistema de help desk pode ser utilizado por meio do gerenciamento de incidentes, e-mail, call center, fórum de discussão e, até mesmo, pessoalmente.

Diferença entre Help Desk e Service Desk

Tanto o Help Desk quanto o Service Desk podem ser utilizados pelas empresas, mas é importante saber que eles diferem em escopo e abordagem. 

Enquanto o Help Desk foca na resolução imediata de problemas e suporte técnico para usuários finais, lidando com questões específicas, o Service Desk gerencia serviços de TI mais amplos, incluindo processos, melhorias contínuas e prevenção de problemas futuros. 

Ou seja, o Help Desk tem uma abordagem mais reativa, ao contrário do Service Desk que  adota uma abordagem proativa, atendendo não só usuários finais, mas também equipes internas de TI e outros departamentos da empresa.

Como implantar o Help Desk na sua empresa?

Para começar a usar o sistema de Help Desk é necessário planejamento e considerar fatores específicos para garantir uma solução adaptada às necessidades da empresa. Confira abaixo alguns passos para implantá-lo em seu negócio:

  1. Mapeie o Atendimento Atual: entenda todas as interações com os clientes para identificar pontos de melhoria.
  2. Fluxograma dos Processos: represente visualmente os procedimentos de atendimento.
  3. Avalie Limitações: identifique os problemas do modelo atual.
  4. Liste as Necessidades: se baseie no modelo atual e nas melhorias necessárias para criar uma lista de requisitos.
  5. Escolha de Software: selecione um software que atenda aos requisitos identificados.
  6. Treinamento da Equipe: prepare a sua equipe para lidar com a nova ferramenta e processos.
  7. Estabeleça uma Base de Dados: registre ocorrências frequentes para referência da equipe.
  8. Priorize o SLA: os acordos com os clientes devem guiar a estrutura de atendimento.

Importante ressaltar que existe também o sistema de help desk gratuito, que pode ser uma boa opção para quem deseja gerenciar o atendimento ao cliente, mas não tem um fluxo tão intenso de informações. 

Mas, as versões gratuitas não oferecem todas as vantagens do software de help desk pago, mas ainda assim, é a alternativa ideal para melhorar o atendimento aos seus clientes. ‍

Como melhorar o atendimento de Help Desk?

Para aprimorar o atendimento do Help Desk, é essencial seguir algumas práticas consideradas chave, entre elas estão:

  • Solicite feedback constante dos usuários. Esse retorno direto permite identificar áreas de melhoria específicas, ajustando o serviço para atender melhor às necessidades.
  • Melhore a comunicação com os usuários, priorizando clareza e prestatividade. Uma comunicação eficaz é fundamental para entender as questões dos usuários e oferecer suporte adequado.
  • Invista em treinamento contínuo para a equipe. Isso aprimora as habilidades de resolução de problemas e fortalece a interação com os usuários. Oferecer um suporte cada vez mais eficiente e personalizado.

10 melhores sistemas de help desk

O que não faltam no mercado são opções de sistemas que ajudem a melhorar e otimizar o atendimento ao cliente nas empresas. Mas com tanta opção disponível, como escolher aquela ideal para as necessidades da sua empresa?

Para te ajudar a tomar essa decisão, preparamos uma lista com as 10 melhores opções. Confira a seguir!

  1. JivoChat: oferece bate-papo em tempo real com clientes, histórico detalhado de interações e análise do desempenho da equipe. Também se integra facilmente a sistemas de gestão.
  2. Freshdesk: centraliza todos os atendimentos em um só lugar, transformando e-mails em tickets para um acompanhamento organizado.
  3. Freshservice: focado em suporte e serviços de TI, permite gerenciar chamados de diferentes canais e oferece soluções na nuvem.
  4. Desk Manager: uma ferramenta completa para gerenciar solicitações, tarefas e relatórios. Controla prazos de atendimento e despesas.
  5. Desk360: ideal para centralizar atendimentos, com relatórios personalizados, comunicação interna e externa e avaliação de desempenho.
  6. Zendesk Support: especializado em controlar e gerenciar solicitações de suporte, facilitando a resolução rápida de problemas.
  7. Zoho Desk: facilita a gestão de tickets, integrando-se a sistemas de gestão empresarial e oferecendo uma interface intuitiva.
  8. ManageEngine: voltado para o gerenciamento de TI, administração de tickets, contas de clientes e comunicação por e-mail.
  9. AzureDesk: destaca-se por seu painel intuitivo e facilidade de gerenciar tickets, com integração a outros aplicativos.
  10. Live Agent: permite acompanhar solicitações por diversos canais, além de oferecer recursos de autoatendimento através de uma base de informações.

Transforme a gestão da sua empresa com um ERP online

Independentemente do setor em que uma empresa atua, a função central do help desk persiste: proporcionar suporte eficiente e esclarecer dúvidas de clientes sobre produtos e serviços. Entretanto, sua utilidade vai além, permitindo a abertura de chamados para manutenções, instalações e implementações, tanto interna quanto externamente.

O help desk emerge como um aliado valioso para empresas que buscam aprimorar esses processos de maneira estruturada, monitorando simultaneamente o desempenho das equipes envolvidas no atendimento ao cliente.

Paralelamente, a importância de um sistema ERP é inegável nesse contexto. Assim como o help desk, ele desempenha um papel crucial ao simplificar e otimizar os processos internos, proporcionando uma gestão mais eficiente. 

Em busca de uma solução integrada que abranja tanto o suporte ao cliente quanto a gestão empresarial? Conheça o sistema ERP da Omie, um passo decisivo para facilitar a rotina e impulsionar o sucesso de sua empresa.

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
mulheres em sofá olhando oportunidades em notebook
Descubra como identificar uma oportunidade de negócio com dicas e um passo a passo essencial para empreendedores.
melhoria contínua
Conheça o conceito de melhoria contínua, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa para alcançar melhores resultados de gestão
Franquia de tecnologia
Confira tudo o que você precisa saber sobre franquia de tecnologia e quais são os benefícios de investir neste setor