10 técnicas para ter sucesso no varejo online

Aprenda 10 técnicas infalíveis para seu varejo online ter ainda mais sucesso e alavancar suas vendas.
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O varejo online tem ganhado muito destaque no cenário econômico. Afinal, ele se tornou o principal meio de compra não só dos brasileiros, mas de consumidores do mundo inteiro. Hoje em dia, muitas pessoas utilizam o e-commerce para adquirir seus bens. 

Nesse sentido, entender quais são as boas práticas que podem ajudar a aumentar as vendas e o alcance virtual é essencial. 

Com este conteúdo, você vai conhecer 10 técnicas que vão ajudar sua loja online a ganhar mais espaço no mercado. Continue a leitura. 

1. Saiba tudo sobre sua marca

Não importa qual seja o seu tipo de varejo online. Para ter sucesso em qualquer negócio, é crucial que você conheça muito bem a sua marca. Isso significa saber quais são os valores, a missão e a visão, qual é o público-alvo, seus pontos fortes e fracos, entre outros aspectos. 

Afinal, são essas informações que vão permitir que você crie estratégias mais eficazes, direcione melhor suas campanhas de marketing e tome decisões mais acertadas. É importante lembrar que a imagem da marca é um dos principais ativos de uma empresa, por isso, é preciso investir tempo e recursos para construí-la e mantê-la positiva.

Existem muitas ferramentas que podem te ajudar a entender melhor sobre a sua marca. Uma delas é a análise SWOT, que permite identificar a sua posição de mercado, sucesso no segmento, pontos fortes e fracos e ainda planejar as melhores estratégias de crescimento. 

2. Tenha foco no cliente

O cliente é o centro de qualquer negócio, por isso, é fundamental que ele seja o foco em todas as etapas do processo. Isso significa entender suas necessidades e problemas para oferecer soluções que atendam às suas expectativas.

Para isso, você pode fazer pesquisas de mercado, comparar a concorrência, entender o comportamento de mercado, entre outras ações que ajudem a entender realmente quem são seus clientes.

Afinal, é o cliente que compra seus produtos ou serviços. Se ele não estiver satisfeito, dificilmente voltará a fazer negócios com sua empresa. Além disso, clientes satisfeitos tendem a indicar sua marca para outras pessoas, gerando mais vendas e crescimento para seu negócio.

3. Conheça a jornada de compra do usuário

Para aumentar as vendas no varejo online, você precisa entender o caminho que o cliente percorre até chegar ao seu site. Isso inclui toda a jornada de compra, desde o momento em que ele toma conhecimento de seu produto até a hora de efetivar a compra. 

Essa jornada tem diversas etapas, como descoberta, consideração, decisão e pós-venda. Ao entender cada uma delas, você consegue criar estratégias eficazes para cada etapa, como campanhas de branding para atrair novos clientes, conteúdo educativo para ajudar na consideração e ofertas especiais para incentivar a decisão de compra.

4. Estude o mercado

Não tem nada tão importante quanto entender o mercado em que sua empresa atua. Essa técnica é fundamental para se manter competitivo e identificar oportunidades de crescimento. 

Esse estudo permite conhecer seus concorrentes, seus produtos e serviços, os pontos fortes e fracos, além de tendências e mudanças do mercado. Com essas informações, é possível identificar insights do mercado e criar soluções inovadoras, que atendam às necessidades dos clientes de maneira diferenciada, ajudando a se preparar para vender em datas comerciais, por exemplo. 

Uma dica é criar um plano de marketing completo e estratégico. Ele vai fornecer uma visão mais detalhada sobre o mercado em que você atua e gerar insights valiosos para se destacar. 

5. Defina preços estratégicos 

Definir preços para seus produtos ou serviços é uma tarefa complexa. Ela envolve diversos fatores, como custos de produção, margem de lucro, concorrência, entendimento das diferenças entre atacado e varejo, entre outros aspectos que podem interferir na sua precificação. 

Nesse sentido, é importante encontrar um equilíbrio entre oferecer um preço justo para os clientes e garantir a rentabilidade do negócio. Além disso, é possível usar diferentes estratégias de precificação, como preços psicológicos, descontos, pacotes promocionais, entre outros, para aumentar as vendas e a fidelização dos clientes. Lembre-se de que o valor precisa ser justo.

Estabeleça formas de pagamento estratégicas

Além de definir preços estratégicos, é importante oferecer formas de pagamento que atendam às necessidades dos clientes e facilitem a compra. Você pode incluir diversas opções, por exemplo, cartão de crédito, débito, boleto bancário e PIX.

Atualmente, é bastante simples oferecer diferentes opções de pagamentos que podem ser utilizadas em seu varejo online e atrair ainda mais clientes.

6. Conheça os desejos e medos do público

Assim como é fundamental conhecer bem sua empresa e mercado, para ter sucesso em qualquer negócio, é essencial que você conheça as necessidades e os desejos do seu público-alvo

Ou seja, é importante entender os medos e preocupações que podem estar impedindo seus potenciais clientes de comprar seus produtos ou serviços. Dessa forma, compreender do que seu público precisa e o que o motiva ajuda a desenvolver soluções e criar ações mais eficazes para aumentar as chances de sucesso no varejo online. 

É possível obter informações sobre o público-alvo por meio de pesquisas de mercado, análise de dados e feedback de clientes, por exemplo.

7. Invista em presença digital 

Você já deve ter ouvido a expressão “quem não é visto não é lembrado”. Ela é a prova de que a presença digital é fundamental para qualquer negócio que queira se manter relevante e competitivo no mercado. 

Por isso é essencial investir sua presença no meio digital. Por exemplo, é importante que sua marca tenha um site atualizado, além de perfis ativos em redes sociais, um blog e outras plataformas digitais. 

Investir em SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o ranqueamento da sua página nos motores de busca é uma excelente alternativa para aumentar a visibilidade da sua marca nas redes. Além disso, você deve considerar criar conteúdo relevante e de qualidade para manter os clientes engajados e atrair novos visitantes, sempre com um CTA (Call To Action) que direcione para o seu varejo online.

8. Trabalhe com gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que visam influenciar as decisões de compra do consumidor, explorando suas emoções e comportamentos. Ao trabalhar com gatilhos mentais, é possível incentivar a compra e aumentar a taxa de conversão de vendas. 

Cada gatilho mental funciona de maneira diferente. É importante entender como eles funcionam para utilizá-los de maneira adequada em sua estratégia de marketing. Portanto, confira abaixo os principais tipos de gatilhos mentais que podem ser utilizados nas estratégias do seu varejo online.

Gatilhos de urgência 

Os gatilhos de urgência buscam incentivar a compra imediata do cliente. Eles criam a sensação de que a oferta tem um prazo ou que existe um número limitado de unidades disponíveis. 

É comum criar chamadas de ofertas exclusivas por tempo limitado com o uso de contadores regressivos, a utilização de palavras como “últimas unidades” ou “vagas limitadas”, entre outros recursos. Esses gatilhos são bem eficazes porque despertam a sensação de que o cliente pode perder uma oportunidade única se não tomar uma decisão rápida.

Gatilhos de escassez

Os gatilhos de escassez visam demonstrar que aquele produto ou serviço é escasso, incentivando o cliente a tomar uma decisão de compra imediata. É o caso das ofertas exclusivas com estoque limitado, que podem se valer de palavras como “edição limitada” ou “único exemplar”. 

Esses gatilhos são excelentes porque criam a sensação de que o produto ou serviço é valioso e pode não estar disponível por muito tempo.

Gatilhos de prova social 

Esse tipo de gatilho busca mostrar aos clientes que outras pessoas já compraram e aprovaram o produto ou serviço. É o famoso depoimento da marca ou as avaliações positivas. Ele permite aumentar a credibilidade e a confiança na sua marca. 

Gatilhos de autoridade

Os gatilhos de autoridade levam o cliente a entender que a marca é reconhecida por especialistas ou autoridades no assunto. É possível utilizar certificações, prêmios e selos de qualidade para comprovar que o produto é confiável e reconhecido por pessoas que são referência no assunto. 

Gatilhos de novidade

Por fim, um dos gatilhos mentais mais utilizados é o de novidade. Ele traz a sensação de que o produto é algo inovador, completamente diferenciado e lançado recentemente no mercado. 

É o mais utilizado em lançamentos, já que desperta a curiosidade e a sensação de que a solução difere de tudo o que já existe no mercado. 

9. Acompanhe os resultados de vendas 

Outra técnica importante para aumentar as chances de sucesso do seu varejo online é manter o hábito de acompanhar os resultados de vendas. Isso permite saber se a sua estratégia está funcionando e identificar oportunidades de melhoria. 

Você deve monitorar as vendas por canal, por produto e por período de tempo, identificando as tendências e fazendo os ajustes necessários na estratégia de vendas. Também é importante monitorar o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de marketing, para avaliar se o investimento está gerando resultados positivos. 

Para acompanhar os resultados de vendas, é possível utilizar ferramentas de análise de dados e relatórios, além de coletar feedback dos clientes.

10. Faça um bom pós-venda

Você deve saber que um bom pós-venda pode fazer toda a diferença para fidelizar o cliente e gerar novas oportunidades de venda. Sendo assim, é importante acompanhar a experiência do cliente após a compra para verificar se ele ficou satisfeito e se há oportunidades de melhoria. 

Além disso, é recomendado que você mantenha um relacionamento próximo com o cliente por meio de canais como e-mail, telefone ou redes sociais. Oferecer suporte técnico, solucionar problemas e prestar assistência no pós-venda ajudam a aumentar a satisfação do cliente e gerar indicações para novos clientes. 

Lembre-se de incentivar o cliente a deixar feedback e avaliações sobre a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. A partir disso, faça ajustes na estratégia de vendas, se for necessário.

Melhore os processos das suas vendas online

Como você pôde ver, investir em técnicas e estratégias para aumentar as vendas no varejo online é uma das principais maneiras de elevar os resultados do seu negócio. No entanto, para fazer isso, não deixe de conhecer os principais pilares para colocar seu e-commerce em prática de forma eficiente.

Para melhorar ainda mais os seus resultados, você pode contar com um sistema de gestão ERP, como o da Omie. Ele permite que você integre sua loja em diferentes marketplaces, acompanhe o fluxo de caixa, estoque, atendimento ao cliente e muito mais!

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