Conheça as vantagens de ter um controle financeiro empresarial

Aprenda a fazer um controle financeiro empresarial e melhorar as finanças do seu negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ter um controle financeiro empresarial eficiente é importante para que sua empresa cresça e alcance resultados incríveis. Saber como fazer isso da forma certa é o primeiro passo.

Quando você cuida bem das finanças, é possível cortar gastos desnecessários e aumentar os lucros do seu negócio. Além disso, há outros benefícios que vão deixar seus fechamentos mensais mais tranquilos.

Quer entender os motivos para fazer um bom controle financeiro empresarial? Continue a leitura!

Qual a importância do controle financeiro em uma empresa?

O controle financeiro empresarial é a peça-chave para manter as contas em ordem e fazer seu negócio decolar. Não importa se sua empresa é pequena, média ou grande, essa prática pode ser aplicada de acordo com suas necessidades.

Com uma gestão financeira eficiente, é possível ter um panorama claro das entradas e saídas do seu negócio, mantendo tudo organizado no dia a dia. Assim, você evita riscos financeiros e garante que seus recursos estão sendo usados da melhor forma possível.

Nesse tipo de controle, é comum fazer relatórios financeiros para entender a situação atual e tomar decisões que impulsionem o crescimento da empresa. Além disso, pode identificar os momentos ideais para cortar gastos ou investir em novas oportunidades.

Se você não faz o controle financeiro empresarial, torna-se complicado ter uma visão real das suas finanças. Isso prejudica a consolidação no mercado e o crescimento do seu negócio.

5 vantagens de ter um controle financeiro empresarial

Com a gestão de controle financeiro empresarial, é possível se destacar perante os clientes e se tornar uma referência no mercado, resultando em maiores lucros. Veja, a seguir, as 5 principais vantagens do controle financeiro:

Melhor visão do futuro

Fazer um controle financeiro empresarial te ajuda a tomar decisões mais certeiras, considerando a situação real da empresa. 

Com relatórios financeiros em mãos e a elaboração de um calendário financeiro, dá para ter uma noção do que vem pela frente e agir de forma inteligente para garantir o sucesso a longo prazo.

Pensamento mais estratégico

O controle financeiro te ajuda a pensar estrategicamente, analisando os dados e entendendo o mercado e o próprio negócio.

Assim, você consegue tomar decisões mais inteligentes, considerando a realidade da empresa e aproveitando as oportunidades que surgem.

Ajuda na economia

A gestão financeira empresarial também ajuda a economizar dinheiro, identificando gastos desnecessários e otimizando os recursos. Isso faz com que a empresa melhore seus resultados financeiros e fique mais lucrativa.

Tomar decisões realistas

Com o controle financeiro, você pode tomar decisões com mais segurança e embasamento, levando em conta a situação atual da empresa e do mercado. Dessa forma, evita-se erros e se alcança melhores resultados.

Melhora o retorno sobre os investimentos (ROI)

Quando você decide abrir um negócio, é preciso investir para poder colher os frutos no futuro. Afinal, ninguém quer trabalhar duro e não receber um bom retorno.

No começo, os lucros podem ser baixos, mas com um bom controle financeiro empresarial, se torna mais fácil superar essa fase.

Portanto, é importante analisar o retorno dos investimentos. Isso mostra se a empresa está lucrando ou tendo prejuízos. Fazer esse cálculo é essencial para saber o que não está dando certo e melhorar esse aspecto.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Quais os processos de controle financeiro empresarial?

Ter um controle financeiro empresarial organizado e rigoroso é essencial para colher os benefícios mencionados acima. Confira os passos necessários para implementar o controle financeiro na sua empresa.

Classificação de gastos

O primeiro processo é mapear e classificar todos os gastos envolvidos nas operações da empresa. Existem duas categorias principais de custos: variáveis e fixos.

Os custos variáveis estão diretamente ligados às vendas e produção como impostos, matérias-primas necessárias, fretes, comissões, taxas de cartões e muito mais.

Por sua vez, os custos fixos são aqueles que não mudam de um mês para o outro. Eles não dependem das vendas da empresa, a exemplo, folha de pagamento e serviços pagos mensalmente.

Fundo de reserva

O segundo passo importante é ter um fundo de reserva. Isso é fundamental para lidar com imprevistos sem comprometer seu planejamento financeiro.

Avalie o contexto do seu negócio e defina um valor coerente para o fundo de reserva, considerando possíveis imprevistos que podem ocorrer nas operações diárias.

Análise do ciclo operacional

O terceiro processo essencial é analisar o ciclo operacional da empresa. Isso permite fazer projeções e tomar decisões de longo prazo. Conhecer o ciclo operacional e as despesas em cada etapa é importante para o sucesso da estratégia financeira.

Acompanhamento do fluxo de caixa

Por último, mas não menos importante, você deve ficar de olho no fluxo de caixa. Anote diariamente todas as entradas e saídas de dinheiro. Isso vai te ajudar a entender melhor como está a movimentação financeira do seu negócio e a monitorar sua saúde financeira.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Como a falta de controle pode afetar sua empresa?

A falta de controle financeiro pode trazer problemas sérios para todos os setores da empresa e até mesmo levar ao risco de falência.

Para as pequenas e médias empresas, é ainda mais perigoso ter uma má gestão financeira. Alguns motivos são:

  • Fluxo de caixa negativo: se a gestão financeira for ruim, a empresa terá um fluxo de caixa negativo, assim, não terá dinheiro suficiente para cobrir as despesas diárias. Isso pode resultar em atrasos no pagamento de fornecedores e salários, prejudicando a reputação da empresa.
  • Falta de capital de giro: uma gestão financeira inadequada pode levar à falta de capital de giro, dinheiro necessário para cobrir as despesas enquanto se espera pelo recebimento das vendas. Dessa forma, impossibilita fazer investimentos ou aproveitar oportunidades de negócios.
  • Dívidas excessivas: a falta de controle financeiro pode levar a dívidas, resultando em juros e taxas que prejudicam o fluxo de caixa e, consequentemente, levar à falência.
  • Problemas fiscais: uma má gestão financeira pode causar problemas fiscais, incluindo multas e penalidades que são caras e prejudicam a reputação da empresa.
  • Perda de controle: a falta de controle financeiro pode levar a erros na gestão dos recursos da empresa, afetando negativamente sua rentabilidade e eficiência.
  • Problemas de investimento: uma má gestão financeira pode levar a investimentos ruins ou mal planejados, resultando na perda de dinheiro e recursos valiosos da empresa.

Como melhorar o controle financeiro da sua empresa?

Melhorar o controle financeiro da empresa pode ser um desafio, especialmente para empresas maiores. Existem duas formas de facilitar essa implementação:

Contratar profissionais especializados

Uma maneira de facilitar a melhoria da gestão financeira é contratar profissionais com experiência nessa área. Eles sabem quais processos são essenciais para obter resultados positivos e quais análises devem ser feitas para entender a situação do negócio.

Com esses profissionais, fica mais fácil implementar os processos necessários, com orientação consistente e direcionamento assertivo, graças à experiência deles nesse campo contábil.

Você pode considerar empresas de gestão contábil ou escritórios contábeis, que podem fornecer as análises e relatórios necessários para o controle financeiro, ajudando você a tomar as melhores decisões para a empresa.

Utilizar ferramentas de controle financeiro

Investir em ferramentas de controle financeiro também pode facilitar muito a implementação dessa estratégia. Isso inclui planilhas de controle financeiro e ferramentas mais avançadas, como sistemas ERP, que automatizam os processos envolvidos nessa gestão.

Com o uso de um gerenciador financeiro, é possível otimizar o tempo dos profissionais envolvidos na gestão financeira, facilitar a geração de relatórios e ter uma visão mais clara dos dados financeiros.

Perguntas frequentes

Qual é a função do controle financeiro empresarial?

O controle financeiro é feito para manter as contas da empresa em ordem. É como ter um registro detalhado de todas as entradas e saídas de dinheiro, além de planejar como será o fluxo financeiro no curto prazo.

Como é a rotina de um controle financeiro?

Na rotina de controle financeiro empresarial, é importante ficar de olho e gerenciar todas as movimentações financeiras do negócio nas contas bancárias. Isso inclui registrar e conferir todas as transações, como depósitos, transferências, pagamentos e recebimentos.

Automatize o controle e a gestão contábil do seu negócio

Os processos financeiros podem ser bem complicados quando são feitos manualmente, só na raça, sem ajuda de ferramentas tecnológicas. Principalmente para empresas maiores, isso acaba virando uma tarefa quase impossível.

Quando tudo é feito manualmente, as chances de cometer erros são maiores, o que pode levar os gestores a tomar decisões erradas baseadas em informações incorretas.

Para evitar esses problemas na gestão financeira, vale a pena investir em um sistema automatizado de controle financeiro empresarial. Com ele, você consegue gerenciar as finanças da sua empresa de forma online e integrada, tudo num só lugar.

O sistema ERP da Omie facilita a gestão financeira, evitando erros e trazendo praticidade e segurança para o seu negócio. Aproveite as funcionalidades dessa ferramenta!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
remarketing
Entenda como o remarketing pode ajudar a conquistar e fidelizar clientes.
O controle financeiro empresarial é indispensável para manter um negócio saudável e em crescimento constante. Confira o passo a passo
colocar a minha empresa no Google Maps? tablet em mapa
Confira um passo a passo simples de como colocar sua empresa no Google Maps. Aumente sua visibilidade local e conquiste