4 vantagens de realizar o controle financeiro empresarial

Quer entender quais são os principais benefícios de realizar o controle financeiro empresarial e como implementá-lo? Leia este conteúdo e aprenda!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ter um bom controle financeiro empresarial é fundamental para que uma empresa prospere e consiga alavancar seus resultados. Conhecer os processos envolvidos nesta prática é o primeiro passo para realizá-la da maneira certa.

Quando bem feita, a gestão de finanças pode ajudar a reduzir os custos desnecessários e aumentar os lucros de um negócio, bem como trazer outros benefícios que podem fazer a diferença nos fechamentos mensais.

Continue a leitura e entenda os motivos para fazer esse controle financeiro empresarial, conheça as 4 principais vantagens da prática, os processos envolvidos e como melhorá-los dentro da sua realidade. Boa leitura!

Por que realizar o controle financeiro empresarial?

O controle financeiro empresarial é uma peça-chave na hora de encontrar um equilíbrio das contas e ir além, fazendo com que o negócio cresça exponencialmente e tenha lucratividade.

Essa prática pode e deve ser aplicada em pequenas, médias e grandes empresas, resguardadas as diferenças e complexidades, a depender do tamanho e do segmento de mercado.

Com essa gestão, será possível entender de forma aprofundada como estão as entradas e saídas das empresas e manter as contas organizadas no cotidiano. Isso garante que os recursos estão sendo alocados da melhor maneira possível.

No controle financeiro empresarial, é comum ter a confecção de relatórios contábeis para que os gestores responsáveis pelas tomadas de decisões entendam o cenário atual e como evoluí-lo em prol do crescimento da instituição. Ele também permite que os profissionais avaliem quais são os melhores momentos para cortes de gastos ou até de novos investimentos.

Quando esse controle de finanças não é utilizado, fica muito mais difícil ter visibilidade do real panorama financeiro em que essa empresa se encontra, tornando a consolidação no mercado e o crescimento quase inacessíveis.

Agora que você já sabe o que esse tipo de gestão empresarial pode trazer para um negócio, confira abaixo quais são as 4 vantagens dessa prática!

4 vantagens do controle financeiro empresarial

Com a gestão de controle financeiro empresarial, é possível conquistar o diferencial frente ao cliente e isso pode ajudar para que uma empresa se posicione como referência em seu setor de mercado e aumente seus lucros, através da melhor otimização das entradas e saídas financeiras.

A seguir, acompanhe as 4 principais vantagens que a aplicação do controle financeiro empresarial pode trazer.

1. Melhor visão do futuro

Realizar a gestão financeira em uma empresa pode ajudar para que as decisões sejam tomadas levando em conta o real cenário da mesma, o que torna os julgamentos muito mais assertivos.

Essa assertividade só se torna possível devido ao acompanhamento dos dados financeiros com os relatórios que citamos anteriormente. Eles garantem que os gestores terão uma visão a longo prazo, considerando o que pode ou não ser vantajoso para a empresa no momento.

Assim, será muito mais fácil dar um parecer que impacte positivamente os números de um negócio e isso poderá perdurar por muitos e muitos meses e até anos, se realizado da maneira correta.

2. Pensamento mais estratégico

Outra grande vantagem do controle financeiro empresarial é o pensamento estratégico. Ele acontece por causa da análise de dados e entendimento do contexto do mercado, do negócio em si e de análises constantes.

O grande diferencial desse método é que as resoluções são apresentadas levando em conta muito mais do que somente a visão dos gestores, mas sim com informações sólidas da realidade da empresa.

Com isso, os responsáveis pelas deliberações podem entender mais profundamente os melhores momentos para conter gastos, realizar novos investimentos, contratar mais talentos e assim por diante.

3. Ajuda na economia

A gestão empresarial também auxilia na economia do negócio, já que através dela é possível identificar possíveis gastos desnecessários e, a partir da identificação, conseguimos contar e otimizar os gastos. Essas análises ajudam a melhorar os resultados e a tornar uma empresa mais lucrativa.

4. Tomar decisões realistas

O controle financeiro ajuda também na tomada de decisões mais estratégica do negócio, tanto para estratégias de mercado, como para a seleção de novos funcionários e gestão dos antigos.

Como citamos anteriormente, essa técnica de gestão contábil ajuda a entender o real cenário da empresa e do mercado e, com isso, os pareceres dos gestores serão bem mais realistas e assertivos.

Principais processos do controle financeiro dentro de empresas

O controle financeiro empresarial precisa ser rigoroso e bem organizado para conquistar os benefícios citados acima. Entenda agora os passos necessários para o controle financeiro dentro das empresas!

Classificação de gastos

O primeiro processo para implementar uma gestão de finanças bem sucedida em uma empresa é o mapeamento e a classificação de todos os gastos envolvidos nas operações da mesma. As duas principais categorias de classificação de custos são:

  • Custos variáveis: são os gastos diretamente ligados às vendas e produção, como impostos, matérias-primas necessárias, fretes, comissões, taxas de cartões e muito mais. Eles entram nessa categoria pois dependem do volume de vendas do negócio e podem variar mês a mês;
  • Custos fixos: já esse segundo tipo não depende das vendas da empresa, ele está relacionado com gastos que não costumam mudar de um mês para o outro, como aluguel do espaço físico, folha de pagamento e serviços pagos mensalmente, que são essenciais para o funcionamento do negócio.

Além desse modelo de classificação de custos variáveis e fixos, existem outras possibilidades para classificar os custos, mas essas são as mais comuns para iniciar o mapeamento de gastos.

Aqui, recomendamos que comece com esse mais simples e, num segundo momento, busque por modelos mais complexos e completos, que se adequem perfeitamente ao seu negócio.

Fundo de reserva

O segundo passo importante para colocar o controle financeiro em funcionamento da melhor maneira é ter um fundo de reserva. Esse processo é fundamental para lidar com possíveis imprevistos sem comprometer seu planejamento financeiro e metas financeiras.

Sabemos que os imprevistos acontecem e temos que estar à frente deles. Para isso, inicie um fundo de reserva com parte dos lucros. O valor desse montante vai variar de empresa para empresa, pois cada instituição lida com um cenário diferente.

Por isso, avalie o contexto em que seu negócio está inserido e mapeie os possíveis imprevistos que podem acontecer no dia a dia de operações. A partir disso, defina um valor coerente para o fundo de reserva.

Análise do ciclo operacional

O terceiro processo que é essencial para ter o controle financeiro empresarial é a análise do ciclo operacional. Com essa análise, será possível fazer projeções e tomar decisões pensando no longo prazo.

Conhecer o ciclo operacional das atividades de um negócio e saber definir o valor das despesas que existem em cada uma das etapas é muito importante para que a estratégia seja bem sucedida.

Acompanhamento do fluxo de caixa

Por fim, o último processo que é bastante relevante para o controle financeiro empresarial é o acompanhamento do fluxo de caixa. Isso porque registrar diariamente as entradas e saídas do caixa tornará muito mais fácil a montagem de um fluxo que mostre um padrão das movimentações e permita monitorar a saúde financeira do negócio.

Com esses dados coletados, o processo de análise e uso dos mesmos para tomadas de decisões será muito mais simples. Ainda, com esse acompanhamento, será possível se antever quanto a possíveis mudanças no mercado que podem impactar sua empresa e projetar cenários futuros com informações mais sólidas.

Como melhorar o controle financeiro da sua empresa?

Melhorar o controle financeiro da empresa é um processo desafiador, especialmente em empresas de médio e grande porte, por isso, veja duas formas de facilitar a implementação dessa estratégia.

Contratação de profissionais

Uma das ações que podem facilitar a melhoria da gestão de finanças de uma empresa é a contratação de profissionais experientes nesse tipo de estratégia contábil. Eles saberão quais processos serão essenciais para que os resultados prosperem e quais análises devem ser feitas para a compreensão do cenário do negócio, por exemplo.

Com esse tipo de funcionário, será muito mais simples implementar esses processos em sua empresa e com um direcionamento consistente e assertivo, de quem tem anos de experiências nesses cenários contábeis.

Aqui, as empresas de gestão contábil e escritórios contábeis podem ser uma ótima escolha, já que elas ficam responsáveis pelas análises e relatórios necessários para o controle financeiro e te ajudam a tomar as melhores decisões possíveis para a companhia.

Ferramentas de controle e gestão contábil

Investir em ferramentas de controle e gestão contábil também pode ajudar bastante na implementação do controle financeiro empresarial. Nessa dica, entram as planilhas de controle financeiro e as ferramentas mais tecnológicas, como sistema ERP, que automatizam os processos envolvidos nessa estratégia.

Com o uso dessas tecnologias, é possível otimizar o tempo dos profissionais envolvidos nessa gestão, facilitar a confecção dos relatórios e dar mais visibilidade aos insights que surgirão com os dados financeiros.

Vale lembrar que as ferramentas e os profissionais podem ser complementares no controle financeiro, ajudando a chegar mais rápido no cenário ideal em que a empresa otimiza os seus custos e ganhos.

Automatize o controle e gestão contábil agora mesmo!

Os processos financeiros podem ser muito complexos quando feitos de forma manual e somente usando mão de obra humana. Se for uma empresa de médio ou grande porte, isso se torna quase impossível.

Quando esses processos são feitos manualmente, ficam muito suscetíveis a erros, o que pode fazer com que os gestores tomem decisões equivocadas com base nos dados e informações que conseguiram acessar.

Para evitar essas falhas nos processos que envolvem a gestão de finanças, opte pelo Controle financeiro empresarial automatizado, que permite o gerenciamento financeiro de sua empresa com um sistema 100% online e integrado.

Essa plataforma ERP facilita o dia a dia dos profissionais responsáveis pela gestão financeira do negócio, evitando erros e oferecendo praticidade, segurança e agilidade para alcançar a melhor saúde financeira para a empresa. Não perca a chance de otimizar seus processos contábeis com uma das melhores soluções do mercado!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Demonstrações contábeis
Entenda o que são e quais são os objetivos das demonstrações contábeis e saiba o que a lei diz sobre
rotinas contábeis
Descubra como otimizar as rotinas contábeis e o que priorizar em empresas do Simples Nacional e MEI.
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu