O risco financeiro é um problema para todo tipo de negócio e exige planejamento e estratégia. Ter uma trajetória de sucesso depende da capacidade de antever crises e o empresário deve estar a par dos problemas comuns à administração e ao contexto geral, econômico e social.
Perder o controle das finanças pode começar com um investimento impensado, sem planejamento e às cegas, atrasando o crescimento saudável do seu negócio. A falta de conhecimento apropriado muitas vezes dificulta que o empresário e outras pessoas envolvidas saibam quais áreas precisam de mais atenção e cuidado.
Para mantê-lo informado sobre o risco financeiro, este artigo apresenta sua definição, quais as principais desvantagens e consequências, além de 5 tipos de riscos financeiros mais vigentes no atual cenário econômico. Aprenda, ainda, a contar com a tecnologia como uma solução inteligente para solução de problemas.
Se você está em risco financeiro neste momento ou quer evitá-lo, continue a leitura.
O que é risco financeiro?
O risco financeiro é todo e qualquer situação, problema ou circunstância que coloque em perigo o desenvolvimento econômico do negócio. Geralmente são situações que podem ser evitadas ou contornadas por meio de um planejamento, uma boa gestão e análise de risco.
O risco é um fator inerente ao desenvolvimento de um negócio. Lidar com clientes, materiais e recursos sempre depende de entender as variações do mercado e as mudanças, que podem ser muito rápidas. Porém, no caso do risco financeiro, a situação pode ir além de uma eventualidade e significar problemas mais profundos na estrutura do negócio.
Contextos sociais inesperados e crises econômicas são eventos que impactam na venda e compra, em todos os níveis e segmentos de serviços. Da mesma forma, o cenário nacional está ligado à economia global e isso define as políticas de preço e crédito. Além desses fatores mais gerais, o que ocorre dentro da própria empresa, no cotidiano, pode ser o maior fator de risco.
Não estar atento ao fluxo de caixa, por exemplo, leva a compra indevida de produtos com pouca saída; da mesma forma, acessar linhas de crédito além do que se pode pagar colocam a empresa em situação de endividamento. Todo negócio funciona com base no bom funcionamento dos processos e, muitas vezes, a falta de uma análise atenciosa aos dados pode levar a problemas repentinos.
5 tipos de riscos financeiros que você precisa conhecer
É importante ressaltar que, independente do seu mercado, ou campo de atuação, o risco financeiro é real para todo empreendedor que sonha em crescer, portanto, incorpore o planejamento antes de qualquer nova ação.
Mas, nem todos os riscos são iguais. Por isso, confira a seguir 5 tipos de riscos financeiros mais recorrentes, como reconhecê-los e evitá-los:
1. Riscos de liquidez
Esse é um risco muito comum e muito cometido por diversos empreendedores. Ele diz sobre o investimento em produtos que não sofreram giro de reposição, ou um investimento errado que resultou na perda total ou parcial do dinheiro.
Por exemplo, um produto que fica por meses (em alguns casos, por anos) nas prateleiras, dificilmente irá recuperar o valor inicial, gerando um déficit no caixa e impedindo a empresa de investir em novidades por falta do dinheiro que não vingou.
Para se evitar o risco de liquidez, é necessário analisar a oferta e procura do produto, entender se ele é sazonal (algo do momento), e se representa algum risco de não vender, ou não ser aderido pelo público. Quando a empresa já conhece as necessidades da sua persona, dificilmente comete esse risco.
2. Riscos operacionais
Os riscos operacionais são diversos, podem ir desde um mau atendimento no balcão, ao abandono do carrinho por parte do consumidor numa plataforma de e-commerce.
Os riscos operacionais também representam uma parcela considerável dos problemas atuais e estão atrelados a questões tais como: problema ao efetuar o pagamento; falta de suporte por parte da empresa no pós-venda; logística de entrega problemática e canal de atendimento lento ou indiferente.
Em algumas situações, é possível acompanhar a satisfação do seu consumidor. Você pode utilizar uma métrica conhecida como Net Promoter Score (NPS), na qual o consumidor responde um questionário avaliando toda jornada de compra. Isso ajuda a mapear os percalços negativos operacionais que o seu negócio acumulou nos últimos meses.
3. Riscos de crédito
Esse é um verdadeiro pesadelo para alguns empreendedores, a falta de um planejamento inteligente e outros problemas podem acarretar em riscos de crédito.
Geralmente estão atrelados à inadimplência, ou a falta de meios para quitar dívidas geradas, seja elas por causa de empréstimos, financiamentos ou outras contas como aluguel e compra de imóvel.
A falta com os bancos pode prejudicar os futuros empréstimos e elevar os juros para taxas inacessíveis. Portanto, avaliar se é um risco ou não solicitar um crédito, precisa entrar na planilha de projeto e gestão do negócio.
4. Riscos de mercado
Esse é um risco que está interligado com as oscilações de ações de empresas, preço de commodities, moeda nacional ou no cenário internacional.
As mudanças que acontecem constantemente na bolsa podem afetar negativamente ou positivamente os negócios, gerando lucro ou perdas. Para evitar sofrer com os riscos de mercado, é necessário acompanhar os preços, a inflação e os melhores momentos para comprar novos produtos.
É importante ficar de olho nos parâmetros de preços de ações; taxas de câmbio; curvas de juros; volatilidades e correlações. Para se evitar entrar em riscos de mercado, entenda de valores de risco e realize monitoramentos periódicos com o auxílio de profissionais especializados.
5. Riscos legais
São riscos que as empresas correm ao descumprir uma ordem judicial, ou por meio de descumprimento de acordos realizados com proteção jurídica.
Para se evitar cair nos riscos legais, a saída mais inteligente por parte do empreendedor é evitar realizar negociações e acordos sem uma segurança legal, ou seja, evitar ao máximo as combinações informais.
Um documento assinado por ambas as partes pode assegurar o livre desenvolvimento econômico do seu negócio sem muitos problemas, como, por exemplo, não receber algo que comprou, ou não receber a dívida de um cliente.
Como evitar o risco financeiro?
Por meio de alguns métodos é possível evitar o risco, estudo de mercado (sociocultural) e metodologias de cálculo matemático, podem ajudar a prever a probabilidade de um risco ou não.
Os cálculos são realizados com base em cenários hipotéticos, ou seja, são conduzidos com base em ideias, mas costumam trazer uma segurança e acertos, quando o cálculo é feito de maneira correta.
Empresas importadoras, por exemplo, estão sempre sujeitas ao risco de mercado e, ao calcular um possível cenário de perdas e danos em uma situação hipotética, onde o dólar está alto, a empresa pode incorporar medidas de defesa como estratégias de proteção cambial e garantir um fluxo financeiro mais previsível.
Comece ainda hoje a prevenção contra riscos. Conheça o planejamento financeiro empresarial da Omie, com o Guia Omie.
Como o sistema Omie ERP auxilia a evitar riscos financeiros?
No atual cenário, é totalmente possível evitar futuros erros e riscos por meio da tecnologia do Sistema ERP. Na Omie, você encontra um ERP completo. O nosso sistema é uma alternativa eficiente e ágil para ajudar gestores e novos empreendedores a sobreviver e a conduzir o próprio negócio nos caminhos inseguros.
Contamos com um vantajoso sistema de gestão 100% online e seguro; integridade e proteção de dados; uso fácil e rápido com restrição de usuários ilimitado; e uma equipe pronta para oferecer o melhor suporte quando o assunto for ERP e sistemas integrados.
Faça um planejamento financeiro empresarial com Sistema ERP e prepare sua marca para ser protagonista dentro do mercado.
Planejamento seguro ajuda a evitar riscos
Uma boa gestão acompanhada de inteligência empresarial e cuidados pode ajudar empresas a ganhar o protagonismo desejado. Não importa o seu tamanho, pequenas e grandes empresas merecem um desenvolvimento saudável, socialmente consciente e próspero.
Neste texto você entendeu o que é risco financeiro, os 5 tipos mais comuns e como antever situações comuns pode ajudar a evitar danos irreparáveis. Você viu também que situações de riscos são constantes e, em certos casos, imprevisíveis.
Ter um planejamento acompanhado de um Sistema ERP, pode ajudá-lo a contornar futuros danos e perdas. Está pronto ou pronta para incluir a Omie como parte da sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e mantenha-se informado no blog da Omie!