4 dicas para fazer um pós venda ideal
Quer saber como fazer um pós-venda assertivo? Confira todas as dicas que preparamos para você no blog da Omie!
Quem nunca se sentiu perdido quando o cliente faz uma compra e não sabe o que fazer depois. Saiba que o pós-venda é fundamental para o seu empreendimento, principalmente porque o relacionamento com o cliente deve estar presente em todas as etapas para que ele volte a adquirir outros produtos da sua marca.
Por isso, encantar e valorizar os seus clientes, sejam os novos, quanto os antigos é imprescindível para mostrar que eles são importantes e fazê-los se sentir especiais e sempre apresentar novidades e produtos que brilhem os olhos dos consumidores.
Abaixo, vamos te apresentar algumas dicas de como ter um ótimo atendimento pós-venda e quais são os passos que não podem faltar dentro desse relacionamento. Vamos lá?
O que é o pós-venda?
Antes de apresentarmos as dicas, vale você entender como funciona o conceito do pós-venda e qual o seu significado, não é mesmo? Saiba que pós-venda é todo o processo que vem após a venda, como o próprio nome já diz, e pode ser feito através de e-mail, cupons de aniversário ou datas comemorativas, descontos para segunda compra e cartões de fidelização.
Por isso, além de fazer com que a jornada do consumidor seja incrível e satisfatória, o pós também precisa ser bem pensado, afinal o cliente vai usar o problema ou receber seus serviços e pode querer enviar algum feedback sobre o que sentiu ao longo do tempo, ou compartilhar com outras pessoas.
E se engana quem pensa que o pós-venda é limitante ao SAC, ele também é necessário, porém é preciso ter ações que façam com que seu cliente se sinta lembrado pela marca e volte a fechar negócio.
Qual a importância de um pós-venda?
Ter uma boa gestão de relacionamento com clientes faz com que ele não vá procurar por produtos na concorrência, e ainda faça um marketing espontâneo para os amigos e familiares, e apesar de toda a tecnologia e investimentos, esse ainda costuma ser um dos mais eficazes.
Além disso, você tem a vantagem de não precisar passar por todo o processo de aquisição com novos clientes, afinal eles já confiam na sua empresa, preencheram seus dados no cadastro de clientes e conhecem os seus produtos.
A seguir, confira as 4 dicas para um pós ideal!
1. Tenha contato frequente com seus clientes
Não feche uma venda e esqueça dos seus consumidores, mantenha um contato oferecendo produtos novos através de newsletters, faça enquetes em suas redes sociais e o incentive a te ajudar a escolher um produto da nova coleção. Esses passos vão fazer ele perceber que faz parte da história da marca.
Porém, não o contate apenas com a intenção de vender, é importante ter um atendimento humanizado e oferecer alguns benefícios como cartões presentes no aniversário do cliente ou datas como: dia das mães, pais, crianças, entre outros.
2. Suporte humanizado ao cliente
Sabe quando o cliente tem algum problema e a solução é resolvida tão rapidamente que ele até se esquece de registrar reclamações? É a partir de um excelente suporte que essa atitude acontece.
Além disso, em sua jornada de compra se por um acaso o consumidor passar por algum problema ele precisa ter a empresa disponível para sanar as dúvidas e resolver com soluções rápidas. Por isso, não existe um pós-venda que não se preocupe com um ótimo atendimento ao cliente.
3. Onboarding sobre a marca
Essa é uma ótima forma de ter controle de clientes com um ótimo pós-venda. Pode parecer confuso, mas com o onboarding você pode orientar seu cliente nos primeiros passos com a marca e seu produto através de vídeos, conteúdos exclusivos que exigem cadastro e até mesmo com cursos.
Geralmente, esse tipo de processo é feito em B2B, especialmente em soluções SaaS, porém, também pode ser usado em B2C. Em um software para gestão de empresas, por exemplo, você consegue ajudar o seu cliente com um treinamento sobre o sistema.
Além disso, é possível eliminar possíveis barreiras que possam surgir nos sistemas de gestão ao longo do uso. Dessa forma, o suporte anterior ajuda o cliente a fazer configurações e entender mais sobre a marca e todo o processo de uso.
4. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo também entra no pós-venda, isso porque você pode continuar mantendo seus clientes próximos da sua marca através de todos os canais digitais. E assim, fazer com que eles percebam todas as vantagens da sua solução ou produto.
Proporcione conteúdos educativos, bem elaborados e criativos, envie ofertas exclusivas, informe sobre lançamentos e tenha uma abordagem sempre alinhada ao perfil do seu consumidor.
E agora que você já sabe algumas dicas para manter os seus clientes ativos e fidelizados a sua marca, vale adquirir um software de gestão gratuito ou pago para automatizar algumas tarefas e assim, conseguir fazer um planejamento que envolva boas ideias e novidades.
.png)