4 dicas para fazer um pós venda ideal

Quer saber como fazer um pós-venda assertivo? Confira todas as dicas que preparamos para você no blog da Omie!

14/Abr/2021
Empreendedorismo

Quem nunca se sentiu perdido quando o cliente faz uma compra e não sabe o que fazer depois. Saiba que o pós-venda é fundamental para o seu empreendimento, principalmente porque o relacionamento com o cliente deve estar presente em todas as etapas para que ele volte a adquirir outros produtos da sua marca.


Por isso, encantar e valorizar os seus clientes, sejam os novos, quanto os antigos é imprescindível para mostrar que eles são importantes e fazê-los se sentir especiais e sempre apresentar novidades e produtos que brilhem os olhos dos consumidores. 


Abaixo, vamos te apresentar algumas dicas de como ter um ótimo atendimento pós-venda e quais são os passos que não podem faltar dentro desse relacionamento. Vamos lá?

O que é o pós-venda?

Antes de apresentarmos as dicas, vale você entender como funciona o conceito do pós-venda e qual o seu significado, não é mesmo? Saiba que pós-venda é todo o processo que vem após a venda, como o próprio nome já diz, e pode ser feito através de e-mail, cupons de aniversário ou datas comemorativas, descontos para segunda compra e cartões de fidelização. 


Por isso, além de fazer com que a jornada do consumidor seja incrível e satisfatória, o pós também precisa ser bem pensado, afinal o cliente vai usar o problema ou receber seus serviços e pode querer enviar algum feedback sobre o que sentiu ao longo do tempo, ou compartilhar com outras pessoas.


E se engana quem pensa que o pós-venda é limitante ao SAC, ele também é necessário, porém é preciso ter ações que façam com que seu cliente se sinta lembrado pela marca e volte a fechar negócio.

Qual a importância de um pós-venda?

Ter uma boa gestão de relacionamento com clientes faz com que ele não vá procurar por produtos na concorrência, e ainda faça um marketing espontâneo para os amigos e familiares, e apesar de toda a tecnologia e investimentos, esse ainda costuma ser um dos mais eficazes. 


Além disso, você tem a vantagem de não precisar passar por todo o processo de aquisição com novos clientes, afinal eles já confiam na sua empresa, preencheram seus dados no cadastro de clientes e conhecem os seus produtos.  


A seguir, confira as 4 dicas para um pós ideal!

1. Tenha contato frequente com seus clientes

Não feche uma venda e esqueça dos seus consumidores, mantenha um contato oferecendo produtos novos através de newsletters, faça enquetes em suas redes sociais e o incentive a te ajudar a escolher um produto da nova coleção. Esses passos vão fazer ele perceber que faz parte da história da marca.


Porém, não o contate apenas com a intenção de vender, é importante ter um atendimento humanizado e oferecer alguns benefícios como cartões presentes no aniversário do cliente ou datas como: dia das mães, pais, crianças, entre outros.

2. Suporte humanizado ao cliente

Sabe quando o cliente tem algum problema e a solução é resolvida tão rapidamente que ele até se esquece de registrar reclamações? É a partir de um excelente suporte que essa atitude acontece. 


Além disso, em sua jornada de compra se por um acaso o consumidor passar por algum problema ele precisa ter a empresa disponível para sanar as dúvidas e resolver com soluções rápidas. Por isso, não existe um pós-venda que não se preocupe com um ótimo atendimento ao cliente. 

3. Onboarding sobre a marca

Essa é uma ótima forma de ter controle de clientes com um ótimo pós-venda. Pode parecer confuso, mas com o onboarding você pode orientar seu cliente nos primeiros passos com a marca e seu produto através de vídeos, conteúdos exclusivos que exigem cadastro e até mesmo com cursos.


Geralmente, esse tipo de processo é feito em B2B, especialmente em soluções SaaS, porém, também pode ser usado em B2C. Em um software para gestão de empresas, por exemplo, você consegue ajudar o seu cliente com um treinamento sobre o sistema. 


Além disso, é possível eliminar possíveis barreiras que possam surgir nos sistemas de gestão ao longo do uso. Dessa forma, o suporte anterior ajuda o cliente a fazer configurações e entender mais sobre a marca e todo o processo de uso. 

4. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também entra no pós-venda, isso porque você pode continuar mantendo seus clientes próximos da sua marca através de todos os canais digitais. E assim, fazer com que eles percebam todas as vantagens da sua solução ou produto.


Proporcione conteúdos educativos, bem elaborados e criativos, envie ofertas exclusivas, informe sobre lançamentos e tenha uma abordagem sempre alinhada ao perfil do seu consumidor. 


E agora que você já sabe algumas dicas para manter os seus clientes ativos e fidelizados a sua marca, vale adquirir um software de gestão gratuito ou pago para automatizar algumas tarefas e assim, conseguir fazer um planejamento que envolva boas ideias e novidades. 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas